Recommended Posts

Publicado

boas

no meu aquario de 120/50/60 360L tenho 2 lanpadas de 30W e n sei quantos K.Li por ai que o ideal e um W/L se for assim entao tenho mt poucos Ws algumas plantas minhas estao a secar mas tb n tenho adicionado qualquer tipo de fertilizante mas nos meus outros 2 aqua elas estao lindas e sem fertilizante tb

agradecia ajuda

abraços

abraços

Publicado:

Que tipo de ajuda queres ?

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Publicado:

Olá a todos. Acabei de chegar ao Fórum.

Tenho hà 30 anos um aquário de 47L, estável, a funcionar com uma Sylvania Gro-Lux F-14W.(Trabalhou quase sempre com filtro de fundo e plantas artificiais).

Nos últimos tempos ganhei coragem para voos maiores e como herdei um aquário de 68/50/40 que tenho pressa em pôr a funcionar, corri tudo e todos os sites à procura da iluminação certa. Li que o indicado é 1/2W /L.

Hoje fui até Campo de Ourique e descobri a loja dos sonhos de qualquer mortal aquariofilista - A AGUA VIVA (Bem-haja Pedro)

Não é loja. É um consultório. Descobri um sistema de iluminação com calha e lâmpadas na medida e intensidade certa. Prometo que darei notícias quando tudo estiver OK.

Ai os sábios conselhos do Pedro Cabral...

Publicado:

1W/L refere-se a termostatos

1/2W /L a iluminação.

Um abraço

Manuela

Publicado:

Peço desculpa aos moderadores do fórum pela menção a Lojas.

A rapidez de ajudar sobrepôs-se à regra da leitura das normas.

Acrescento, no entanto que a iluminação adequada, conforme aprendi hoje, é fundamental para as plantas e outros mais experientes o repetirão.

Este fórum é fantástico.

Obrigada

Manuela.

Publicado:

Podes sempre editar o post que fizeste, tens lá um botão e apagas essa referencia.

No entanto para iluminação 1W/l é apenas necessário para plantas exigentes. Existem muitas plantas que se desenvolvem muito bem com muito menos iluminação. E alguams beneficiam de um pouco mais. Para além dos watts é necessário que a lampada tenha um bom espectro e que nao esteja acesa durante tempo de mais.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me