Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá todos.

Sou novo aqui nos forums, mas há anos que a minha familia tem aquários de peixes tropicais, pessoalmente cresci com o hobby de meu pai, que se veio a tornar o meu próprio hobby.

Actualmente tenho 3 aquarios sendo o mais pequeno de 70 litros e o maior de 200 litros.

Dois deles têm sido usados ou como aquários de reprodução e viveiro antes de soltar os alevins na população geral, e o Aquário principal tem sido usado como um aquário tipo holandês, se bem que nos não tenhamos seguido a regra de manter a população piscícola a um mínimo=P cá em casa temos uma devoção por neons e espadas vermelhos=)

Estou em querer limpar e refazer o meu aquário maior. Pretendo manter o mesmo tipo de aquario, no entanto procuro uma soluçao mais economica e natural para o problema que sempre tivemos com os nossos aquários. As ALGAS. Bem sei que a proliferação de algas pode ser sinal de fraca qualidade de água etc, mas o problema é mesmo a nossa casa. Devido á sua arquitectura não temos um espaço relativamente escuro onde colocar os aquarios, daí que constantemente tenhamos que batalhar o crescimento. Temos usado Ancistrus, e outras especies de limpa vidros, no entanto nem sempre se mostra suficiente, pelo que temos recorrido aos productos SERA, para matar as algas. O problema é que nem sempre é eficaz, ainda para mais com o preço dos productos, para alem da toxicidade que esses productos acabam por ter para as plantas e peixes.

Por isso comecei a considerar a utilizaçao de Camarões para controlar a proliferação de algas no nosso aquario. Foi me dito por um dono de uma loja que eles sao bastante eficazes. Por isso começo a considerar ou o uso de caracois ou camaroes. Como dono de um aquario de tipo holandês nutro um odio figadal pelos gastropodes, por isso os camarões sao opção mais interessante para mim.

Dito isto tenho uma serie de questões:

1- Como é a convivencia entre as varias especies de camarões e os peixes em aquario? nomeadamente especies pequenas como o tetra neon e/ou peixes jovens?

2- Como é a convivencia entre os camarões e ciclideos potencialmente carnivoros, nomeadamente escalares? tenho 2 casais de escalares reproductores, gostaria de saber se sao compativeis. (um dos machos é um pouco territorial)

3- Existe alguma regra para a quantidade de camarões relativamente ao volume do tanque?

4- Que especies aconselham para um tanque tropical com muita vegetação, e alguns peixes?

5- Actualmente possuo alguns peixes que adoram esconderijos, pelo que tenho alguns vasos de tijolo quebrado para servir de esconderijo a alguns peixes já antigos. Devo temer competição, ou mesmo providenciar esconderijos adicionais?

6- Onde posso adquirir especimens das ditas espécies na zona de Santarém? tenho mobilidade por isso lojas mais afastadas também podem ser viáveis. E preços em media para ter uma ideia.

7- Que tipo de Substracto é o mais aconselhado para estes seres? possuo areão fino no meu aquário de 200l e areia de sílica nos restantes.

8- Ainda ligado a questão anterior, existe alguma espécie em particular com habito de escavar e revolver o fundo?

9- Quão eficazes se mostram mesmo os camarões na remoção de algas?

10- Quão prolificos são estes invertebrados? há razões para temer superpopulação ao fim de alguns meses? (embora ache com alguma certeza que os escalares conseguissem manter a população controlada lol)

PS: Tenho 2 Botia Palhaço e um Botia Tigre.

Editado por gervas
Publicado:

Olá,

Vou tentar responder com o pouco que sei....

Dito isto tenho uma serie de questões:

1- Como é a convivencia entre as varias especies de camarões e os peixes em aquario? nomeadamente especies pequenas como o tetra neon e/ou peixes jovens? Neons podem comer crias de camarões, quanto aos adultos será mais difícil comerem mas podem incomodar.

2- Como é a convivencia entre os camarões e ciclideos potencialmente carnivoros, nomeadamente escalares? tenho 2 casais de escalares reproductores, gostaria de saber se sao compativeis. (um dos machos é um pouco territorial) Camarões são comida para escalares.

3- Existe alguma regra para a quantidade de camarões relativamente ao volume do tanque? Não existe muito essa preocupação mas por norma 10 camarões por 4 L.

4- Que especies aconselham para um tanque tropical com muita vegetação, e alguns peixes? Com essa fauna nenhuma :alberteinstein:

5- Actualmente possuo alguns peixes que adoram esconderijos, pelo que tenho alguns vasos de tijolo quebrado para servir de esconderijo a alguns peixes já antigos. Devo temer competição, ou mesmo providenciar esconderijos adicionais? Se houver lá peixes não haverá camarões.

6- Onde posso adquirir especimens das ditas espécies na zona de Santarém? tenho mobilidade por isso lojas mais afastadas também podem ser viáveis. E preços em media para ter uma ideia. Tens a Didos Farm aí perto (não me recordo o nome da loja).

7- Que tipo de Substracto é o mais aconselhado para estes seres? possuo areão fino no meu aquário de 200l e areia de sílica nos restantes. Areão escuro por norma.

8- Ainda ligado a questão anterior, existe alguma espécie em particular com habito de escavar e revolver o fundo?

9- Quão eficazes se mostram mesmo os camarões na remoção de algas? Depende do camarão uns melhores que outros (amanos, red cherrys são bons).

10- Quão prolificos são estes invertebrados? há razões para temer superpopulação ao fim de alguns meses? (embora ache com alguma certeza que os escalares conseguissem manter a população controlada lol) Novamente depende da espécie, se forem amano reprodução muito complicada, red cherrys muito fácil e rápida. Com essa fauna não terás nunca essa preocupação....

PS: Tenho 2 Botia Palhaço e um Botia Tigre. Mais fauna para comer camarões.

Movi o tópico de local pq não se enquadra aqui.

Publicado:

Essa indicação acerca da Dido's Farm.... tive a pesquisar na net, e a loja fica na minha terra o Cartaxo, que é bastante próximo de Santarém(normalmente refiro ser de Santarém para as pessoas se situarem melhor).

Apesar de passar á porta desta loja praticamente todos os dias quando venho do emprego, apenas raramente lá vou. Até porque não tenho andado a dar importância e tempo suficiente aos aquarios cá em casa...Quem trata deles tem sido o meu pai. Eu lembro-me quando esta loja abriu, os preços eram altíssimos em comparação com as outras duas lojas de animais cá da terra, de modos que nos mantivemos clientes da Agronoras-STR, Agronoras CTX, e da Milita, que apesar de nao terem tanta variedade de espécies, ou produtos, nos apresentavam negócios muito mais em conta.

Obrigado pela informação, irei dar uma espreitadela nesta loja, e espero que os preços sejam mais sensatos do que eram anteriormente....pagar 3€ por um gupy, ou mesmo um platy é uma anedota cá em casa=P

Quanto ás opiniões do Sr. Hugo, alguém tem um ponto de vista diferente, ou é opinião geral de que não devo misturar os crustáceos com peixes? Não que não acredite em quem tem experiência com eles, mas gostaria de saber se ha experiencias de sucesso na convivência entre as diferentes ordens e filos num aquário.

E hoje lembrei me de uma outra questão que queria ter perguntado e nao perguntei, a questão económica, nomeadamente o preço médio de cada crustáceo.

Peço desculpa se por ventura possa ter ferido consciências, mas visto de momento eu nao nadar em dinheiro em inicio de carreira, a questão económica é muito importante na minha aquariofilia. e como referi anteriormente no post, os preços super inflacionados são um dos pontos mais importantes na minha escolha de onde e o que comprar e a quem comprar;novamente pagar 2 ou 3 vezes mais por um peixe ou planta do que ele custa realmente vale em sítios alternativos nao é algo que faça de bom grado caso tenha alternativa.

Publicado:

Olá gervas

Fazes bem em ouvir diversas opiniões, cada um terá a sua, podem ser iguais, parecidas ou até mesmo diferentes....

Eu de Santarém só conheço duas sem ser a Didos Farm, uma perto do mercado (não sei o nome) e outra na rua da telepizza, tb não sei o nome.

Quando lá fui os preços eram altos, mas isso cada um sabe de si.....

O preço depende de imensos factores..... Entre lojas existem diferentes preços, e menos variedade na oferta, entre particulares existe maior oferta e por norma preços mais baixos que nas lojas mas tb difere de particular para particular (se bem que a ASAE tem que vir cá tomar conta dos preços concertados dos particulares :))

Depois ainda depende do crustáceo é claro.... uns mais baratos e outros mais caros, nada de anormal....

Publicado: (editado)
Eu de Santarém só conheço duas sem ser a Didos Farm, uma perto do mercado (não sei o nome) e outra na rua da telepizza, tb não sei o nome.

Depois ainda depende do crustáceo é claro.... uns mais baratos e outros mais caros, nada de anormal....

Em Santarém conhecia várias.

Antigamente havia uma no interior de Santarém ao pé da Torre das Cabaças, em si a loja não era muito vistosa, e as condições de manutenção dos peixes deixava um pouco a desejar, no entanto conseguia-se fazer negócios interessantes relativamente a peixes e ocasionalmente plantas, nao sei se ainda está aberta essa loja.

A outra loja que referiste é a Agronoras de Santarém, a que eu referi no meu post como Agronoras STR, ficando situada ao lado da telepizza como tu disseste. Tem quase sempre uma boa selecção das espécies mais comuns, e uma boa selecção de plantas, os preços sao bastante razoáveis, apenas raramente vendo especimens com preços inflacionados.

A Agronoras também abriu uma loja cá no Cartaxo, que fica ao pé da nossa Escola do Centro, tem uma selecção um pouco mais pobre do que a sua casa mãe em Santarém, mas no entanto podes encomendar peixes e ocasionalmente plantas junto dos donos, visto serem bastante acessíveis.

Tens a Milita também no Cartaxo, uma loja de uma florista, que vende ou vendia peixes e ocasionalmente plantas, assim como aves, a preços que não se mostravam muito inflacionados. o único ponto fraco é mesmo a fraca selecção de peixes, embora de tempos a tempos haja muito boas surpresas nesta loja.

Essas 3 são as minhas lojas de referencia.

Ocasionalmente recorri a duas outras lojas com muito boa selecção de productos e espécies, embora nao tenha a certeza se ainda existem actualmente.

Uma era uma muito boa loja na Azambuja por trás do quartel dos bombeiros e cujo nome não me lembro neste momento, era lá que procurava plantas sempre que necessitava de repopular algum aquário. Os preços eram bastante aceitáveis e a possibilidade que eu e o meu pai tínhamos de encomendar peixes e plantas ajudava bastante.

A outra é um pouco mais afastada do Cartaxo e Santarém, ficando situada em Peniche, era a Top Zoo, tinha uma excelente selecção de espécies quase sempre, sendo lá que comprei todas as minhas Colisas e Gouramis. os preços eram um pouco inflacionados, no entanto a qualidade da fauna e flora valia a pena.

Sei que há uma loja boa em Almeirim, mas nunca lá fui, nem sei ao certo onde fica.

Infelizmente em nenhuma das loja vi camarões á venda, o mais que vi a venda foi caranguejos, nomeadamente na tal lojinha na Azambuja

Quanto a venda entre criadores, tivemos alguma experiência no passado, em termos de plantas e peixes. Moramos num prédio, de 3 andares, neste prédio em metade das casas, encontrarás aquários XD, até há 3 anos faziamos frequentemente troca de plantas e peixes entre nós, especialmente danios zebra, espadas, gupies, platys, e tetra neons. Chegámos mesmo a vender 3 ninhadas de gupies a uma das lojas cá da terra =) bons tempos=)

PS: Peço desculpa pela Muralha de Texto.... Tenho tendência a fazer Muralhas de Texto

Editado por gervas