Recommended Posts

Publicado

Olá a todos.

Decidi melhorar o aqua dos invertebrados (camarões) para lhes dar mais espaço, já que estavam em 3 cubos vodafone unidos, e mandei fazer em vidro

com 60x20x25 (30lt brutos), penso que depois de montado irá ficar com +- 25lt a minha duvida agora é qual será o melhor filtro para lá colocar se de cascata se interno e se nos invertebrados também se segue a regra da capacidade do filtro de 5 vezes a litragem do aquário, isto tudo pois no dos cubos tenho um de cascata de 60lt/h e estou a achar insuficiente pois noto que a agua na ponta oposta ao filtro fica meio estagnada e já sofri algumas baixas mesmo os valores dos testes estarem todos bem.

Obrigada

Publicado:
Cascata será sempre melhor que interno (em questão de limpeza).

Mas melhor será mesmo externo, cuidado é com o excesso de corrente.

Uma boa maneira de "cortar" o excesso de corrente é fazer uns buracos maiores na flauta :character0050:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:

Como já foi dito filtro externo é o ideial, ou em 2 hipotese filtro de cascata.

Mas em 30LT filtros externos que não façam mt agitação é complicado... talvez um filtro de cascata eheim liberty 2040 será o mais aconselhável, mas mesmo assim possivelmente tens de cortar um pouco o caudal!

Cumps

Cumps

Publicado: (editado)

Boas,

Tenho num aquatlantis 60x30x40 o Eheim 2042 (200) com 2 orandas granditas!

Só posso dizer que a agua está sempre 5*.

Penso que Liberty seja a boa escolha, só nao tenho experiencia com invert's... :)

O 2042 suga que se farta, tenho de o desligar para dar paparoca senao só ele come!!!

Nao sei se há aquelas "mangas" de esponja que fazem de pre-filtro para nao apanhar os camaroes.

Editado por fxbrito

Cumprimentos

Félix Brito

Proud Discus keeper

Publicado:

Eu no meu aquário de 60x30x30 onde tenho inverts tinha um eheim liberty 2040 mas sempre tive a ideia que era insuficiente.

De caudal era bom mas de filtragem para mim era zero.

Assim que tive possibilidade troquei para um eheim 2211 e não tem nada a ver, muito mas muito melhor.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Boas

eu até preferia um filtro externo mas pelo que estive a ver, por exemplo o eheim 2211 300lt/h, iria fazer demasiada corrente mas comparando com o eheim liberty 100 380lt/h, até não sei se não seria preferivel o 2211.

O que acham?

No caso do 2211 haverá alguma forma de "cortar" o caudal.

Publicado: (editado)
Boas

eu até preferia um filtro externo mas pelo que estive a ver, por exemplo o eheim 2211 300lt/h, iria fazer demasiada corrente mas comparando com o eheim liberty 100 380lt/h, até não sei se não seria preferivel o 2211.

O que acham?

No caso do 2211 haverá alguma forma de "cortar" o caudal.

Eu tenho ambos os filtros que referiste e tenho dúvidas que o eheim liberty faça 380lts/h.

Não te esqueças que nem só o caudal é importante a capacidade de filtragem também o é.

Quanto a diminuir o caudal é adicionar umas torneiras ao filtro, ou as da eheim ou um diy, não só regulam o caudal como ajudam, e bastante, na limpeza do filtro.

Editado por Francisco P.

Cumprimentos,

Francisco P.

Publicado:

Eu disse que fazia 380lt/h porque foi o que li no site, embora saiba que é sempre inferior.

Mas qual acha preferivel tendo em conta que o aquário é de 30lt brutos.

Publicado:

Pois, tendo em conta que só tem 30L e só vai ter camarões o Eheim Liberty é suficiente.

A vantagem do 2211 é que se por acaso algum dia quiser aumentar a casa aos camarões por exemplo 60litros, já tinha filtro.

Digo isto por experiência própria que também tinha um aquário pequeno só para camarões e optei por comprar um eheim liberty porque seria suficiente e também devido ao dinheiro, e agora, quando mudei para o 60x30x30, tive que trocar para um 2211 por o outro não chegava.

Cumprimentos,

Francisco P.