tgomes Publicado Outubro 6, 2009 Publicado Outubro 6, 2009 Boas pessoa, Tenho um Tetratec Ex700 a uns meses, mais de meio ano, no entanto o caudal do mesmo está reduzido para metade, digo isto porque a agua que saia pela flauta antes quase batia no vidro frontal e agora está tão fraco que nem a metade chega... já limpei o filtro, a algo que possa fazer? É que o filtro é mesmo a conta para a litragem do aquário e com o caudal tão reduzido a filtragem fica insuficiente. Que posso fazer para voltar a ter o caudal que tinha? Abraço e obrigado Citar
Hugo R. Silva Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 Olá Já experimentaste limpar as mangueiras? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
tgomes Publicado: Outubro 6, 2009 Autor Publicado: Outubro 6, 2009 Olá Já experimentaste limpar as mangueiras? É a única coisa que me falta limpar pois como vão por trás de um móvel ainda não as retirei pois torna-se complicado para as voltar a colocar, achas que poderá vir dai esta redução de mais de metade do caudal? Citar
joints Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 É a única coisa que me falta limpar pois como vão por trás de um móvel ainda não as retirei pois torna-se complicado para as voltar a colocar, achas que poderá vir dai esta redução de mais de metade do caudal? pode ser o caudal tem a ver com a função da àrea disponivel para a água passar só a titulo de exemplo: uma mangueira que tenha 10mm de diâmetro interior livre, tem uma àrea de passagem de 3.1416 x 5² = 79 mm² de àrea livre caso esta mangueira tenha 1 mm de lixo agarrado às paredes 3.1416 x 4² = 50 mm² ou seja 1 mm em 10 mm de diâmetro ( 10% ) representa cerca de 36% de área livre a menos. Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
pedrioo Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 pode ser o caudal tem a ver com a função da àrea disponivel para a água passar só a titulo de exemplo: uma mangueira que tenha 10mm de diâmetro interior livre, tem uma àrea de passagem de 3.1416 x 5² = 79 mm² de àrea livre caso esta mangueira tenha 1 mm de lixo agarrado às paredes 3.1416 x 4² = 50 mm² ou seja 1 mm em 10 mm de diâmetro ( 10% ) representa cerca de 36% de área livre a menos. Viva, Isso não é assim. Caudal é igual á área vezes a velocidade Q=VxA. Se a área diminui, simplesmente a velocidade aumenta. O que rege o caudal não é a mangueira mas sim a bomba. O que acontece é que uma redução da área causa um aumento de pressão e isso pode limitar a eficiência da bomba reduzindo o caudal. Outro factor é o atrito no interior do tubo que é aumentado com a existência de detritos acumulados, isso reduz a velocidade e por isso também o caudal. Cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Luisa Fonseca Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 Não conheço esse filtro, mas limpaste a "ventoínha", toda a parte do motor onde se acumulam detritos? eu uso um cotonete e um palito, desmonto tudo o que mexe e garanto-te que sai muita sujidade, depois funcionam como novos, se não for... pelo menos tentei. Luisa Fonseca Citar
tgomes Publicado: Outubro 6, 2009 Autor Publicado: Outubro 6, 2009 Bem pessoal obrigado pelas dicas! Fiz um esforço e consegui retirar as mangueiras para as limpar... impressionante a porcaria que por lá estava acumulada, nunca pensei que tal fosse possivel afinal está sempre a passar agua pelas mesmas! o que sei é que o filtro parece novo, está a 100% ou pelo menos a 99% . Obrigado mais uma vez Citar
joints Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 Viva, Isso não é assim. Caudal é igual á área vezes a velocidade A. Se a área diminui, simplesmente a velocidade aumenta. O que rege o caudal não é a mangueira mas sim a bomba. O que acontece é que uma redução da área causa um aumento de pressão e isso pode limitar a eficiência da bomba reduzindo o caudal. Outro factor é o atrito no interior do tubo que é aumentado com a existência de detritos acumulados, isso reduz a velocidade e por isso também o caudal. Cumps pois, tens razão.... mas no caso de um filtro, a velocidade é inerente à bomba e esta mantêm-se constante, com mangueira suja ou com mangueira limpa. se uma bomba faz 600 l/h em condições optimas, se a área for menor e a pressão da bomba for igual ( que é o caso ) o caudal será menor V=Q/A o atrito também influencia, claro mas a principal razão é a menor àrea de passagem mas n me apetece discutir mais mecânica de fluidos , só quis dar uma explicação mais objectiva. Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
pedrioo Publicado: Outubro 7, 2009 Publicado: Outubro 7, 2009 pois, tens razão.... mas no caso de um filtro, a velocidade é inerente à bomba e esta mantêm-se constante, com mangueira suja ou com mangueira limpa. se uma bomba faz 600 l/h em condições optimas, se a área for menor e a pressão da bomba for igual ( que é o caso ) o caudal será menor V=Q/A o atrito também influencia, claro mas a principal razão é a menor àrea de passagem mas n me apetece discutir mais mecânica de fluidos , só quis dar uma explicação mais objectiva. Viva, Considerando condições óptimas de limpeza das tubagens e da bomba e ignorando o atrito, o caudal é constante. Por isso se diminuir a área, a velocidade aumenta e vice-versa. A redução da área não influência. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
joints Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Viva, Considerando condições óptimas de limpeza das tubagens e da bomba e ignorando o atrito, o caudal é constante. Por isso se diminuir a área, a velocidade aumenta e vice-versa. A redução da área não influência. cumps então deve ser por isso que o homem se queixava que saía menos àgua antes de limpar as mangueiras... eu compreendo o que queres dizer e tu também compreendes o que eu digo, não vale a pena tar aqui a discutir fisica... que com as mangueiras sujas sai menos àgua é um facto, já agora podes explicar porquê? Citar O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS
pedrioo Publicado: Outubro 8, 2009 Publicado: Outubro 8, 2009 Viva, Atrito... é a única razão que estou a encontrar... mas lá da redução da área não é. cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts