Luisf Publicado Outubro 5, 2009 Publicado Outubro 5, 2009 (editado) Olá a todos. iniciei hoje o meu novo projecto e venho aqui partilhar com voces o k ja fiz ate agora. ainda me falta a calha de iluminaçao e uns troncos que irei encomendar amanha na crystalred. o nome k dei foi devido ao areao e as pedras terem sido apanhadas no rio ocreza aqua: 120x40x45 (195L uteis) filtro externo: heim proficional 3 2073 -1050L/h aquecimento: 1x tetratec 150w + 1x tetratec 100w iluminaçao: 4x36w pl 7200k bomba de ar:aquapor duas saidas 3,5l/min (duas pedras difossoras) substrato fertil jbl aquabasic plus 10 L areao de rio(fervido e lavado) +/- 20kg rochas de rio +/- 7kg a fauna vai ser a k ja tenho em dois aquarios de 60x30x30 e mais alguma a comprar depois fauna: 1 discu (7/8 cm) 6 neons chinesses 3 neons rosa 3 corridoras 1 limpa vidros 2 botias(são pretas e brancas, não sei o nome) 1 casal de glupys 1 casal de espadas 5 oto`s 2 LDA 25 pitbull a flora tambem ja ca tenho em casa, sò ainda nao esta plantada porque me falta a iluminaçao: (nesta parte tenho alguma dificuldade em classificar as mesmas) flora: vaslineria cambomba anubia Ana Echinodorus radicans (ou parecida) Lilaeopsis novae-zelandiae feto de java cryptocoryne undulata ludwigia mullertii hygrophila difformormis Echinodorus ozelot red as fotos da montagem:(as fotos nao sei como por em tamanho grande) (ja consegui banana rock ) a apanha do areao o aqua: (no fundo coloquei roof-mate(o azul k se ve) para ajudar a a suportar o peso no vidro) por baixo levou tambem uma placa termo-safe colocaçao do substrato agora ja com o areao ja com a agua e as pedras(as pedras ainda é so uma tentativa uma vez k ainda falta os troncos) algumas das plantas ainda nos vasos (a espera da iluminaçao) o filtro: aqui podem ver os varrotes k coloquei no movel para o reforçar(estava com medo k nao aguenta-se o peso) e por agora é tudo, assim k tiver novidades vou colocando mais fotos. ps- pessoal o topico esta aberto a opinioes por favor comentem. (como nao sou muito experiente alguma ajuda será bem-vinda.) comprimentos luisfaria Editado Novembro 29, 2009 por Luisf Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
Luisf Publicado: Outubro 11, 2009 Autor Publicado: Outubro 11, 2009 (editado) ola a todos finalmente chegou na sexta-feira o material k me faltava . nesse mesmo dia meti as maos na massa. acrescentei ainda mais algumas plantas que foram: ludwigia latifolia eustralis stellata anubia nana Eleocharis parvula vou ainda investir num filtro UV e num sistema de co2 presurizado (estou a utilizar caseiro) mas claro tudo a seu tempo (infelizmente) os peixes entraram no sabado,como ja tinha a agua ha uma semana a ciclar e fui adicionando bacterias e alguma comida nao consegui esperar mais... :D aqui fica as fotos da montagem (a ideia era ir tirando fotos ao longo do trabalho mas com o entusiasmo esqueci-me) queria deixar os meus Agradecimentos a minha mulher pois este aqua foi Inteiramente oferecido por ela como prenda de anos. obrigado maria... love you eu prometo compensar :D as fotos deixam muito a desejar mas foi o melhor k deu pra fazer no telefone. quando tiver mais tempo posto mais fotos das plantas e dos habitantes. espero k gostem. e claro gostaria muito de saber a vossa opiniao. comprimentos luisfaria Editado Outubro 19, 2009 por Luisf Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
Tugz Publicado: Outubro 11, 2009 Publicado: Outubro 11, 2009 Está muito bonito! Só tirava dai uma coisa, esse rio no meio. Agora toda a gente quer um rio no seu aquário em areia de sílica. Mas assim não está com nada. Não tem declive, não tem curvas, não tem pormenores... Estraga tudo. E acredita adorei o resto. Só tirava mesmo esse rio dai do meio :D Citar
marcospvz Publicado: Outubro 11, 2009 Publicado: Outubro 11, 2009 parabens, demonstras realmente que sabes o k fazes :D Boa sorte com o projecto. cumps Meu Aqua :D Citar
Luisf Publicado: Outubro 13, 2009 Autor Publicado: Outubro 13, 2009 Está muito bonito! Só tirava dai uma coisa, esse rio no meio. Agora toda a gente quer um rio no seu aquário em areia de sílica. Mas assim não está com nada. Não tem declive, não tem curvas, não tem pormenores... Estraga tudo. E acredita adorei o resto. Só tirava mesmo esse rio dai do meio ola desde ja obrigado pelo comentario. o rio pensei ser uma ideia simples para delimitar os espaços das plantas e criar um corredor livre para os peixes terem mais espaço para nadarem. futuramente e se tudo correr bem estou a pensar em cobrir todo o rio com uma planta de tapete, (estava a pensar em cuba)para nao ficar so com as pedras la por enquanto pus areia branca mas nao foi de silica(ja a pensar no tapete).ainda nao plantei ja porke ainda nao sei bem o k meter. penso k com o tempo e depois da planta cobrir todo o rio vai ficar fixe. ja agora qual acham que deveria apostar? (penso k a luz nao é problema ja k tenho 0,7w/L) marcos obrigado tb pelo comentario. abraço Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
Luisf Publicado: Outubro 19, 2009 Autor Publicado: Outubro 19, 2009 ola como prometi (embora parece que quase ninguem gostou)venho deixar-vos mais umas fotos dos habitantes do meu aqua. um limpa vidros ja com 2 anos (dos primeiros peixes que tive quando me iniciei) as minhas "cobras" (muito dificeis de apanhar) uma das botias e para a outra nao ficar chateada: gostava de saber mais opinioes pessoal... tambem gostaria de melhorar alguns aspectos porque este é o meu primeiro plantado á seria. e gostava de ideias para melhorar bora la comentar pessoal, digam de vossa justiça... abraços Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 20, 2009 Publicado: Outubro 20, 2009 Antes de mais os meus parabéns pela montagem. Não é que eu seja entendido na matéria, mas pessoalmente, tentaria dar um ar mais natural ao rio de areia que aí está, tentando de alguma forma delimitá-lo um pouco mais naturalmente quanto à disposição das pedras. Boa sorte e vai actualizando. Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
Luís Torrão Publicado: Outubro 20, 2009 Publicado: Outubro 20, 2009 Mais um cá da terra a dar mergulhos na água! Olha ,, só não gosto do rio, eu tirava mesmo e fazia um vale tudo da mesma tonalidade . O fundo , faz uns testes com preto e branco e vê lá como fica melhor . Citar Luis - lMTT - https://faquario.blogspot.pt/
maseumaseu Publicado: Outubro 23, 2009 Publicado: Outubro 23, 2009 Parabéns Luis! Acho-o muito bonito! Mas estou um pouco baralhado: Apanhás-te Calhondras?? Elas vão-te comer os peixes todos! Além disso são de água fria ... Cumps! João Citar "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
Luisf Publicado: Outubro 24, 2009 Autor Publicado: Outubro 24, 2009 Parabéns Luis! Acho-o muito bonito! Mas estou um pouco baralhado: Apanhás-te Calhondras?? Elas vão-te comer os peixes todos! Além disso são de água fria ... Cumps! João ola joao obrigado pelo comentario. agora quem ficou baralhado fui eu... calhondras? nem sei o que é isso ao certo... estas a referir-te ao que? comprimentos Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
maseumaseu Publicado: Novembro 2, 2009 Publicado: Novembro 2, 2009 Viva Luis! Sabes, sou de Lisboa, mas meus pais são de Sobreira Formosa (temos lá uma casa). As minhas férias eram sempre lá; quer no Natal ou no Verão. Normalmente íamos para a ribeira da Fróia, por vezes para o Ocreza ou para o Alvito. Calhondras é o nome dado (pelo menos por lá) às cobras de água. Deixas-te-me a pensar, e fui à net procurar por "calhondras" e a única coisa que encontrei foi numa página familiar. Não sei se é um regionalismo ou nome científico, mas sempre as chamei assim ... Um abraço João PS: Continua a colocar mais fotos, está muito bonito. Já agora apenas um pequeno comentário: Conheci, em tempos, um aquariofilista de Proença-a-nova, que teve um aquário só com peixes de um rio próximo (Malhadal?). Só tinha bogas e xistos, mas estava fantástico. Se ele tivesse umas calhondras ... Citar "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
maseumaseu Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 (editado) ... já agora: Conheces o Centro de Ciência Viva nas Moitas? Eles estavam a montar um ou dois aquários com peixes da região, infelizmente ainda não tive oportunidade de lá passar, mas vale a pena visitar. Não sei se sabes onde fica, é mesmo ao lado da pista de aviação das Moitas. Vais lá com a família e bebes um café no Bar do clube de pára-quedismo. Um abraço João Editado Novembro 3, 2009 por maseumaseu Citar "Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller
Hugo R. Silva Publicado: Novembro 3, 2009 Publicado: Novembro 3, 2009 Exacto, calhondras é o nome dado ás cobras de água existentes na região. Já agora, não me lembro de ver raízes dessas no rio ocreza Podias ter ido ao rio e apanhavas pedras de lá mesmo (são bem bonitas, aquelas recortadas pela água). Cumps Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Luisf Publicado: Novembro 3, 2009 Autor Publicado: Novembro 3, 2009 ... já agora: Conheces o Centro de Ciência Viva nas Moitas? Eles estavam a montar um ou dois aquários com peixes da região, infelizmente ainda não tive oportunidade de lá passar, mas vale a pena visitar. Não sei se sabes onde fica, é mesmo ao lado da pista de aviação das Moitas. Vais lá com a família e bebes um café no Bar do clube de pára-quedismo. Um abraço João ola joao conheço bem o centro de ciencia viva, ate o conheço por dentro e por fora, andei la a trabalhar a quando a construçao a montar o sistema de avac (ar condicionado).mas ainda nao fui visitar depois de concluido,quando acabamos aquela obra ainda nao havia nada para ver. quanto as calhondras... nao sao calhondras, nao sei o nome delas, mas comprei-as no bricomarche da covilha e nao sao cobras sao um peixe.pois as cobras nao tem barbatanas e estas tem. infelizmente fiquei este domingo sem uma... estive a limpar o filtro e estava la uma (no pre-flitro), nao reparei que ela la estava e ao deitar a agua fora, so a vi a ir cano a baixo.fiquei so com uma. no aqua ja fiz algumas alteraçoes e vou começar a fertilizar com macros(ja tinha começado se ja tivesse recebido ) mas brevemente posto mais fotos. abraço Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
Luisf Publicado: Novembro 29, 2009 Autor Publicado: Novembro 29, 2009 (editado) ola pessoal. como o prometido é devido vou actualizar as fotos do meu aqua. ja se passou quase 2 messes da sua montagem e ja mudei alguma coisa. primeiro a fauna: actualmente: 20 neons chinesses 15 tetra neons 4 neons rosa 6 corridoras 1 limpa vidros 3 de glupys 4 oto`s (vao ser 10 brevemente, talvez seja abusado mas adoro estes peixes) 1 LDA 25 pitbull 1 tubarao bala (tinha-me esquecido deste) e tenho em quarentena 3 discos e um casal de ramires as flora continua a mesma. estava a fertilizar diariamente com macros e micros , mas começaram aparecer muitas algas ainda ando a ver o que fiz de mal,tenho algas pretas tipo cabelos segundo li devido a altos niveis de no3,e falta de circulaçao da agua,ando a fazer tpa´s quase diariamente para manter os nives de no3 a 0 e parece estar a resultar vamos a ver como corre, vou ainda comprar uma bomba de circulaçao,para aumentar a circulaçao da agua por todo o aqua,tive mesmo de retirar algumas das plantas que ja nao tinham salvaçao. a agua estava um pouco amarelada devido a trufa que estava a usar, mas desisti nao gostei de ver a agua tao escura,e tambem dificultava a luz de chegar as camadas mais baixas do aqua, notou-se bastante na parvula. valores que estava a manter: PH- 7,5 (sem a trufa ) kh- 4º no3- 10 ppm po4- 1 ppm fe- 0,25 ppm e ca ficam as fotos (de pessima qualidade) espero que o pai natal me traga uma camara a maneira espero que continuem a comentar . ate breve abraços a todos Editado Dezembro 5, 2009 por Luisf Citar O Rio Ocresa o meu novo projecto
Recommended Posts