Recommended Posts

Publicado

Tal como indicado no título , tenho ima imensidão de caróis no meus aqua .

Por isso peço esclarecimentos , o que devo fazer ????

Propuseram-me colocar no aqua um ou dois bótias palhaços , mas pelo que já pesquisei são peixes que ficam muito grandes / crescem muito , para a capacidade do meu aqua que é de 60 L .

Há alternativas ????

Obrigada

mena :roll:

Publicado:

Este assunto já foi aqui discutido várias vezes. Se fizeres uma pesquisa vais encontrar várias respostas. Os botias fazem um tratamento biológico contra os caracois, e na realidade, crescem muito. Se crescerem para além do tamanho que pretendes, simples, colocas um anuncio nos "particulares" e vendes os peixes. Outra hipotese é Flubenol, com a proproção 30 ppm na água do aquário. Este producto tem uma formulação em pó e é usado contra parasitas intestinais em aves e mamíferos domesticos.

Publicado:

Oi!

Já li em qualquer lado que se puseres uma folha de alface cozida a boiar no aquário durante a noite, os caracóis aparecem lá colados, na manhã seguinte. Depois é só começar com a matança :)

Pessoalmente nunca experimentei porque não precisei (ainda) mas se quiseres tenta e depois conta como foi :)

Fica bem

Publicado:

Obrigada pelas vossas sugestões .

devo dizer que procurei antes de colocar este post algo sobre caracóis e não encontrei nada , peço desculpa , mas não encontrei mesmo.

devo dizer que já me falaram da folha de alface durante a noite , vou fazê-lo e depois direi os resultados, está prometido , tem lógica :) , mas penso q a folha de alface deve ser crua e não cozida :) , cozida deve ir ao fundo .

Obrigada

mena

Publicado:

:) sou eu de novo , encontrei as caracterisiticas de outro bótia que é o paquistanês, e dizem crescer até aos 10 cm , o bótia palhaço cresce até aos 30 cm, o meu aqua é de 60 L ..............., este bótia paquistanês ou Botia Lohachata fará o mesmo trabalho do bótia palhaço?????

E as corydoras , eu tenho 4 no aquario , duas grandinhas e 2 pequenitas ???

obrigada

mena

Publicado:

As corydoras não fazem nada contra os caracóis. Digo-te por experiência própria.

Talvez estejas é a dar demasiada comida aos teus peixes, o que faz com que se depositem muitos restos de comida no fundo, que por sua vez faz com que os caracóis se repruduzam muito mais que o normal.

O que podes tentar é pôr durante a noite uma daquelas pastilhas de comida para peixes de fundo debaixo de uma pedra larga e rasa, o que faz com que apenas os caracóis consigam chegar à pastilha. Na manhã seguinte vais ver que os caracóis estão todos (ou quase) por baixo da pedra ou à volta dela. Depois é só tirares a pedra e apanhares os caracóis que não tiverem colados à pedra com uma rede.

:)

ruarrr_avt.jpg
Publicado:

Olá

eu sou contra a eliminação de caracois de aquario, mas há pessoas que não gostam deles e eu respeito isso... :)

eu adoro-os e se não os quizeres podes me mandar por correio porque aceito todo o tipo de caracois :)

fiz uma pesquisa com as palavras "eliminar caracois" e mudei para a opçao "Pesquisar por todos termos" mesmo por baixo de onde se introduz o texto e encontrei 11 topicos sobre como eliminar caracois

como por exemplo:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...iminar+caracois

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Publicado:

:D obrigada a todos pelas vossas respostas .

são boas sugestões .

obrigada Sérgio, embora tivesse feito uma pesquisa , não encontrei nada , mas os links que me indicaste são muito bons .

Agora fiquei com problemas é se deva ou não eliminar os caracóis :wink:

Obrigada mais uma vez :)

mena

Publicado:

Olá

quanto a mim não deves elimina-los, mas sim descobrir porque é que eles se reproduzem tão rápidamente...

Publicado:

..........pois....................., fosfatos elevadíssimos :arrow: , este teste nunca tinha feito , ates do TPA era 10 mg/L :arrow: , depois do TPA

2 mg/L , que ainda é bastante, sei que as razões são restos de comida e detritos, embora os valores de nitritos sejam normais, 0,1 mg/L e de amónia 0 mg/L . O valor em fosfatos da água da torneira é de 0,25 mg/L .

De qualquer dos modos comprei um bótia palhaço, porque achei-o girissimo.

Obrigada .

mena :D

Publicado:

Olá, custumo fazer muitas podas nos meus aquários por vezes tenho que retirar as plantas e podá-las fora. No fim ficam sempre alguns caracois nas caixas onde repousaram as plantas. O que faço é voltar a colocá-los dentro do aquário, tenho o maior respeito por estes seres que dão uma ajuda ao bom aspecto do aquário.

Power to the snails.

26675160.img.jpg

Publicado:

Olá

atenção que os botias são peixes de cardume e nunca, mesmo nunca se deve comprar apenas um exemplar...

no caso destes peixes ou se compra um cardume e se dá as condições optimas a sua manuntenção ou então não vale a pena compra-los

isto também é valido para outros peixes...

nunca ninguém pensou em compra apenas um neon... não tem logica.

Publicado:

quanto ao crescimento do bótia palhaço, não é um problema que vás ter tão cedo ;)

Para atingir os 30 cm devem ser precisos mais de 20 anos. Os belos exemplares que estão no Aquário Vasco da Gama têm mais de 10 anos e não têm nada que se pareça com 30 cm.

De resto, deves ter pelo menos um trio para que os peixes possam interagir e mostrar toda a sua beleza (verás que é dos peixes mais brincalhões)

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Uma boa alternativa teria sido a botia lohachata que segundo tudo o que li é o melhor caracol-killer que por aí anda e apenas atinge os 10 cm.

Será que me consegues arranjar alguns desses caracois?

Dava um bom alimento vivo para a minha botia e sempre fazia uma limpeza no outro aqua...

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...