Recommended Posts

Publicado (editado)

Caros amigos,

Após terminar o curso, comecei a trabalhar e ... morri para vida :)

Agora que já ando mais estabilizado, procuro retomar os meus hobbies: ente eles, a aquariofilia que tanto prezo!

O meu pequeno aquário de 60lt esteve sem qualquer tipo de cuidado da minha parte durante quase um ano... estava a trabalhar por si só, sem peixes, com algumas plantas ainda resistentes (musgo de java, fetos de java e uma anúbia)... é triste, eu sei ;(

Bom, a questão é, voltei cheio de força, mas sinto-me de novo um novato... comecei com este hobby aos 14 anos e andei nele até aos 24... agora tanto tempo depois, parece que já esqueci tanta coisa...

Fiz uma troca de +- 50% da agua, aspirei o fundo cheio de detritos, limpei o filtro todo. Tirei as plantas e decidi mudar o layout do aquario. Confesso que está muito básico e rudimentar, mas até está bonitinho com umas platinhas novas, e um tronco adicional. o Musgo de java está a fazer fundo, por tras do tronco.. espero que suba um pouco mais por forma a tapar um pouco mais a parede. ao tronco prendi a antiga anubia e uma nova. À frente plantei 5 rebentos de plantinhas pequenas (sinceramente n sei o nome, mas gostei delas) e dos lados estão duas plantas que tb n sei o nome mas tem uma coloração entre o verde escuro na folha e o caule é roxo(?)...

Para já ainda n tenho nenhum peixe...

Eu sei que ainda n parece muito organizado... mas estou a esforçar-me ;(

Queria pedir-vos sugestões para plantas, peixes e qui ça, talvez, mudanças no layout. Acham que entretanto será boa ideia introduzir uns quantos red cherry para ajudarem a retomar o ritmo e equilíbrio biológico do aquario aos poucos?

abraço

Deixo-vos um forte abraço,

João.

Ps- aquario = 60 lt, filtro fluval 2 plus e termostato sinceramente n sei. O ph anda entre os 6,9 e os 7,3.

Foto inicial:

rlco48.jpg

Editado por Kenshin
Publicado:

Eu se fosse a ti desmontava completamente e limpava tudo bem limpinho.

Principalmente lavava e fervia esse areão. Como ainda não tens peixes não dá grande trabalho.

Cumprimentos

Cumprimentos
Carlos Lopes

Feedback

Publicado:
Eu se fosse a ti desmontava completamente e limpava tudo bem limpinho.

Principalmente lavava e fervia esse areão. Como ainda não tens peixes não dá grande trabalho.

Cumprimentos

Sim, eu faria isso... mas este areão é "fundo vivo" (é imperceptível devido à fraca qualidade da foto), quando o comprei, dizia especificamente para não o lavar pq perdia as qualidades e propriedades que tinha (este areão rico é mt arejado e substitui a terra por baixo do mesmo)... mesmo assim aconselha-me a lava-lo?

Abraço

Publicado:
Bem vindo.

Antes de mais parabéns pelo esforço de reiniciares o teu hobbie.

Eu pessoalmente teria limpo tudo, mas tu saberás melhor...

Boa sorte e vai atualizando.

Obrigado pelas palavras de coragem :medieval_mace:

Publicado:

sou de opinião que deves lavar tudo. Após 8 dias sem pressas escolhe 2 peixes que sejam resistentes para iniciar o ciclo de vida. Já agora, penso que areão escuro dá sempre melhor efeito, mas o gosto é sempre de cada um, e parabéns pela..retoma!

Salreta

Publicado:
sou de opinião que deves lavar tudo. Após 8 dias sem pressas escolhe 2 peixes que sejam resistentes para iniciar o ciclo de vida. Já agora, penso que areão escuro dá sempre melhor efeito, mas o gosto é sempre de cada um, e parabéns pela..retoma!

Bem, vou seguir os vossos experientes conselhos e estou a desmontar td de nv para lavar!

Daqui a pouco ja dou mais novidades :medieval_mace:

Publicado: (editado)

Já totalmente vazio e lavado ... :medieval_mace:

Agr estou a tratar meticulosamente do areão ;D

2vcb4hl.jpg

E o areão lavadinho já entrou! ;)

16ifbti.jpg

E pronto, amigos, depois de 2 árduas horas, aqui está, agora já so falta por a agua! :)

2vwzkvn.jpg

ET VOILÁ! :DDDDDDD após trabalho árduo, aqui está, amigos! que tal? :)

205uk2q.jpg

Editado por Kenshin
Publicado:

Foi duro... mas acho que ficou pronto... aguardo sugestões de plantas, peixes, layout, etc! Todas as sugestões serão mt bem vindas :medieval_mace:

Abraço,

João

Publicado:

Bem, já reparei hj que algumas das folhas das plantas de caule avermelhado estão meias amareladas... estarão a receber pouca luz? será necessario adubo?

Abraço

Publicado:

Olá,

Tens um tronco muito engraçado....

Se fosse meu, aumentaria a altura do areão do lado onde está o tronco, até o topo do tronco ficar à beira/fora de água....

De resto força para a frente...

Publicado:

Muito bons conselhos, obrigado :alberteinstein:

Vou estudar um pouco melhor as soluções ;)

Um forte abraço,

João

ps- já ando a pensar em espécies para povoar o aquario qd este estiver pronto... adorava ter algumas sugestões vossas ;)

ps2- o tronco só custou 9,29€ :) (as anubias foram compradas à parte e fixadas por mim) ehehe

• 2 semanas depois...
Publicado:

Amigos, boas noticias! Tudo no aquário está estabilizado! ;D

Os novos habitantes estão a ser inseridos!

Dp de uma semana e meia com um casal de espadas (que se deram optimamente e bem de saúde), ontem introduzi mais 2 habitantes: mais 1 casal de espadas mas o macho é um espada lira! é muito muito bonito! e estão a 3€! :snipersmile:

Deixo-vos uma foto da nova aquisição :eusathink:

fc40hx.jpg

Um forte abraço a todos

ps- as próximas aquisições serão 2 ou 3 corydoras e um ou 2 casais de guppys :2gunfire:

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!