Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas, vinha aqui pedir ajuda urgente, para controlar uma enorme praga de caracois de bico, mais parecidos com buzios. Estes animais destroem-me as plantas todas, já n sei o que ei de fazer, visto que os quimicos que utilizei já não os matam e tambem estes caracois n se conseguem destruir com uma simples pisadela de dedo. Alguem conhece um metodo caseiro de exterminação deste tipo de praga???

Com os melhores comprimetos SHADZ.

Editado por Shadz
Publicado:

Olá!

Ir esmigalhando os pequenos (só os pequenos para não picar os dedos) e catando os grandes.

Se deres uma pastilha de fundo ou um bocado de granulado que afunde, passado pouco tempo tens lá uma molhada deles, é só tirar à mão ou com uma rede.

Não extermina mas vai reduzindo a infestação.

Cumps,

João

Publicado:
Olá!

Ir esmigalhando os pequenos (só os pequenos para não picar os dedos) e catando os grandes.

Se deres uma pastilha de fundo ou um bocado de granulado que afunde, passado pouco tempo tens lá uma molhada deles, é só tirar à mão ou com uma rede.

Não extermina mas vai reduzindo a infestação.

Cumps,

João

obrigado vou tentar fazer isso, do outro dia disseram-me para desligar as luzes do aqua mais cedo, por uma pequena folha de alface dentro do aquario no fundo e alguns minutos depois teria a folha cheia deles. Acham que posso tentar fazer isso?

Publicado:
obrigado vou tentar fazer isso, do outro dia disseram-me para desligar as luzes do aqua mais cedo, por uma pequena folha de alface dentro do aquario no fundo e alguns minutos depois teria a folha cheia deles. Acham que posso tentar fazer isso?

Ena não sou só eu com praga de caracois.

Eu também já fiz isso e não resultou. Até um bótia eu tenho que supostamente devia comer caracois e não come. até uma armadilha comprei e nada resulta para esses malvados.

Solução não existe pelo menos pela minha parte que podemos reduzir podemos e até tentar controlar a praga com soluções próprias á venda nas loja de peixes e muitas vezes eu proprio tiro-os de dentro do aquario á mão especialmente se os vejo agarrados aos vidros e filtro e folhas.

Tem uma boa tarde de feriado

Tui

• 2 semanas depois...
Publicado:
Ena não sou só eu com praga de caracois.

Eu também já fiz isso e não resultou. Até um bótia eu tenho que supostamente devia comer caracois e não come. até uma armadilha comprei e nada resulta para esses malvados.

Solução não existe pelo menos pela minha parte que podemos reduzir podemos e até tentar controlar a praga com soluções próprias á venda nas loja de peixes e muitas vezes eu proprio tiro-os de dentro do aquario á mão especialmente se os vejo agarrados aos vidros e filtro e folhas.

Tem uma boa tarde de feriado

Tui

Amigo pelo que tenho conhecimento o Botia alimenta-se dos ovos dos caracóis e não dos caracóis propriamente.

Quanto a soluções para os exterminar eu já usei e não me adiantou em nada, e se tiverem alevinos digam adeus aos mesmos pq aquilo mata-os.

É uma praga complicada de gerir, a única maneira que eu encontrei de os controlar por incrível que pareça foi diluir um pouco de sal de cozinha para envelhecer a agua e ao mesmo tempo diminui a 80% o numero de caracóis que tinha no aquário.

Pode não ser nada aconselhável mas que resultou isso não posso dizer que não.

Agora não metam muito sal na água, o meu aquario tem 80 litros e eu acrescentei 2 colheres de sopa de sal grosso, não se esqueçam que aquilo é agua doce e não salgada lol

Regras para ser um bom Aquariofilista:

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

Ricardo Santos

Montagens:

100 litros água doce

Publicado:

a unica maneira de te livrares completamente dos caracois é com medicação e lavando e fervendo todo o material do aquario.

atenção que ponde medicamento no aquario para exterminio de caracois, se tiveres camarões eles tb vão a vida e o mais provavel é que to do o aquario fique destruido devido a quantidade de materia em decomposição (caracois mortos).

pondo uma equipad e caracois assasinos de caracois eles são te devorando os maiores e as ovas, ou alguns botias que vão devorando os caracois que apanham (sim os botias comem os caracois)

mesmo com as equipas de exterminio e se tu fores tirando os caracois do aquario vais tendo sempre alguns por ai.

outra coisa é que eu não sei quais são os que tu tens, se forem melanoides é uma coisa se tiveres pysias é outra por ai fora.

os melanoides são inofenciveis para as plantas e até são uteis a revolver o fundo dando arejamento as raises das plantas e geralmente so aprecem a noite ou quando o quario tem algo de errado, de outro modo durante o dia estão enterrados.

Sim eu faço erros ortograficos.

Posted Image

Publicado:

boas.

a melhor soluçao sao os anetome helena ( caracois carnivoros que so se alimentam de outros caracois)

arranja meia duzia de helenas e vais ver o fundo do aqua com conchas vazias ... é ecologico e sem riscos para os outros animais que tens no aqua.

os produtos quimicos teem a desvantagem , que deixa os caracois mortos a decompor-se no aqua e que se forem muitos ,vais ter problemas com a agua , podem tambem afectar alguns peixes e invertebrados (caso os tenhas ).

ja tive varias vezes pragas de caracois , e garanto que de tudo o que ja experimentei para os controlar, os helena sao de longe a melhor opçao. e para alem disso sao bem giros com a riscas pretas e amarelas , lol.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:
... praga de caracois ...

Bem eu por meu lado adorava saber como tens tantos.

Já tentei criar 2 tipos morreram.

Eram uns amarelos e outros escuros riscados.

neste momento so tenho os pequenos comuns e 2 grandes.

procura ver se eles tem comida a mais.

porque os meus não vivem muito tempo.

e o aquário ja tem algumas cascas deles por la até da um ar bem em-grassado.

Abraço

Para quem quiser ver algumas fotos ando a fazer uma pequena pagina.

aqui fica o link.

Abraços

My-Dreams.gif

Tec. A.V.A.C. com formação em Informática.

Hobby's: Aeromodelismo ; Electrónica ; Aquariofilia e outros.

People Sharing's em Os Hobbys

Um abraço, Duti.gif

Publicado:

Boas,

Também tenho uma praga em desenvolvimento :(

O melhor mesmo é ir à caça e envolver a família toda! chainsaw

O melhor bónus vai para quem encontrar as posturas, tenta no vido do fundo e nas folhas das plantas (não esqueças de ver por baixo destas). Parecem-se com um pouco de gel transparente com uns pontinhos brancos minúsculos.

É só tirar com muito cuidado para não espalhar pelo aqua, dentro em pouco a população irá diminuir bastante.

Usa também as outras ideias apresentadas pelos outros membros, no entanto acho que um ou outro caracol até dar um certo ar de realismo à coisa!

Cumps

</a><a href="http://aquariofiliaaguda.wordpress.com/" target="_blank">Aquariofilia Aguda</a>

• 4 semanas depois...
Publicado:

eu tenho num dos aquas uma praga daqueles bicudos que é uma coisa por demais. Tenho alguns camarões accham que se lá puser um botia ele tambem comerá os camarões???? o aqua tem muitas plantas

Publicado:

Pragas de caracois :thumbup3::eusathink:

Para mim sao uma mais valia em todos os aspectos possiveis.

Varias expecies com funçoes diferentes e dos melhores a nos indicar os mais variaveis erros que cometemos num aquario.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Pois... há quem se queira livrar das pragas e outros a tentar criá-las...

Tento fazer criação de melanoides, physas, etc... para alimentar as minhas helenas, mas parece q elas comem mais depressa do que a praga se multiplica :(

Ricardo Domingues

Publicado:
Boas,

Também tenho uma praga em desenvolvimento ;)

O melhor mesmo é ir à caça e envolver a família toda! :thumbup3:

O melhor bónus vai para quem encontrar as posturas, tenta no vido do fundo e nas folhas das plantas (não esqueças de ver por baixo destas). Parecem-se com um pouco de gel transparente com uns pontinhos brancos minúsculos.

É só tirar com muito cuidado para não espalhar pelo aqua, dentro em pouco a população irá diminuir bastante.

Usa também as outras ideias apresentadas pelos outros membros, no entanto acho que um ou outro caracol até dar um certo ar de realismo à coisa!

Cumps

Eles reproduzem-se realmente depressa e tudo começou com uma simples planta que me esqueci de lavar convenientemente apos a comprar. Numa unica semana, julgo que me apercebi de terem surgido 2 ou 3 gerações, devo ter visto mais de 10 sacos com o tal gel transparente nos vidros. ;)

O melhor meio que me aconselharam foi utilizar botias para os comerem e realmente resultou. Desde que elas nao tenham abundancia de comida de flocos ou tubifex, elas viram-se logo para os caracois.

Novo Projecto...

Hindu Kush 540L

150 x 60 x 60

Aquariofilia iniciada em:

6 de Novembro 2009