Recommended Posts

Publicado

Boas..

Será que algum dos "experts" me poderá ajudar em uma coisa que eu não consigo entender relativamente á fotografia..

É que estou farto de procurar e não encontro nada que me esclareca..

A minha questão é..

Será que alguem me explica ao certo o que quer dizer

Exposição 1 / 1000

Abertura f11

São exemplos, a exposição e a abertura, eu acho que até entendo.. o que não entendo muito bem é o numeros que estão a frente..

Sei que são tempos...

Mas comno " ler " esses tempos?

Há alguma tabela que diga?

Agradecia desde já essa pergunta..

Obrigado

Angelo

O meu aquario Stranix

O meu outro hobby A Fotografia

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Publicado:

Olá.

Esses números não são todos tempos...

Os da exposição, obviamente que são tempos. Acho que não é preciso estar a explicar que quanto mais pequeno for esse número, mais rápido será a obturação, e mais estáticas ficarão as imagens (não teremos arrasto).

Os números f são aberturas e na realidade o que esse número simboliza, é um raio de um dado círculo. A luz que bate no sensor ou filme da máquina, depende obviamente da área limitada pelas lâminas do diafragma. Se diminuirmos o raio para metade, a área ficará 4 vezes menor, o que implicará um tempo de exposição 4 vezes maior, isto para obtermos uma exposição idêntica.

Então, bora comprar lentes com aberturas gigantescas e assim até podemos tirar fotos de noite sem flash... ou então não.

Com o aumento da abertura, é verdade que tiramos fotos mais rapidamente, mas perdemos igualmente profundidade de campo. E quanto maior for a ampliação de uma lente, menor será a profundidade de campo. Por exemplo, em macro-fotografia, se utilizarmos lentes com aberturas muito grandes, abaixo de f/2.8, teremos muito pouca profundidade de campo. Obviamente podemos utilizar isto se quisermos realçar apenas uma pequena parte do nosso motivo, mas para uma fotografia mais técnica, temos obrigatoriamente que usar aberturas mais pequenas.

É tudo uma questão de luz disponível, e a forma como a mesma incide sobre o nosso motivo.

Não existem tabelas nenhumas... depende sempre da luz que tenhamos disponível. Eu dizer-te que tirei uma foto bem exposta a f/5.6 a 1/200 s não adianta de nada. Basta que a luz seja diferente e terás que efectuar novas medições, seja com um exposímetro ou com a própria máquina.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Obrigado desde já pela explicação... Penso que já aprendi algumas coisas.. :):)

Mas há alguma explicação para o que quer dizer

Exposição 1 / 1000 ??

O que quer dizer o 1 ? E o 1000 ? ...

Tem algum significado especial?

:P:?

Mais uma vez o meu muito obrigado desde já..

O meu aquario Stranix

Publicado: (editado)

Olá de novo.

Obrigado desde já pela explicação... Penso que já aprendi algumas coisas.. :):)

Mas há alguma explicação para o que quer dizer

Exposição 1 / 1000 ??

O que quer dizer o 1 ? E o 1000 ? ...

Tem algum significado especial?

:P:?

Mais uma vez o meu muito obrigado desde já..

O significado, é que a unidade de tempo foi omitida.

O que está aí escrito, é que a velocidade de obturação é de 1/1000 segundos. Ou seja, o tempo que o obturador está aberto, é um milésimo de segundo.

O número 1, quase sempre se omite, e os tempos de exposição são apresentados sobre a forma de 100, 200, 250, etc...

Quando se quer falar em segundos usa-se a notação ", por exemplo, uma exposição de 2 segundos é geralmente apresentada como 2".

Cumprimentos

Luís Fortunato

Editado por Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Muito obrigado pela explicação..

Vou estudar um pouco mais as funções, e tudo o demais..

Então o 1000 quer dizer um milésimo de segundo ?..

Tenho que estudar então os outros tempos e seus significados.

Mil Obrigados.

O meu aquario Stranix

Publicado:

Boas Wesley_boy,

Espero não estar a cometer alguma infracção ao fórum por colocar aqui um link, mas achei que a explicação era tão boa e de fácil interpretação que decidi arriscar.

Dá uma olhada neste site:

http://www.efotospt.com/index.php/content/view/33/9/

Se por acaso não puder fazer alusão a este site, peço à moderação para me indicar e retirarei a mesma.

Depois diz se "percebeste" :)

Abraços!

Publicado:
Boas Wesley_boy,

Espero não estar a cometer alguma infracção ao fórum por colocar aqui um link, mas achei que a explicação era tão boa e de fácil interpretação que decidi arriscar.

Dá uma olhada neste site:

http://www.efotospt.com/index.php/content/view/33/9/

Se por acaso não puder fazer alusão a este site, peço à moderação para me indicar e retirarei a mesma.

Depois diz se "percebeste" bigsmile

Abraços!

Boas,

Obrigado pelo link, sem duvida bastante interessante e bastante facil de entender..

Tenho que ler, e aprofundar mais esta parte das velocidade, e aberturas..

Obrigado a ambos os conselhos, e a todos os que venham a ajudar...

Obrigado.

O meu aquario Stranix