apm Publicado Outubro 4, 2009 Publicado Outubro 4, 2009 vou fazer uma aquário de mais ou menos 22litros úteis e queria saber se existe problema em utilizar um termostato de 100W elite submersible, uma vez que o tenho a mais e não queria estar a gastar mais dinheiro noutro mais pequeno. o meu raciocínio é o seguinte diz se que deve ser 1w/L e uma vez que tenho a mais (bem a mais) a única coisa que irá acontecer é aquecer a água mais rapidamente, estou correcto? obrigado e cumprimentos Citar
AGA Publicado: Outubro 4, 2009 Publicado: Outubro 4, 2009 Se ele funcionar correctamente e se tiveres boa circulação, não deve haver problema. Será mau se ele "colar" na função aquecimento (avaria). Nesse caso, como é muito potente,tem capacidade para aquecer demasiado, com as consequências que se podem prever. Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
apm Publicado: Outubro 4, 2009 Autor Publicado: Outubro 4, 2009 mas isso não acontecerá a mesma com um de 25W que se avariar também aquecerá a água mas mais lentamente ate um nível mais baixo é claro mas letal na mesa, certo?? obrigado e cumprimentos Citar
AGA Publicado: Outubro 4, 2009 Publicado: Outubro 4, 2009 mas isso não acontecerá a mesma com um de 25W que se avariar também aquecerá a água mas mais lentamente ate um nível mais baixo é claro mas letal na mesa, certo?? obrigado e cumprimentos Não necessariamente. Vamos imaginar que ele cola e que a temperatura ambiente são 24 ºC. Com pouca potência, vai aquecer acima da temperatura ambiente, mas quanto mais quente tiver a água maior será o calor dissipado para o exterior. Vai chegar a um ponto em que o calor gerado pela resistência é igual ao dissipado pela água e a temperatura já não aumenta mais (vamos estimar em 28-30 ºC). Com um termostato mais potente essa temparatura é maior, pois só a uma temperatura bem superior é que o calor dissipado pela água vai igualar o que está a ser "produzido" pelo termostato (leia-se resistência + termostato). Obviamente que esse perigo só existe em caso de avaria... Cumps Citar [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
apm Publicado: Outubro 4, 2009 Autor Publicado: Outubro 4, 2009 obrigado pelas respostas vou esperar que não avarie obrigado e cumprimentos Citar
Recommended Posts