ibanezvai Publicado Outubro 4, 2009 Publicado Outubro 4, 2009 caros amigos arranquei há 3 dias com o novo aqua. Tem 1.20 m. Leva aprox. 200L de água. é já basstante plantado com tendência para ser mais ainda. Pela 1ª vez utilizei um filtro externo: eheim 2217 que não tem regulação de caudal. Verifiquei que depois de o ferrar o caudal é de facto bastante elevado. Poderei reduzi-lo, por exemplo fechando um pouco uma das torneiras das mangueiras? Terá isso algum efeito no mecanismo/motor interno do filtro? É que por um lado acho o caudal um pouco forte demais, provocando demasiada "ondulação" na superficie da água. Se por um lado pode promover as trocas de O2 com o exterior também me parece que corro o risco de perder algum CO2 neste processo, necessário às plantas. Por outro lado este elevado caudal provoca bastante agitação debaixo de água causando até a inclinação de algumas das plantas menos robustas. PArece-me ainda que esta ondulação interna promove o levantamento constante de partículas do areão (que é aquasoil africana e simples areão silicatado branco) mantendo a águma sempre algo turva. Acho que se diminuri o caudal do filtro consigo encontrar um equilíbrio nisto tudo. Posso então regular alguma das torneiras? sem consequências para o motor do filtro? Se sim qual delas? Uma das que se encontra na mangueira de aspiração ou das que se encontra na mangueira de reenvio da agua para o aqua? Agradeço a vossa atenção. Nelson ps: já agora se esta turvação se mantiver ( o que acontece há já 3 dias) que posso fazer para melhorar a situação??? Citar
tiagoluz Publicado: Outubro 4, 2009 Publicado: Outubro 4, 2009 Olá, o que eu fiz no meu, foi alargar os furos da flauta de saída da água (com um berbequim), o que acabou com a grande agitaçao que ia no meu aquario. cumps Citar plantado 300L com discus.... .Feedback
pjdm1 Publicado: Outubro 4, 2009 Publicado: Outubro 4, 2009 Boas Tive o mesmo problema virei a flauta contra o vidro, pois parecia que o aqua tinha ondas Cumps Paulo Citar
David Cabete Publicado: Outubro 5, 2009 Publicado: Outubro 5, 2009 Boas Além de alargares os buracos de saída de água na flauta, podes colocar mais uma, além daquela que tens. Um "T" para repartir a saída de água pelas duas flautas e tens o problema resolvido. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
ibanezvai Publicado: Outubro 6, 2009 Autor Publicado: Outubro 6, 2009 caros amigos. obrigado pela ajuda. farei como me aconselham. cordial abraço, Nelson Citar
canito Publicado: Outubro 6, 2009 Publicado: Outubro 6, 2009 Se o filtro fosse meu... optaria por fechar ligeiramente a torneira de saida da agua. Até porque depois... e à medida que as matérias filtrantes forem ficando sujas.... o filtro vai perdendo caudal. Citar JARDIM DO EDENNATURE AQUARIUMNATURE AQUARIUM 2
Recommended Posts