FILTRO EXTERNO EHEIM 2217

Recommended Posts

caros amigos

arranquei há 3 dias com o novo aqua. Tem 1.20 m. Leva aprox. 200L de água. é já basstante plantado com tendência para ser mais ainda. Pela 1ª vez utilizei um filtro externo: eheim 2217 que não tem regulação de caudal. Verifiquei que depois de o ferrar o caudal é de facto bastante elevado.

Poderei reduzi-lo, por exemplo fechando um pouco uma das torneiras das mangueiras? Terá isso algum efeito no mecanismo/motor interno do filtro?

É que por um lado acho o caudal um pouco forte demais, provocando demasiada "ondulação" na superficie da água. Se por um lado pode promover as trocas de O2 com o exterior também me parece que corro o risco de perder algum CO2 neste processo, necessário às plantas.

Por outro lado este elevado caudal provoca bastante agitação debaixo de água causando até a inclinação de algumas das plantas menos robustas.

PArece-me ainda que esta ondulação interna promove o levantamento constante de partículas do areão (que é aquasoil africana e simples areão silicatado branco) mantendo a águma sempre algo turva.

Acho que se diminuri o caudal do filtro consigo encontrar um equilíbrio nisto tudo.

Posso então regular alguma das torneiras? sem consequências para o motor do filtro?

Se sim qual delas? Uma das que se encontra na mangueira de aspiração ou das que se encontra na mangueira de reenvio da agua para o aqua?

Agradeço a vossa atenção.

Nelson

ps: já agora se esta turvação se mantiver ( o que acontece há já 3 dias) que posso fazer para melhorar a situação???

cheers
Partilhar nas redes sociais

Olá,

o que eu fiz no meu, foi alargar os furos da flauta de saída da água (com um berbequim),

o que acabou com a grande agitaçao que ia no meu aquario.

cumps

Boas

Além de alargares os buracos de saída de água na flauta, podes colocar mais uma, além daquela que tens. Um "T" para repartir a saída de água pelas duas flautas e tens o problema resolvido.

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

Se o filtro fosse meu... optaria por fechar ligeiramente a torneira de saida da agua.

Até porque depois... e à medida que as matérias filtrantes forem ficando sujas.... o filtro vai perdendo caudal.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!