Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal! tenho um nano reef com 80 lts já à quase 3 meses.

Lá dentro tenho areia tipo sugar size,

um escumador (nano scum 100 da wave),

uma bomba com filtro externo da eheim 440 l/h,

uma bomba interior de corrente da Seio de 1100 l/h,

8 kg's de rocha viva

tenho 2 camarões

1 estrela de mar

1 peixe (que come as algas que agora n sei o nome)

a minha questão é a seguinte, tenho o teste de nh3/4 da SERA e todas as semana faço o teste e acusa-me sempre a amónia entre os 0 e os 0,5. Já introduzi as

bactérias da SERA nutrivec cada vez que faço as mudanças parciais da agua que são 1/4 da agua (20lts) semanalmente. A agua que utilizo é agua do mar da costa da caparica. Já limpei a esponja do filtro e a ceramina eheim "mech" com agua do aquario. Alguém me pode ajudar neste problema? será que preciso de mais rocha viva? o q posso fazer......já n sei!!! :/

Publicado:
Boas pessoal! tenho um nano reef com 80 lts já à quase 3 meses.

Lá dentro tenho areia tipo sugar size,

um escumador (nano scum 100 da wave),

uma bomba com filtro externo da eheim 440 l/h,

uma bomba interior de corrente da Seio de 1100 l/h,

8 kg's de rocha viva

tenho 2 camarões

1 estrela de mar

1 peixe (que come as algas que agora n sei o nome)

a minha questão é a seguinte, tenho o teste de nh3/4 da SERA e todas as semana faço o teste e acusa-me sempre a amónia entre os 0 e os 0,5. Já introduzi as

bactérias da SERA nutrivec cada vez que faço as mudanças parciais da agua que são 1/4 da agua (20lts) semanalmente. A agua que utilizo é agua do mar da costa da caparica. Já limpei a esponja do filtro e a ceramina eheim "mech" com agua do aquario. Alguém me pode ajudar neste problema? será que preciso de mais rocha viva? o q posso fazer......já n sei!!! :/

Tens de ter muito cuidado com o tipo de filtragem mecânica, se usas esponjas, lã de vidro, fibras, etc, tens de as substituir periódicamente.

Não basta limpar, issa acumula detritos e em água salgada, faz subir a amonia ao longo do tempo.

O melhor é mesmo não usar nada disso, nem mesmo cerâmicas.

A rocha viva faz a filtragem necessária.

Se puderes elimina esses itens e pôe mais rocha viva se achas que essa não chega para o recado.

Já agora testa a amónia da água das tpa's, não será isso tb a ajudar que não desça.

Abraço

Aqua de 60L pronto (Desmontado)

Aventura Salgada 540L (Em montagem)