Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Como diz o titulo do tópico preciso de ajuda, pois as minhas corys albinas andaram outra vez na "brincadeira" e pimba, mais uma catrefada de ovos. Já os tirei para um cubo acrilico que mantenho dentro do aqua para manter a temperatura, coloquei 2 gotas de azul metileno e vou agora comprar mais uma pedra difusora ( pois as minhas tão todas a uso ), além disso pus tambem papel autocolante preto na tampa do cubo, porque li que os ovos devem apanhar pouca luz e assim protege-os da iluminação do aqua. A minha duvida é se faço TPA's ao cudo ou não? É que o maridão não ta por aqui e eu quero ver se estes não ficam fungados como os das outras vezes,já andei ai a ler uns topicos do pessoal, mas ainda assim tou um pouco a nora, por isso ajudem-me.

depois tento colocar as fotos

biggrin.png' alt=':biggn:'>

moreira

Editado por putogiro
Publicado:

Sim, tpa de 1/3 por dia, sem acrescentar azul de metileno, para na altura da eclosão a concentração não prejudicar os alevins.

O Luis Dias aconselha que se começe com 3 gotas por litro, não sei quanta água tens no cubo.

Cumps,

João

PS: A 'gorda' pôs ovos hoje, mas como está com os platies já só lá estão uns bocados das cascas.

Publicado:
Sim, tpa de 1/3 por dia, sem acrescentar azul de metileno, para na altura da eclosão a concentração não prejudicar os alevins.

O Luis Dias aconselha que se começe com 3 gotas por litro, não sei quanta água tens no cubo.

Cumps,

João

PS: A 'gorda' pôs ovos hoje, mas como está com os platies já só lá estão uns bocados das cascas.

Olá!

Só respondi agora porque estive a por a pedra difusora e mais azul metileno, porque o cubo leva +/- 5 litros e eu só tinha posto 2 gotas.

Levantei também as lampadas do aqua para não dar tanta luz, além da tampa escura

A temperatura deve ser mantida nos 28ºC ou convem ser mais alta ?

Agora se desta vez conseguir depois para as alimentar é logo com enguia do vinagre desde inicio ou só ao fim de algum tempo? O que lhes devo dar?

Estou completamente ansiosa e a :medieval_mace: para que corra bem

Mónica

Publicado:

Viva,

Ter os ovos em 5ltrs de agua, obriga a uma lojistica enorme com TPAs e calculos com o azul de metileno. Para eclodir os ovos, cerca de 1/2 chega e sobra. E a pedra difusora é indispensavel durante todo o processo.

É importante é que todos os dias mudes a agua. (isto no caso de serem aeneus)

A alimentação é ao fim do 3º dia apos a eclosão. Assim que começares a alimentar, refoça as TPAs, com aspiração do fundo.

Finalmente, e o mais importante é baixar essa temperatura. 25º é o maximo a que deves ter e 24º o ideal.

Boas sorte,

Luis.Dias

Publicado: (editado)
Viva,

Ter os ovos em 5ltrs de agua, obriga a uma lojistica enorme com TPAs e calculos com o azul de metileno. Para eclodir os ovos, cerca de 1/2 chega e sobra. E a pedra difusora é indispensavel durante todo o processo.

É importante é que todos os dias mudes a agua. (isto no caso de serem aeneus)

A alimentação é ao fim do 3º dia apos a eclosão. Assim que começares a alimentar, refoça as TPAs, com aspiração do fundo.

Finalmente, e o mais importante é baixar essa temperatura. 25º é o maximo a que deves ter e 24º o ideal.

Boas sorte,

Luis.Dias

sim são aeneus

então posso ter o cubo a temperatura ambiente? a minha casa esta a 26,5º - 27º?

Só pus tanta agua para o cubo se manter equilibrado dentro do aqua

já agora qual a melhor alimentação para elas se eclodirem?

obrigado

Editado por putogiro

Fotos do resultado das brincadeiras

Com agradecimentos ao membro mjm, que se não fosse a sua ajuda, nem pro ano conseguia partilhar as fotos

Postura em 02OUT09

DSCF2271.jpg

DSCF2105.jpg

DSCF2275.jpg

Editado por putogiro

Olha, com a ajuda da mjm arranjas todo o tipo de comida que precisas de inicio, não é o meu forte mas creio que começas com Enguias do Vinagre, Banana Worms, Walter Worms e depois Microvermes, mas pergunta-lhe melhor.

Vamos mantendo isso actualizado?

Boa sorte

Luisa Fonseca

Edit: Estou muito curiosa para ver a cor dos pequenos, serão albinos, bronze ou dos dois? ainda falta muito, esperemos para já é que nasçam e sobrevivam.

Editado por Luisa Fonseca
Publicado:
Olha, com a ajuda da mjm arranjas todo o tipo de comida que precisas de inicio, não é o meu forte mas creio que começas com Enguias do Vinagre, Banana Worms, Walter Worms e depois Microvermes, mas pergunta-lhe melhor.

Vamos mantendo isso actualizado?

Boa sorte

Luisa Fonseca

Edit: Estou muito curiosa para ver a cor dos pequenos, serão albinos, bronze ou dos dois? ainda falta muito, esperemos para já é que nasçam e sobrevivam.

boas

eu julgo que sejam como os da foto (os pais).

a mjm tem sido uma ajuda 5*, gosta de partilhar o conhecimento que tem connosco e é super simpatica. Quanto a alimentação é com ela que irei ter.

Olá!

Tenta tirar uma foto em que os ovos fiquem focados, em vez das plantas.

Os pais estão bonitos. Se são os albinos os filhos serão todos albinos.

Quanto à comida, quando eles nascerem ainda têm 3 dias para a arranjar. Eles não comem nos primeiros 3 dias. (e eu tenho cá essa bicheza toda)

Boa sorte,

João

Editado por mjm

fica aqui a outra foto, espero que se veja melhor, é que ela pos na parte redonda :tongue:

entretanto falo contigo

DSCF2274.jpg

até no filtro ela pos

João obrigado por toda a ajuda

bjs

Editado por putogiro
Publicado:

Olá!

Esta está boa, agora é esperar mais dois dias a ver o que dá. Aqui estavam com bom aspecto.

Agora estão todos no cubo? mudaram de cor?

Eu ando por aqui (fórum, casa)

Bjs

João

Publicado:

eu estou como tu, acho que eles estão mais para o bege. tenho os mais protegidos da luz, e estão a temperatura ambiente porque a minha casa é quente (26º - 27ºC) e como o Luis Dias disse que o ideal era 24 tirei logo o cubo do aqua.

Vou estando por aqui a actualizar a evolução das coisas

Bjs

Boas

:)

Já começaram a eclodir alguns ovos e contei 5 corys bebés, estou a espera para ver se eclodem mais alguns, tendo em conta que foram postos na 6ª por volta desta hora.

Vou mantendo o topico actualizado consoante os desenvolvimentos e assim que possivél coloco mais fotos.

:)

M. Moreira

Editado por putogiro

eclodir dos ovos... como fazer agora?

Boas, estou com uma duvida.

as corys fizeram a postura na 6ª feira e eclodiram alguns ontem, hoje já é o 4º dia e até agora não eclodiu mais nenhum, os que não eclodiram retiro-os ou deixo-os ficar mais algum tempo?

somos novatos nisto, mas queremos fazer o melhor possivél.

Mónica

Editado por putogiro
Publicado:

Eu tento tirar com uma pipeta, os ovos não eclodidos, as cascas e toda a porcaria que vejo, para sujar a água o menos possível.

Cumps,

mjm

• 2 semanas depois...
Publicado:

depois de tanto tentar aqui ficam fotos das minhas unicas sobreviventes

no dia em que eclodiram (5/Out)

DSCF2334.jpg

aqui passados 3 dias

DSCF2338.jpg

aqui ja no aqua maternidade junto com as colisas (15/Out), após o meu filho mais novo ter atirado com a caixa onde elas estavam ao chão

DSCF2422.jpg

DSCF2423.jpg

espero que gostem

Mónica

Publicado:

Olá!

São duas? Não me parecem estar de barriguinha cheia. Cá as que não têm a barriga cheia são sempre as mais pequeninas, se calhar vão viver até aos '100 anos', dizem que os pequeninos e magrinhos vivem mais.

Cumps,

João

• 4 semanas depois...
Publicado:

estou muito triste biggrin pois as minhas meninas estavam tão bonitas, mas o meu marido ao troca-las de aqua, ou porque não fez a ambientação correcta ou por causa da diferença de pressão da agua, morreram para minha desilusão biggrin.png' alt=':biggn:'>