Recommended Posts

Publicado

Olá bom dia a todos,

Sou nova por estas bandas e pela aquariofilia também.

Há cerca de uma semana montei um layout num aquario de 100*45*50cm, mas a escolha foi ligeiramente ao lado do que prentendia.

Fiz metade do aquario com areão grosso preto e outra metade com areia fina branca e com duas ilhotas no meio pretas. Inicialmente pareceia que ia ficar fantástico, mas em 2 dias perdi logo essa ideia. Além de a areia branca estar sempre toda suja, é impossivel manter cada uma no seu lugar, está sempre misturada.

o aquario ainda só tem 3 caracois maça, porque também tive um prolem com um fungo num tronco e foram-me aconselhados para limpeza. O que é certo é que eles também sujam lol e nao é pouco. Peixes ainda não porque a água ainda está a maturar.

Gostaria que me ajudassem, porque acabei de decidir que vou tirar a areia branca toda e colocar do areão escuro, mas não sei como hei-de fazer, se retiro toda a água do aquário para retitrar a areia fina ou deixo cheio. É que também quero colocar substracto e não sei se com água é uma tarefa fácil. E como hei-de fazer para não misturar as duas areias na hora de retirar a branca.

Ajudem-me por favor, é que vou hoje à tarde às compras do novo areão e substracto

Obrigada

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:

Olá Magda,

sê muito bem vinda!

Felizmente ainda não tens peixes o que torna tudo mais fácil.

Dizes que tens a água a maturar... estás a fazer o ciclo com o filtro ligado? Ou tens apenas a água?

Queres a minha opinião? Não vás ainda às compras, acabas por gastar dinheiro em coisas que não tens agora a certeza que te vão fazer falta depois.

Tens tantas opções para esse aquário que o melhor seria parar e pensar exactamente qual a direcção a tomar.

Em primeiro lugar vai pesquisar tudo o que puderes sobre os primeiros passos. Se já souberes nunca é demais relembrar, deixo-te um endereço:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

Depois coloca aqui o material que já tens.

Vai dar uma voltinha pelos nossos aquários e tira ideias.

Junta a tua imaginação e projecta o teu.

Vem aqui saber de tudo o que vais precisar, se as coisas são compativeis ou não, que plantas colocar, luz, tipos de substrato, peixes que se adaptem às características da tua água, pelo Ph, espécies compatíveis, quantidade de peixes, etc.

De qualquer forma, se eu fosse a ti preparava-me para desmontar tudo e começar do início, não te assustes que se estiveres a ciclar há formas de não perderes o que já fizeste, ou continuar mas de outra forma.

Não perdias nada em meter umas fotos para avaliarmos o que já tens.

Mãos à obra

Luisa Fonseca

Publicado:

boas

espera por mais opiniões ,mas para mim o ideal é tirar tudo,pois dizes que tb queres colocar o sustrato fertil,só assim é que consegues espalhar da maneira que queres,além do mais o arão fino é um pouco chato com a água.

Aproveita,já que estás no inicio,aproveita essa água e coloca o aqua ao teu gosto

Publicado:

Olá,

Se fosse só trocar areia branca pelo areão, diria para aspirar com o sifão a areia e depois colocar então o areão preto, mas se leva substrato fértil, mais vale retirar tudo e voltar a montar do inicio.

Se já tiver filtro, basta coloca-lo a funcionar num alguidar ou qualquer recipiente para manter as colónias de bactérias que já existam.

Publicado: (editado)

Olá

Realmente nem falei sobre isso, mas realmente a água ja está a maturar com tudo o que tem direito. Está a filtrar, testes a controlar, as plantas estao a fertilizar com algumas gotinhas de ajuda e umas pastilhas de co2 como bónus, bactérias também ja ando a adicionar... Acho que está no bom caminho, mas realmente em relação à areia fina estou mesmo decidida a tirar...

Para não perder o trabalho que ja tive com a água, estou a pensar mudá-la para uma banheira e no fim da tarefa voltar a colocá-la...

Que acham?

Obrigada

Magda

Editado por mvm

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:
Olá

Realmente nem falei sobre isso, mas realmente a água ja está a maturar com tudo o que tem direito. Está a filtrar, testes a controlar, as plantas estao a fertilizar com algumas gotinhas de ajuda e umas pastilhas de co2 como bónus, bactérias também ja ando a adicionar... Acho que está no bom caminho, mas realmente em relação à areia fina estou mesmo decidida a tirar...

Para não perder o trabalho que ja tive com a água, estou a pensar mudá-la para uma banheira e no fim da tarefa voltar a colocá-la...

Que acham?

Obrigada

Magda

Se fizeres isso, o "truque" é manter sempre o filtro a trabalhar com a agua do aqua, ou seja se meteres a agua na banheira, o filtro tem de ficar la tambem, ligado.

Publicado:

Então se tens areia branca fina e areão preto para separar é muito fácil, se quiseres faz assim, primeiro arranja um recipiente, onde não tenham sido usados detergentes, colocas lá tudo o que puderes, filtro a trabalhar, o máximo de água que puderes aproveitar (podes usar garrafões se o recipiente for pequeno) enfim, tudo menos o substrato.

Deixa um pouco de água no aquário e tenta empurrar o substrato para um dos lados, depois com um passador (compras barato num bazar) vais crivando o areão, colocas o grosso num alguidar e a areia fina vai ficando no fundo ao canto, a água ajuda no processo.

Quando acabares só tens a areia para retirar, se usares o sifão riscas menos os vidros e como já não a vais usar socorre-te da ajuda de mais água que agora já pode ser da torneira.

Se te quiseres dar ao trabalho, resulta... Dá um pouco de trabalho, mas consegues.

Luisa Fonseca

Publicado:

Olá

Tarefa concluida :whocares:

Tirar a areia fina foi mto fácil com uma mangueira, agora colocar o substracto ja nem por isso!! Com água no aqua não é nada comodo, fica a água num estado.....

Mas lá deixei assentar um pouco e coloquei o areão por cima. Claro que voltei a levantar todo o substracto, mas novamente irá assentar.

Agora só amanhã é que irei ver o resultado do obra.

Obrigada pela vossa ajuda.

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:

Bom dia Magda,

Andas muito depressa, assim não te consigo acompanhar.

Ontem ía colocar um tópico com o aquário que ando a preparar, mas foste muito rápida, assim se calhar já nem é sugestão nenhuma, mas de qualquer forma aí fica o endereço, está mesmo aqui ao pé!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=138522

Espero que vá ajudar de alguma forma

Luisa Fonseca

Publicado:
Bom dia Magda,

Ontem ía colocar um tópico com o aquário que ando a preparar, mas foste muito rápida, assim se calhar já nem é sugestão nenhuma, mas de qualquer forma aí fica o endereço, está mesmo aqui ao pé!

Luisa Fonseca

Olá

Sou mesmo assim, qdo resolvo fazer alguma coisa não descanso enquanto não concretizo!

Realmente tenho-vos a dizer que foi a opção mais acertada, mesmo! Ficou muito melhor.

Assim que o pó assentar mando-vos as fotos do antes e depois :tongue:

Obrigada a todos

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado: (editado)
Bom dia Magda,

Luisa Fonseca

Olá

Como prometido aqui vão as novidades :character0050:

O layout inicial (rapidamente percebemos que seria impossivel de o manter imaculado)

dsc01466.jpg

Depois de algumas horitas acho que valeu bem a pena :D

dsc01472o.jpg

Que vos parece? Eu gostei

Obrigada

Magda

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

novaimagemx.png

Igapó

Publicado:

Este aquário foi montado por mim e pelo meu namorado (stroops) e por lapso enviei a post anterior através do perfil dele. Desculpem a confusão :D

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:
Parece-me bem giro! Ficou bem melhor que o inicial.

Só uma atenção. Na foto não dá para ver bem, por isso não sei se é assim ou não, mas parece-me que tens aí alguns bicos afiados no tronco. Atenção que os peixes podem-se magoar.

Olá

Isso será resolvido com algum musgo e flora com fartura, porque está muito despido ainda! Além do mais, amanha é dia de compras :D

Obrigada

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:

Está bonito sim senhora, nada a ver, a primeira versão era um tanto ou quanto não sei que dizer, mas agora está com muito bom aspecto e melhor quando a água ficar translúcida.

O meu ainda está na mesma!

Luisa Fonseca

Publicado:
Está bonito sim senhora, nada a ver, a primeira versão era um tanto ou quanto não sei que dizer, mas agora está com muito bom aspecto e melhor quando a água ficar translúcida.

O meu ainda está na mesma!

Luisa Fonseca

Olá Luisa

Realmente eu também estou bem mais satisfeita com esta mudança, o outro estava tanto ao quanto confuso (na melhor das hipoteses) :flick_tongue:

A àgua ja esta quase no ponto. Depois adiciono aqui mais uma foto.

Obrigada

Magda

Olá, agrada-me o tronco (muito mesmo).

O areão tb é do meu agrado....

E plantas? são só essas ou vai levar mais alguma coisa?

Olá Hugo,

Obrigada pela opinião.

Em relação a plantas não vai ficar assim, ainda tem muito que evoluir. Hoje vou comprar mais :eusathink:

Que opinião me dás em relação a plantas, estou um pouco indecisa...

Obrigada

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:

Olá

Recomendar plantas é complicado, depende primeiro do gosto de cada um de nós (neste ponto não podemos fazer nada :?) depois depende da iluminação, fertilização, co2, tempo para manutenção etc etc.

O conselho que dou (se fosse bom era pago :P) é pesquisares aqui no fórum e num site de plantas, as que mais te agradam que se consigam manter nas tuas condições.

Como já escrevi atrás, podes verificar aqui no fórum e aqui Tropica

Publicado:
Olá

Recomendar plantas é complicado, depende primeiro do gosto de cada um de nós (neste ponto não podemos fazer nada :?) depois depende da iluminação, fertilização, co2, tempo para manutenção etc etc.

O conselho que dou (se fosse bom era pago :P) é pesquisares aqui no fórum e num site de plantas, as que mais te agradam que se consigam manter nas tuas condições.

Como já escrevi atrás, podes verificar aqui no fórum e aqui Tropica

Obrigada Hugo, vou fazer isso.

Hoje também vou novamente à Mania dos Peixes e falo lá com o Nuno sobre isso.

Relativamente à iluminação, vou montar hoje uma régua com 2 PLL de 55W. Vai melhorar acho, porque neste momento tem 2 T8 de 30W.

Obrigada

Magda

O meu belo aquário...

vistafrontal.png

Igapó

Publicado:
Melhorar no sentido de teres mais luz isso sem dúvida, hehehe mas sim em principio irá melhorar, tb depende das lâmpadas que forem escolher.

Em principio iremos manter as calha que temos de 2 x 30W uma flora glow e um sylvania e iremos acrescentar uma DIY com duas destas...

DULUX L 55 W/865

Colour temperature 6000 K

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 865

Luminous flux 4800 lm

O que acham?

novaimagemx.png

Igapó

Publicado:
Acho que deves alargar os espectros das lâmpadas que vais colocar, como não faço ideia quais são os espectros da Sylvania e da Flora gow.... não posso ajudar :?

os espectros são os kelvins? ou tem a ver com o factor light colour?

novaimagemx.png

Igapó

Publicado:
O que perguntava era isto:

Colour temperature 6000 K

As PLL que vou por são ambas de 6000K e a minha duvida é se mantenho as duas T8 que tenho:

1. Osram L30W/77 Fluora

Type L 30 W/77

Rated wattage 30 W

Luminous flux lm 1000

Length l max. 895 mm

Diameter d max. 26 mm

2. Sylvania GRO-LUX F30W/GRO

Item description F30W/GRO

Watt. (W) 30

Max. Over. Length (mm) 908.8

Diameter (mm) 26

Light output (lm) na

CRA (RA): 6

TC: 8500K

Não será luz a mais? Que espectro me fica a faltar?

novaimagemx.png

Igapó

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!