Iluminação T5 vs PLL


Recommended Posts

Caros aquariofilistas,

 

tenho neste momento um aquário de 100x50x45cm, com uma calha com 2x30W T8 e gostaria de a alterar para 4x39W T5 ou 4x55W PLL, qual me aconselham? Ou que outras sugestões têm?

 

Que materiais iria precisar em cada uma?

 

Existem destas calhas já feitas, alguém sabe o seu preço?

 

Para as T5 de 39W qual é o comprimento que existe? Existem casquilhos duplos estanques? Esta é a potencia máxima para o comprimento do meu aquário?

 

 

No que diz respeito às Pll posso por uma de cada lado da calha por acho que são de 42cm? os casquilhos são estanques também? que tipo de balastros levam estas lâmpadas.

 

 

Como vêm, as duvidas são muitas e estou ainda por me decidir.

 

Agradecia a vossa ajuda.

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Se colocares uma placa de acrílico por baixo das lâmpadas a isolar a calha de iluminação.. não necessitas de casquilho estanque.

Grande parte das soluções comerciais que se encontram nas lojas são feitas desta maneira.

 

Tenho uma calha 4x36W PLL da Boyu e o meto de isolamento é o descrito na citação.

 

A diferença entre PLL e T5, penso eu que seja que as PLL são basicamente tubos T5 dobrados...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos pelo esclarecimento, entretanto já optei por PLL e vou fazer uma calha DIY com duas PLL's de 55W a ver se depois já fico com margem para evoluir um bom plantado....

 

Agora só falta saber que lâmpadas PLL ponho? Como as combino, é que não sei nada sobre os indices de cor e K e lm

 

 

DULUX L 55 W/835

Colour temperature 3500 K

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 835

Luminous flux 4800 lm

 

DULUX L 55 W/840

Colour temperature 4000 K

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 840

Luminous flux 4800 lm

 

DULUX L 55 W/840 CONSTANT

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 840

Luminous flux 4800 lm

 

DULUX L 55 W/865

Colour temperature 6000 K

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 865

Luminous flux 4800 lm

 

DULUX L 55W/880

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 880

Luminous flux 4100 lm

 

DULUX L 55 W/930

Colour temperature 3000 K

Colour rendering group 1A

Colour rendering index Ra ≥ 90

Light colour 930

Luminous flux 4000 lm

 

DULUX L 55 W/940

Colour temperature 3800 K

Colour rendering group 1A

Colour rendering index Ra ≥ 90

Light colour 940

Luminous flux 4000 lm

 

DULUX L 55 W/954

Colour temperature 5400 K

Colour rendering group 1A

Colour rendering index Ra ≥ 90

Light colour 954

Luminous flux 4000 lm

 

 

 

Ajudem me lá!! Agradecia um esclarecimento dos gurus das plantas!!! eheheheh (A pergunta da praxe será mesmo, será que esta luz dá para a Cuba?) lol lol

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, o alguns parâmetros já estam vistos...

 

Colour Temperature: Temperatura de cor

 

Expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos a referir-mo-nos ao calor físico da lâmpada, mas sim à tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara torna-se mais estimulante.

 

Colour Rendering Group: habilidade da lâmpada em reproduzir a verdadeira cor do objecto

 

Group Ra Importance Typical application

 

1A 90...100 accurate colour matching Galleries, medical examinations, colour mixing

1B 80...90 accurate colour judgement Home, hotels, offices, schools

 

 

 

Light colour: Spectral power distribution of fluorescent lamps (white light) - Distribuição das várias cores no espectro da luz branca, quanto mias alto este valor, mas branca será a luz emitida.

 

 

Luminous flux: O fluxo luminoso é a quantidade de luz emitida em todas as direcções por uma fonte luminosa.

 

E não menos importante:

 

Eficiência luminosa de uma lâmpada: É calculada pela divisão entre o fluxo luminoso emitido em lúmens e a potência consumida pela lâmpada em Watt. A unidade de medida é o lúmen por Watt (lm/W). Uma lâmpada proporciona uma maior eficiência luminosa quando a energia consumida para gerar um determinado fluxo luminoso é menor do que da outra.

 

Exemplos:

Lâmpada de incandescência de 100 W: 1500 lm. Eficiência luminosa = 1500 / 100 = 15 lm/W

Lâmpada fluorescente de 40 W: 2600 lm. Eficiência luminosa = 2600 / 40 = 65 lm/W

 

 

 

Agora preciso de saber aplicar estes conceitos à aquariofilia e para isso precisava de ajuda, qual a melhor luz para as plantas?

Editado por stroops

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

... Quanto mais alta a temperatura de cor , mais branca é a cor da luz.

Isso não é totalmente verdade.

Acima dos 6000~6500 K, aos nossos olhos, a luz resultante passa a ser azulada, e não branca.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual me aconselham então?

 

estou muito inclinado para por duas destas

 

 

DULUX L 55 W/865

Colour temperature 6000 K

Colour rendering group 1B

Colour rendering index Ra 80...89

Light colour 865

Luminous flux 4800 lm

 

o que acham?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei por pôr 2x55W de 7500k que arranjei numa loja de aquariofilia, bem a diferença é simplesmente brutal! Agora o problema é mesmo o isolamento, amanha vou tentar ir as compras e tentar arranjar uma manga termo retratil... alguém sugere outra coisa sem ser o acrílico que não tenho espaço nem como o por no aquário?

Dêem uma vista de olhos...

 

novaimagemx.png

Igapó

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.