Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas Pessoal.

Desde já os meus parabéns pelo fantástico forum que oferecem, a todos os apaixonados e aos novatos que pretendem dar vida à "sala lá de casa".

No passado Sábado, inicei-me na aquarofilia!

Andava cheio de entusiasmo e por pouco não comprei um aquário de 100Litros (azar dos azares porque o mesmo estava estalado e riscado!!!)

A boa noticia é que na semana seguinte consegui comprar um aquário de 60litros , com lampada, filtro e termostasto por 49.90€ :).gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

imag0063f.jpgimag0066lt.jpg

Comprei apenas 4 kilos de areão e mais 1 kilo de um areão azul (péssima compra!!!)

Depois disso decidi comprar 3 plantas (só conheço o nome de uma a "anubia").

Ontem finalmente coloquei o primeiro peixe, após alguns testes à água e de forma a dar uma vidinha.

Comprei 1 abelhinha

02.jpg

Do momento tenho controlado os niveis de ph, no2, e "afins" com tiras rápidas de 5testes.

Vou colocar mais areão e umas plantinhas, durante esta semana ver se compro o limpa fundos e limpa vidros.

Durante as próximas semana vou tentar colocar uns 6xneons, 2xescalares e 2xguppys.

Espero colocar mais fotos e aguardo por alguns feedbacks.

Nota:

É o meu primeiro contacto com a aquarofilia :P.gif' class='bbc_emoticon' alt='biggrin' />

Tenho fertilizantes para as plantas e aquasafe (sei que para alguns não é nada de especial, mas para mim já é um passo muito grande )

Comentem :dance:

NOVAS FOTOS NO FINAL DA PÁGINA.

Editado por ruimpr
Publicado:

Ok.

Obrigado pela Dica (sei que os meus testes rápidos medem o No2 e No3, pelo que vou verificar diariamente os valores dos testes 5em1).

Só com base nesses valores é que vou decidir se coloco ou não mais peixes.

Para as plantas, comprei umas "bolinhas", uma vez que não tinha feito nenhuma mistura no areão.

A anúbia vou tentar desenterrar um pouco, mas o problema é se fica "boiar".

Estou interessado em comprar um tronco, mas ainda não vi nenhum engraçado.

Vou colar um painel azul escuro/claro em vez dos famosos paines que oferecem cheios de plantas e peixes (que curiosamente detesto!).

A lâmpada sei que é de 15w, desconheço é a intensidade, mas segundo um amigo meu deve ser de 6400k.

Hoje já me oferecerem umas plantinhas, que também as vou colocar.

Se tiver tempo aproveito e compro mais uns 4 kilos de areão de modo a cobrir o areão azul! e dar mais altura e outro design mais completo no aquário.

De momento o desafio é manter o niveis adequados e claro , continuar a ver abelhinha viva...

Obrigado pelas dicas.

Publicado:

Eu se fosse a ti, retirava mesmo o areão azul...Se metes misturado, é capaz de voltar ao de cima e fazer mal aos olhos...lol.

Já te falaram do ciclo de azoto...Não metas peixes nas próximas duas/três semanas pelo menos, uma vez que nessas tiras não mede a amónia. Esses testes podem dar tudo bem e a amónia estar num nível tóxico (acredita que neste momento está)...Só depois de a amónia baixar é que vão aumentar os nitratos (NO3)e os nitritos(NO2). Aí é que vais poder medir. E vais ver que vão disparar com uma facilidade...

Atenção que escalares e guppys são peixes de águas diferentes. Os escalares (tal como os neons) preferem águas ácidas e os guppys são peixes de águas alcalinas.

Quanto à anúbia, desenterra e prende-a a uma pedra ou ao tal tronco (atenção que antes de pores o tronco, tens que o ferver, deixar uns dias de molho de forma a perder a cor e que baixa o pH - procura toda a informação pesquisando no fórum) com fio de nylon.

Publicado:

o areão deve ser o mais natural possível e penso que é aconselhável ser um pouco escuro. Depende também dos peixes a introduzir no aquário. Dou um conselho...no entusiasmo não metas peixes a mais, nem alguns que provoquem desequilíbrio. Boas sorte!

Salreta

Publicado:

Ok pessoal,

Obrigado pelas dicas.

Por muito que custe... A abelhina está a ser cobaia, e esperemos que resista à primeira semana...

Vou mesmo tentar tirar o areão azul e aproveito para desenterrar a anúbia.

Hoje aproveito para colocar mais umas plantas e dar uma noção de maior profundidade no aquário.

Amanhã coloco fotos da evolução :dance:

Publicado:

Boas,

O que queres dizer com colocar bacterias?

Utilizei aquasafe, segundo indicações do "kit do aquário", creio que reduz os niveis de Cloro e torna a água da torneira amigável para os peixinhos.

Ao contrário da abelhinha, que ainda nem fez 24horas.

Noto que as plantas estão vivas e apresentam sinais de crescimento, começam a ficar firmes e cores vivas (ok confesso, a anúbia não parece estar tão saudável como as outras.)

Também estão aparecer vestigios de "musgo"? na rocha e na anúbia.

Coloquei pelo menos uns 2 litros de água que vinha com a abelhilha, a sugestão do sr. da loja de animais.

Actualmente e desde o primeiro dia a temperatura da água anda nos 28-29 , com termostato desligado.

A sala é quente e a própria lampada parece emitir pelo menos 1-2graus (a mais) tendo em conta as minha medições no termometro.

29graus parece ser o limite, mas não estou a ver forma de manter abaixo dos 28-27...

Publicado:

Realmente este forum é fantástico.

Hoje à noite vou-me dedicar um bocadito à decoração do aquário para tratar das plantinhas.

Próximos passos:

Colocar mais umas plantas

Colar um fundo azul marinho/escuro

Aguardar que o peixe sobreviva!

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas Pessoal,

Ao fim de 13 Dias, tive a baixa de 2 nariz de bebados.

Entretanto coloquei mais 1 guppy macho e 1 abelhinha.

Vamos aguardar para ver como os peixinhos se dão, mas o que é certo é que os niveis de NO2 e NO3 começaram a baixar...

121020091.jpg121020092.jpg

121020093.jpg121020094.jpg

121020095.jpg

Até Breve

Publicado:

Boas.

Segundo um amigo meu, e depois das análises que ele me pediu para realizar, não se mostrou muito preocupado com a colocação destes peixes.

Ele vai dar-me "hoje em principio" umas plantas de superficie que combatem o pico da amónia.

Só coloquei mesmo os peixes como recomendação dele.

Vamos aguardar...

Em relação às pedras bicudas, se eles se magoam ou não , é uma boa questão.

Se me recomendarem eu retiro as pedras. :music_singguitar:

Já agora, com a colocação de pedras mármore, consigo subir o ph?

Publicado:

Boas,

Actualmente os meus níves:

NO2 Perto do 0

NO3 perto do 25

Penso que estou a finalizar o meu ciclo, digamos que actualmente tenho o aquário +/- 15 dias.

Preciso de dicas para tentar subir o PH, anda na casa dos 6,8 (cor aproximada no teste da JBL - tiras).

Coloquei mármore a julgar que iria subir o PH, mas não me parece que esteja a provocar alguma alteração, por sua vez parece que o nivel de densidade (kh?) caiu ligeiramente.

Está relaccionado com a colocação do marmore?

Abraços e obrigado

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!