ruimpr Publicado Outubro 1, 2009 Publicado Outubro 1, 2009 (editado) Boas Pessoal. Desde já os meus parabéns pelo fantástico forum que oferecem, a todos os apaixonados e aos novatos que pretendem dar vida à "sala lá de casa". No passado Sábado, inicei-me na aquarofilia! Andava cheio de entusiasmo e por pouco não comprei um aquário de 100Litros (azar dos azares porque o mesmo estava estalado e riscado!!!) A boa noticia é que na semana seguinte consegui comprar um aquário de 60litros , com lampada, filtro e termostasto por 49.90€ .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Comprei apenas 4 kilos de areão e mais 1 kilo de um areão azul (péssima compra!!!) Depois disso decidi comprar 3 plantas (só conheço o nome de uma a "anubia"). Ontem finalmente coloquei o primeiro peixe, após alguns testes à água e de forma a dar uma vidinha. Comprei 1 abelhinha Do momento tenho controlado os niveis de ph, no2, e "afins" com tiras rápidas de 5testes. Vou colocar mais areão e umas plantinhas, durante esta semana ver se compro o limpa fundos e limpa vidros. Durante as próximas semana vou tentar colocar uns 6xneons, 2xescalares e 2xguppys. Espero colocar mais fotos e aguardo por alguns feedbacks. Nota: É o meu primeiro contacto com a aquarofilia .gif' class='bbc_emoticon' alt='biggrin' /> Tenho fertilizantes para as plantas e aquasafe (sei que para alguns não é nada de especial, mas para mim já é um passo muito grande ) Comentem NOVAS FOTOS NO FINAL DA PÁGINA. Editado Outubro 12, 2009 por ruimpr Citar
ruimpr Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 Ok. Obrigado pela Dica (sei que os meus testes rápidos medem o No2 e No3, pelo que vou verificar diariamente os valores dos testes 5em1). Só com base nesses valores é que vou decidir se coloco ou não mais peixes. Para as plantas, comprei umas "bolinhas", uma vez que não tinha feito nenhuma mistura no areão. A anúbia vou tentar desenterrar um pouco, mas o problema é se fica "boiar". Estou interessado em comprar um tronco, mas ainda não vi nenhum engraçado. Vou colar um painel azul escuro/claro em vez dos famosos paines que oferecem cheios de plantas e peixes (que curiosamente detesto!). A lâmpada sei que é de 15w, desconheço é a intensidade, mas segundo um amigo meu deve ser de 6400k. Hoje já me oferecerem umas plantinhas, que também as vou colocar. Se tiver tempo aproveito e compro mais uns 4 kilos de areão de modo a cobrir o areão azul! e dar mais altura e outro design mais completo no aquário. De momento o desafio é manter o niveis adequados e claro , continuar a ver abelhinha viva... Obrigado pelas dicas. Citar
crush Publicado: Outubro 1, 2009 Publicado: Outubro 1, 2009 Eu se fosse a ti, retirava mesmo o areão azul...Se metes misturado, é capaz de voltar ao de cima e fazer mal aos olhos...lol. Já te falaram do ciclo de azoto...Não metas peixes nas próximas duas/três semanas pelo menos, uma vez que nessas tiras não mede a amónia. Esses testes podem dar tudo bem e a amónia estar num nível tóxico (acredita que neste momento está)...Só depois de a amónia baixar é que vão aumentar os nitratos (NO3)e os nitritos(NO2). Aí é que vais poder medir. E vais ver que vão disparar com uma facilidade... Atenção que escalares e guppys são peixes de águas diferentes. Os escalares (tal como os neons) preferem águas ácidas e os guppys são peixes de águas alcalinas. Quanto à anúbia, desenterra e prende-a a uma pedra ou ao tal tronco (atenção que antes de pores o tronco, tens que o ferver, deixar uns dias de molho de forma a perder a cor e que baixa o pH - procura toda a informação pesquisando no fórum) com fio de nylon. Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
salreta Publicado: Outubro 1, 2009 Publicado: Outubro 1, 2009 o areão deve ser o mais natural possível e penso que é aconselhável ser um pouco escuro. Depende também dos peixes a introduzir no aquário. Dou um conselho...no entusiasmo não metas peixes a mais, nem alguns que provoquem desequilíbrio. Boas sorte! Citar Salreta
ruimpr Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 Ok pessoal, Obrigado pelas dicas. Por muito que custe... A abelhina está a ser cobaia, e esperemos que resista à primeira semana... Vou mesmo tentar tirar o areão azul e aproveito para desenterrar a anúbia. Hoje aproveito para colocar mais umas plantas e dar uma noção de maior profundidade no aquário. Amanhã coloco fotos da evolução Citar
crush Publicado: Outubro 1, 2009 Publicado: Outubro 1, 2009 Esqueci-me de dizer, gostos são gostos, mas como papel de fundo, acho que preto ou azul marinho escuro fica melhor...Realçam mais as cores das plantas e dos peixes. Nada de cores vivas, os peixes não gostam (como o areão azul lol) Citar [ Aquário de 100 litros ] [ Manual de iniciação ] [ TPA ]
ruimpr Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 Boas, O que queres dizer com colocar bacterias? Utilizei aquasafe, segundo indicações do "kit do aquário", creio que reduz os niveis de Cloro e torna a água da torneira amigável para os peixinhos. Ao contrário da abelhinha, que ainda nem fez 24horas. Noto que as plantas estão vivas e apresentam sinais de crescimento, começam a ficar firmes e cores vivas (ok confesso, a anúbia não parece estar tão saudável como as outras.) Também estão aparecer vestigios de "musgo"? na rocha e na anúbia. Coloquei pelo menos uns 2 litros de água que vinha com a abelhilha, a sugestão do sr. da loja de animais. Actualmente e desde o primeiro dia a temperatura da água anda nos 28-29 , com termostato desligado. A sala é quente e a própria lampada parece emitir pelo menos 1-2graus (a mais) tendo em conta as minha medições no termometro. 29graus parece ser o limite, mas não estou a ver forma de manter abaixo dos 28-27... Citar
ruimpr Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 Realmente este forum é fantástico. Hoje à noite vou-me dedicar um bocadito à decoração do aquário para tratar das plantinhas. Próximos passos: Colocar mais umas plantas Colar um fundo azul marinho/escuro Aguardar que o peixe sobreviva! Citar
ruimpr Publicado: Outubro 12, 2009 Autor Publicado: Outubro 12, 2009 Boas Pessoal, Ao fim de 13 Dias, tive a baixa de 2 nariz de bebados. Entretanto coloquei mais 1 guppy macho e 1 abelhinha. Vamos aguardar para ver como os peixinhos se dão, mas o que é certo é que os niveis de NO2 e NO3 começaram a baixar... Até Breve Citar
João Paulo Viegas Publicado: Outubro 12, 2009 Publicado: Outubro 12, 2009 Olá Essas pedras não serão um pouco afiadas demais? Às vezes numa correria pelo aqua algum peixe poderá magoar-se, não? Acho eu... Citar Ajuda em Aquariofilia Mas que raio é o Ciclo do Azoto? ex-membro FinwePalintir
ruimpr Publicado: Outubro 12, 2009 Autor Publicado: Outubro 12, 2009 Boas. Segundo um amigo meu, e depois das análises que ele me pediu para realizar, não se mostrou muito preocupado com a colocação destes peixes. Ele vai dar-me "hoje em principio" umas plantas de superficie que combatem o pico da amónia. Só coloquei mesmo os peixes como recomendação dele. Vamos aguardar... Em relação às pedras bicudas, se eles se magoam ou não , é uma boa questão. Se me recomendarem eu retiro as pedras. Já agora, com a colocação de pedras mármore, consigo subir o ph? Citar
ruimpr Publicado: Outubro 15, 2009 Autor Publicado: Outubro 15, 2009 Boas, Actualmente os meus níves: NO2 Perto do 0 NO3 perto do 25 Penso que estou a finalizar o meu ciclo, digamos que actualmente tenho o aquário +/- 15 dias. Preciso de dicas para tentar subir o PH, anda na casa dos 6,8 (cor aproximada no teste da JBL - tiras). Coloquei mármore a julgar que iria subir o PH, mas não me parece que esteja a provocar alguma alteração, por sua vez parece que o nivel de densidade (kh?) caiu ligeiramente. Está relaccionado com a colocação do marmore? Abraços e obrigado Citar
Recommended Posts