Primeiro teste à água + dúvidas

.miguel.

Recommended Posts

Como saber se colocas comida a mais?

Toda a comida que colocares, deve ser comida num espaço de 2 minutos no máximo. Isto inclui a que flutua, como a que vai para o fundo. Se passar desse tempo, é porque colocaste demasiado. Deves ir reduzindo.

Para ajudar a baixar os níveis de nitratos e de amónia, para além da TPA e das bactérias, podes deixar os peixes sem comida durante um dia. Não te preocupes que eles não morrem. Há aquariofilistas que inclusive não dão comida durante um dia, uma vez por semana.

Podes limpar o filtro à vontade, desde que o limpes em água tirada do aquário (a mais limpa). Um filtro bem limpo, faz com que baixe esses valores. Faz também uma boa aspiração do fundo, é lá que se acumula a maior parte dos restos de comida e das fezes dos peixes. Nessa zona é também onde há mais nitratos.

Não penses que os peixes comem até deixarem de ter fome. Eles não sabem quando estão cheios ou não. Vão comendo até a comida acabar. Por isso podem parecer-te comilões, mas na verdade, só estás é a dar comida a mais.

Partilhar nas redes sociais

• Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Devo dizer que a Crystalred é um bom sitio para encomendar vivos.

Qualquer problema eles estão sempre prontos a solucionar da melhor forma possível.

Não tenho dúvidas jbrazio, o problema no meu caso e no caso do inexperiente é de facto estar-mos a 1000 kms de distancia, aliando ainda o facto do manuseamento nos transportes, taditos dos vivos, chegavam à ilha com outra categoria qualquer, mas "vivos", tenho pouca fé!!!

Vai uma mordidela?

Bite

Como saber se colocas comida a mais?

Estou sem dúvida :whocares:, (estava até ontem) dois/três minutos minutos é o que estou neste momento a fazer, fiz novamente hoje o teste e ainda está com valores parecidos, ou seja nos 0,5.

Fiz o tpa de cerca de 15 a 20%, e como referiu o AGA, nada de novo e não zerou, (li o teu post um pouco tarde, infelizmente). Contudo amanha tentarei novo tpa desta vez com uma maior quantidade de água retirada, aproveito igualmente a dica do crush e "lavo" todas as matérias com essa mesma àgua.

A ver se é desta que o meu problema fica solucionado. Dicas não faltam e agradeço desde já a todos!!!

Abraço

Macastro

Vai uma mordidela?

Bite

Eita... não é bem assim. Como é que achas que os peixes chegam à loja?? De avião. Eu também coloquei essa questão e eles acondicionam bem os peixes. Após ciclagem e estabilização do aqua, estou a pensar em fazer uma encomenda de peixes (relativamente pequena) à CrystalRed. Se depois, quiseres dividir os portes, avisa-me.

A encomenda deve ser bem organizada (pedir os peixes numa 5ª feira, seria um absurdo), ou com feriados/greve CTT pelo meio, idem...

Eita... não é bem assim. Como é que achas que os peixes chegam à loja?? De avião. Eu também coloquei essa questão e eles acondicionam bem os peixes. Após ciclagem e estabilização do aqua, estou a pensar em fazer uma encomenda de peixes (relativamente pequena) à CrystalRed. Se depois, quiseres dividir os portes, avisa-me.

A encomenda deve ser bem organizada (pedir os peixes numa 5ª feira, seria um absurdo), ou com feriados/greve CTT pelo meio, idem...

ok ok ok, se o dizes tudo bem, sinceramente eu fico reticente, no caso das lojas acredito que seja um pouquino diferente, mais peixes, maiores espaços, talvez caixas apropriadas etc, mas sou suspeito, não conheço o sistema e por isso prefiro não arriscar.

Quanto a peixes, estou neste momento com o limite máximo atingido :whocares: , mais peixes está fora de questão mas obrigado na mesma.

Vai uma mordidela?

Bite

Se limpas-te o filtro a menos de 2 semanas e não notas perda de caudal não o limpes, ou então isso vai demorar mais tempo a ciclar.

Não limpei o filtro, apenas retirei de lá a água que tinha e a terra do fundo, ou seja nas matéria filtrantes nem toquei, se calhar o deva fazer.

Vai fazendo os tpas que tens feito e larga os testes, espera mais meia-duzia de dias antes de fazeres testes, não é por fazeres os testes que as bacterias se vão formar mais depressa.

Compreendo

Agora não te esqueças de uma coisa, depois da amonia a zero vais ter o pico de nitritos, não entres em stress, tpas muitas tpas e pouca comida.

Tentarei não stressar :whocares:

Vai uma mordidela?

Bite

Vivas,

Depois de novo tpa, passei por água as matérias filtrantes com essa mesma água retirada. Testes, nada de novo, comida essa foi bem reduzida, a ver o que o tempo nos espera.

Entretanto uma foto (de péssima qualidade, reconheço, mas foi o possível com o telemóvel) para que possam dar as vossas opiniões. Sff usem e abusem das palavras :puppydogeyes:

29102009395.jpg

29102009401.jpg

29102009394.jpg

Editado por .miguel.

Vai uma mordidela?

Bite

:o

Está bonito pá...

Agora não descures as TPA´s e tem cuidado com o aumento da amónia e nitritos (com a fauna que tens não é difícil).

Se notares aumento não hesites em aumentar a frequência e/ou volume das TPA's (desde que abaixo dos 50%).

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

@.miguel.

Tenho acompanhado o teu tópico com algum interesse, já era para ter manifestado a minha opinião mas como andavas às voltas com os parametros, não quis incomodar.

Eu só tenho um apontamento a fazer é em relação ás pedras, não gosto muito de pedras do tipo que tens, parecem muito rectilineas, e já agora podias arranjar um contraste de cores nas plantas, arranjar algumas de outro tipo e mesmo de cor.

De resto continua com o bom trabalho e se possível coloca fotos de grandes planos dos teu peixes, parecem muito "fishes"

721_670.png

@.miguel.

Tenho acompanhado o teu tópico com algum interesse, já era para ter manifestado a minha opinião mas como andavas às voltas com os parametros, não quis incomodar.

Eu só tenho um apontamento a fazer é em relação ás pedras, não gosto muito de pedras do tipo que tens, parecem muito rectilineas, e já agora podias arranjar um contraste de cores nas plantas, arranjar algumas de outro tipo e mesmo de cor.

De resto continua com o bom trabalho e se possível coloca fotos de grandes planos dos teu peixes, parecem muito "fishes"

karminzo.

Obrigado pela tua atenção a este tópico, realmente ando às voltas, primeiro a perceber o que são os testes, depois interpreta-los e claro gerir os valores, alguma confusão para um iniciante, mas com a ajuda de todos e algumas leituras até se faz kkk

Em relação às pedras na altura gostei, neste momento ... assim assim, aliás retirei uma delas (da direita) mas acho que para já o vou manter assim, pelo menos até ver.

Quanto às plantas, bem, um pouco mais complicado, pois estou limitado (muito mesmo) à fraca iluminação daí optar basicamente pelas anubias, feto de java ... o aquário tem tampa e só consigo lá colocar uma lâmpada, ando às voltas com uma ou outra solução mas não está fácil.

Abraço

Miguel

Vai uma mordidela?

Bite

Projectos de calhas não faltam na área DIY ou até mesmo no Google.

O meu aquário tinha tampa e duas lâmpadas T8.. puxei dos cordões a bolsa e comprei uma calha com 4xT5.. tive de retirar a tampa mas isso para mim não era problemático.

Vivas Jbrazio,

O meu problema não é esse, se calhar até nem me importava gastar umas massas extra, agora repara, tenho o aquário no meio da sala de estar, logo algo inestético não vem nada a calhar ;)

Ainda assim se tiveres alguma boa opção em mente avisa ;)

Abraço.

Vai uma mordidela?

Bite

Vivas,

Tenho neste momento mais uma pequena dúvida, acreditem que muito tenho lido aqui no fórum, mas ao que parece o tema não gere unanimidade. Então é assim, com o meu filtro, junto com todas as matérias filtrantes foi igualmente fornecido um pequeno saco com carvão, nesta fase (ao que entendo final do ciclo), e/ou posteriormente, devo manter? ou pelo contrário é benéfico a sua remoção?

:flick_tongue:

Abraço,

Miguel

Vai uma mordidela?

Bite

Vivas,

Tenho neste momento mais uma pequena dúvida, acreditem que muito tenho lido aqui no fórum, mas ao que parece o tema não gere unanimidade. Então é assim, com o meu filtro, junto com todas as matérias filtrantes foi igualmente fornecido um pequeno saco com carvão, nesta fase (ao que entendo final do ciclo), e/ou posteriormente, devo manter? ou pelo contrário é benéfico a sua remoção?

:flick_tongue:

Abraço,

Miguel

O carvão só deve ser usado em caso de após medicação no aqua, para remover os mesmos. Se usares o carvão, a água fica de facto cristalina, mas por outro lado, faz mal às plantas e impede o tronco/turfa/plantas, baixem o pH da água.

O meu pH estava a 8.2. Tinha plantas e tronco e a água não se alterava. Não ficava cor de chá (por causa do tronco e esse era um dos objectivos), nem tão pouco o pH se alterava. Retirei a esponja do filtro e em menos de uma semana, o pH foi baixando lentamente, até chegar aos 7.2

O carvão só deve ser usado em caso de após medicação no aqua, para remover os mesmos. Se usares o carvão, a água fica de facto cristalina, mas por outro lado, faz mal às plantas e impede o tronco/turfa/plantas, baixem o pH da água.

O meu pH estava a 8.2. Tinha plantas e tronco e a água não se alterava. Não ficava cor de chá (por causa do tronco e esse era um dos objectivos), nem tão pouco o pH se alterava. Retirei a esponja do filtro e em menos de uma semana, o pH foi baixando lentamente, até chegar aos 7.2

Vivas,

Mais uma vez obrigado inexperiente, não me refiro à esponja, mas sim um saco com carvão lá dentro, pelo que dizes talvez deva tira-lo. Ajuda as plantas certo? outro reparo é que tenho o PH baixo, talvez devido ao uso de co2 (digo eu), se retirar o carvão não corro o risco de o baixar ainda mais tal como referes no teu post??????

Abraço.

Vai uma mordidela?

Bite

Que eu saiba o carvão não tem efeito tampão, logo não entendo porque o carvão não deixava baixar o ph.

Alias acho muita ma ideia retirar o carvão nesta altura do campeonato, e é bem provável que ao retirares o carvão voltes a ter outro pico de amónia (isto aconteceu comigo), o carvão também é um bom meio de fixar bactérias e é pouco afecta as plantas.

Eu esperava mais um mês antes de o tirar.

Relativamente a luz nada é mais bonito que um aquário destapado com uma calha de alumínio em cima, as tampas de madeira acho que ficam muito pesadas esteticamente, o único senão é a evaporação de agua porque vais ter de repor a agua quase todos os dias.

Vivas,

Lá está a controvérsia que falava, e acreditem que estou mesmo baralhado em relação ao carvão kkkk, relativamente à iluminação a madeira está mesmo fora de questão (gostos pessoais, claro) ando a pensar nisto:

Dados Técnicos:

volt: AC230V

modelo:PL-1200

potencia:PL-36Wx4--7200Kelvins

comprimento:1200mm

plblampad05.jpg

Sugestões?!!

Abraço,

Miguel

Vai uma mordidela?

Bite

Que eu saiba o carvão não tem efeito tampão, logo não entendo porque o carvão não deixava baixar o ph.

Anula as propriedades do tronco/turfa em relação a baixar o pH. Não faz efeito tampão, não era isso que me referia, mas ao anular o efeito de outras coisas, impede que baixe o pH.

Sim miguel, é bem provavel, que se tirares o carvão, que o pH baixe mais (devido ao tronco/plantas).

"Filtração Química

Filtração Química é a remoção de substâncias dissolvidas na água do aquário a nível molecular. Estas substâncias, quanto à sua natureza, podem ser polarizadas (íons) e não polarizadas (moléculas). O método mais empregado para este tipo de filtração consiste em passar a água por uma camada de Carvão Ativado (CA), que é mais eficiente para a remoção de moléculas, mas que funciona também com alguns íons.

O CA pode conter elevados níveis de fosfato (nas cinzas internas), que poderá ser dissolvido na água do aquário. Isso é particularmente nocivo ao aquarismo marinho, mas também não é bom para os aquários de água doce. Portanto, ao adquirirmos CA deveremos dar preferência aos especificamente produzidos para utilização em aquários.

Este problema pode ser diminuído fazendo-se a imersão prévia do CA em água limpa (renovada), algum tempo antes de sua utilização (2 a 3 semanas). Com isso estaremos fazendo uma dissolução prévia do fosfato e outros materiais, porventura existentes, atenuando seus efeitos.

Existe por parte de alguns aquaristas uma preocupação em relação à adsorção pelo CA de nutrientes minerais vitais requeridos pelo ecossistema do aquário. Ocorre que o esgotamento de nutrientes minerais é algo que ocorrerá tanto em aquários plantados como em aquários marinhos pelo consumo dos organismos vivos, e isso ocorrerá com ou sem a presença do CA no sistema. Considera-se que os ganhos proporcionados por sua utilização são suficientemente grandes em relação aos “prejuízos”, para justificar plenamente sua utilização.

A utilização do CA deve ser suspensa enquanto estivermos administrando algum medicamento, adubação química, etc., na água, pois o CA poderá absorver da água os remédios ou alguns produtos químicos de maneira seletiva, prejudicando os resultados pretendidos.

CA já utilizado pode ser (parcialmente) reativado domesticamente aquecendo-o no forno a cerca de 150 oC e lavando-o em água pura sucessivamente. Através deste processo será feita a eliminação dos gases aprisionados, permanecendo porém no interior dos poros as moléculas de material mais pesado (ex.: metais tóxicos), que não serão eliminadas pelo aquecimento, razão pela qual este procedimento é contra-indicado em aquarismo. Apenas em laboratórios, com equipamentos adequados e testes apropriados a recuperação poderá ser feita com segurança.

Felizmente o custo do CA é suficientemente reduzido, possibilitando-nos usá-lo em quantidades razoáveis. É recomendável lavar bem o carvão antes de utilizá-lo, para remover o pó que sempre se acumula em sua superfície.

Quanto de CA utilizar é uma recomendação difícil de ser feita, mas se verifica que a utilização de quantidades menores, com trocas mais freqüentes funciona melhor do que o oposto. Como ponto de partida, experimente usar 250 ml (1 copo de requeijão) para cada 150 litros de água, fazendo trocas mensais do CA. Não se deve utilizar carvão comum (vegetal ou animal) em substituição ao Carvão Ativado.

Além do CA diversos outros materiais foram desenvolvidos para a filtragem química. Um deles é a argila de zeolita, capaz de remover amônia da água. Útil para emprego por curtos períodos, pode se tornar prejudicial a longo prazo. Interfere também na ciclagem de aquários novos, impedindo a formação das colônias de bactérias.

Outro tipo de substâncias, relativamente recentes, que podem ser utilizadas para a filtração química são as Resinas Deionizadoras, formadas por materiais (há diversos tipos), que possuem a capacidade de retirar (absorver) íons dissolvidos na água. São bastante eficientes, mas possuem atualmente custos bem mais elevados do que o CA, possuindo porém em alguns casos a capacidade de absorver substâncias sobre as quais o CA não tem capacidade de adsorção.

Os filtros do tipo Skimmer possuem pronunciada atuação na remoção de detritos químicos, sendo hoje largamente utilizados em aquarismo marinho. "

IN: Conceitos Básicos e Recomendações

Editado por inexperiente

A Eheim recomenda o uso de CA durante um período de 15 dias em utilização, após o qual recomenda retirar o mesmo do filtro.

Sim, é verdade.

Mas penso que seja essencialmente para eliminar tóxicos decorrentes da montagem (eventualmente do próprio filtro).

A opinião do Isménio tem razão de ser: se o aquário ainda não está ciclado, o carvão pode estar a ajudar a diminuir amónia e nitritos (a menos que já esteja saturado) e por isso mais vale deixar ficar até não existirem.

Cumps

Não querendo desmistificar nada, porque acho que os mitos dão uma certa mística ao hobbie (notaram a redundância ?)..

Eu faço start a um aquário e meto os peixes no próprio dia ! Qual o truque ? Prime, Cycle e Clarity. *sharam*

Fora de brincadeiras, a probabilidade de dar para o torto é muito grande para alguém que esteja a pegar nisto pela primeira vez, no entanto:

- Os peixes são bichos bastante mais resistentes do que alguém pensa após ler 90% dos tópicos.

- A Amónia é fácil de controlar se a agua da rede tiver zero de Amónia.

Não é habitual a água de rede ter amónia (nem pode), logo concordo.

- TPA com >50% de agua não matam nada nem ninguém.

Concordo, desde que a água no aquário não seja muito diferente da rede, por isso eu defendo as TPA´s periódicas, mesmo que esteja tudo bem. Por isso eu também disse que ele deveria fazer TPA´s que se vissem.

Isto funciona desde que a carga de peixes não seja brutal.

Na há cá mariquice dessas de carvão nem efeitos tampão nem o ... :music_singguitar:

Então o Prime o Cycle e o Clarity são o quê? (não são mariquices?) ;) - No último que ciclei adicionei uma boa quantidade de peixes e nada dessas coisas... nem testes, só TPA´s de prevenção (e um punhado de massas filtrantes usadas num dos filtros)

A grande questão nem é o que fazemos, mas sim o que está a ser feito. Recordo que nem o Isménio (nem eu) defendemos a utilização de carvão (a não ser por razões específicas).

No entanto, a parte que não percebeste a lógica é simples: se o carvão lá está e não está saturado pode estar a contribuir para que os valores de amónia e nitritos não subam (porque está a adsorver esses compostos). Logo, caso esteja a fazer isso, caso se retire a amónia pode subir.

Eu controlaria as coisas com TPA´s, mas não existe só um caminho...

Cumps

@AGA, @Ismenio, @jbrazio,

Da vossa conversa concluo o seguinte:

1- Devo retirar o CA, Mas não agora!

2- Quando retirar ficar atento ao que acontece com a amónia

3- TPA em barulho .... aliás tenho feito tpa com cerca de 20% com intervalos que nem chegam a uma semana. háaa, reduzi e muito a paparoca, mas coitados mal abro a porta ficam logo TODOS colados ao vidro frontal :bs_quesexclaim:

Estarei correcto????

Agora em :) que acham dos meus bichinhos? aparentam um "ar" saudável!!!!!

Vai uma mordidela?

Bite

Vivas,

Voltei à carga e depois do tpa de ontem fiz novo teste de amónia (após 24H). O resultado: :) matem ainda o 0.5, fiz igualmente à água da torneira e como era de prever é 0.

Mais Tpa's me aguardam ......

Abraço,

Miguel

Vai uma mordidela?

Bite

Faz uma TPA de 50%. :)

Não sei se recomendo tanto, mas já há muito que lhe disse para aumentar no volume e/ou frequência das TPA´s... eu fazia 40% hoje e mais 40% amanhã... na minha opinião continua a ser a melhor forma de resolver problemas de curto prazo - TPA.

Não sei se recomendo tanto, mas já há muito que lhe disse para aumentar no volume e/ou frequência das TPA´s... eu fazia 40% hoje e mais 40% amanhã... na minha opinião continua a ser a melhor forma de resolver problemas de curto prazo - TPA.

Vivas,

Os bicharocos ficaram já hoje de castigo, nada de paparoca, logo à noite frei cerca de 40% tpa e outros tantos no dia seguinte. Vamos ver se desta resolvemos a questão!!!!

Mais uma vez obrigado pelas vossas prontas respostas.

Miguel

Vai uma mordidela?

Bite

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!