tmaster Publicado Setembro 28, 2009 Publicado Setembro 28, 2009 (editado) Boas. tinha o lago a ficar verde e entao decidi por uma lampada de 15W uvc dentro do filtro. ja esta a funcionar á +-30horas mas ainda nao noto muita diferença em relaçao ha agua verde que estava a ficar, pior nao esta mas nao melhorou muito. alguem me diz se é normal nao haver efeito logo? qual o tempo de accao de um filtro uv? ja que o meu nao ta a funcionar? obrigado Editado Setembro 28, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
gardenkoi Publicado: Setembro 29, 2009 Publicado: Setembro 29, 2009 Amigo normalmente o ideal é 2W por cada 100l. Tens a certeza que acende? Já encontrei algumas UV que no inicio vinham mortas. Mas tens de perceber porque tens as algas, é que o sol não é o único responsável. lagofilia ecossistemas.
tmaster Publicado: Setembro 30, 2009 Autor Publicado: Setembro 30, 2009 (editado) 2 w para 100lts? ou para 1000? para 1000 ja acredito e ja a minha se adequa. a lampada esta boa porque de noite ve-se um lusinha na saida do tubo mas e pouco pk a lampada ta dentro dun tubo de 50 com uma curva para a saida e uma reducao 50-40mm. mas sim funciona, nao tem é luva de quartzo. Eu acho que a lampada ta a dar conta do recado pk nao aumenta, mas tambem nao diminuem. devia era secalhar ter colocado a lampada mais cedo antes de se multiplicarem tanto. agora ha muitas a multiplicarem-se ao msm tempo que morrem com a lampada. o lago apanha sol umas horinhas a hora do almoco para a tarde. mas nao e muito direto pk tem 2 alfarrobeiras em volta. o que faz com que so apanhe direto msm ha hora de almoço,2 ou3 horas. depois de ter lido muito por ai acho que a resposta é msm porque o lago ta td em desequilibrio ainda. nem as bacterias devem tar bem colonizada ainda. li que so ao fim de 8 semanas... quanto a outro motivo nao sei pois a agua é de furo, bastante calcaria por sinal , o que li é que é bom para estabilizaro o ph e as carpas gostam de agua a tender po alcalino desde que nao passe os 9ph é claro Editado Setembro 30, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
tmaster Publicado: Setembro 30, 2009 Autor Publicado: Setembro 30, 2009 ja agora alguem sabe onde se vendem filtros uv-c com luva de quartzo que sejam baratos ,pois dos carotes temos ca muitos a venda:P. e de preferencia de >15W para dar po meu lago de 6000lts. cumps Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
gardenkoi Publicado: Setembro 30, 2009 Publicado: Setembro 30, 2009 Tens razão falta um zero. São 2W para 1000L. Quanto ao UV que tu queres custa menos de 200.00€ mas com 25W. Um UV é sempre algo caro porque uma lâmpada de 36 W custa +-50.00 €, um tubo de quartzo é carisimo e se incluíres o resto do equipamento então é só somar. lagofilia ecossistemas.
tmaster Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Publicado: Outubro 1, 2009 (editado) boas. dessa podencia anda por ai mas penso que de 15W tem potencia suficiente.... pk? pk afinal a minha lampada mesmo sem o tal tubo de quartzo ja comecou a resolver o problema e ja vejo o fundo a 1.25m estrangulei a saida do tubo onde estava a lampada e assim ja sai menos agua ,logo faz melhor efeito. Como tenho a bomba de 3600l/h a faser os 2 caminhos em paralelo por 2 tubos de 50mm, um com lampada outro sem lampada, o que nao passa na lampada passa pelo outro e nao ha problema. E resultou .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> quando a situacao regularizar passo a utilizar a lampada so algumas horas por dia em vez de 24h como esta agora. e as carpas ja tao quase domesticadas:) no fin de semana tiro fotos...se na chuver:P ps: tambem encontrei um filtro a venda de 15W com a tal luva de quartzo a 75€ parece-me um preço justo. se tiver de comprar um será esse.. mais potencia acho que é desperdicio. ate pk o meu lago tem corrente ajustavel:P. a cascata com a inclinaçao que tem faz a agua entrar com alguma força e provoca corrente que faz a agua circular bem no lago, nao havendo zonas paradas. quando quero menos corrente coloco outra pedra mais direita que reduz a corrente para menos de metade pois a agua perde velocidade e passa metade por cima e metade por baixo e cai sem velocidade horizontal. com o modo "corrente" ajuda bastante a eliminar as algas. Editado Outubro 1, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
tmaster Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Publicado: Outubro 8, 2009 (editado) Boas a todos. adiciono mais este post a contar os resultados quanto ao filtro uv-c. Isto realmente resulta, ate as algas filamentosas das paredes desapareceram.... passei a deixar so 6 horas durante a noite a lampada ligada e agora passei a 3horas por dia. tal nao é a eficacia. aliada a diminuicao de horas de sol tenho a agua transparente como nos primeiros dias ... de mais até.. por isso recomendo.... para que quimicos na agua quando se pode usar uma lampada de 12euros que dura mais de um ano com as horas que lhe dou de utilizaçao No inicio estava com receio de utilizar devido a radiaçao e tal mas desde que bem montada e isolada e nao se tenha qualquer contacto com a lampada é limpinho. no meu caso para saber se a lampada esta em funcionamento toco na caixa do balastro que esta fora do filtro e acessivel e vejo se aquece. se sim quer diser que esta em carga e a lampada está a funcionar... nada de olhar para a lampada! e é este o meu testemunho. sou um cliente satisfeito:) Editado Outubro 8, 2009 por tmaster Vivendo e aprendendo clicar aqui para ver:O meu lago/tópico
Recommended Posts