Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas. tinha o lago a ficar verde e entao decidi por uma lampada de 15W uvc dentro do filtro.

ja esta a funcionar á +-30horas mas ainda nao noto muita diferença em relaçao ha agua verde que estava a ficar, pior nao esta mas nao melhorou muito. alguem me diz se é normal nao haver efeito logo?

qual o tempo de accao de um filtro uv? ja que o meu nao ta a funcionar?

obrigado

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

clicar aqui para ver:O meu lago/tópico

Publicado:

Amigo normalmente o ideal é 2W por cada 100l.

Tens a certeza que acende? Já encontrei algumas UV que no inicio vinham mortas.

Mas tens de perceber porque tens as algas, é que o sol não é o único responsável.

lagofilia ecossistemas.

Publicado: (editado)

2 w para 100lts? ou para 1000? para 1000 ja acredito e ja a minha se adequa.

a lampada esta boa porque de noite ve-se um lusinha na saida do tubo mas e pouco pk a lampada ta dentro dun tubo de 50 com uma curva para a saida e uma reducao 50-40mm.

mas sim funciona, nao tem é luva de quartzo.

Eu acho que a lampada ta a dar conta do recado pk nao aumenta, mas tambem nao diminuem. devia era secalhar ter colocado a lampada mais cedo antes de se multiplicarem tanto. agora ha muitas a multiplicarem-se ao msm tempo que morrem com a lampada.

o lago apanha sol umas horinhas a hora do almoco para a tarde. mas nao e muito direto pk tem 2 alfarrobeiras em volta. o que faz com que so apanhe direto msm ha hora de almoço,2 ou3 horas.

depois de ter lido muito por ai acho que a resposta é msm porque o lago ta td em desequilibrio ainda. nem as bacterias devem tar bem colonizada ainda. li que so ao fim de 8 semanas...

quanto a outro motivo nao sei pois a agua é de furo, bastante calcaria por sinal , o que li é que é bom para estabilizaro o ph e as carpas gostam de agua a tender po alcalino desde que nao passe os 9ph é claro

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Publicado:

ja agora alguem sabe onde se vendem filtros uv-c com luva de quartzo que sejam baratos ,pois dos carotes temos ca muitos a venda:P. e de preferencia de >15W para dar po meu lago de 6000lts.

cumps

Vivendo e aprendendo

Publicado:

Tens razão falta um zero.

São 2W para 1000L.

Quanto ao UV que tu queres custa menos de 200.00€ mas com 25W.

Um UV é sempre algo caro porque uma lâmpada de 36 W custa +-50.00 €, um tubo de quartzo é carisimo e se incluíres o resto do equipamento então é só somar.

lagofilia ecossistemas.

boas. dessa podencia anda por ai mas penso que de 15W tem potencia suficiente.... pk? pk afinal a minha lampada mesmo sem o tal tubo de quartzo ja comecou a resolver o problema e ja vejo o fundo a 1.25m :dance:

estrangulei a saida do tubo onde estava a lampada e assim ja sai menos agua ,logo faz melhor efeito.

Como tenho a bomba de 3600l/h a faser os 2 caminhos em paralelo por 2 tubos de 50mm, um com lampada outro sem lampada, o que nao passa na lampada passa pelo outro e nao ha problema.

E resultou biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

quando a situacao regularizar passo a utilizar a lampada so algumas horas por dia em vez de 24h como esta agora.

e as carpas ja tao quase domesticadas:)

no fin de semana tiro fotos...se na chuver:P

ps: tambem encontrei um filtro a venda de 15W com a tal luva de quartzo a 75€ parece-me um preço justo. se tiver de comprar um será esse.. mais potencia acho que é desperdicio. ate pk o meu lago tem corrente ajustavel:P. a cascata com a inclinaçao que tem faz a agua entrar com alguma força e provoca corrente que faz a agua circular bem no lago, nao havendo zonas paradas. quando quero menos corrente coloco outra pedra mais direita que reduz a corrente para menos de metade pois a agua perde velocidade e passa metade por cima e metade por baixo e cai sem velocidade horizontal.

com o modo "corrente" ajuda bastante a eliminar as algas.

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo

Boas a todos. adiciono mais este post a contar os resultados quanto ao filtro uv-c.

Isto realmente resulta, ate as algas filamentosas das paredes desapareceram.... passei a deixar so 6 horas durante a noite a lampada ligada e agora passei a 3horas por dia. tal nao é a eficacia. aliada a diminuicao de horas de sol tenho a agua transparente como nos primeiros dias ... de mais até.. :P

por isso recomendo.... para que quimicos na agua quando se pode usar uma lampada de 12euros que dura mais de um ano com as horas que lhe dou de utilizaçao ;)

No inicio estava com receio de utilizar devido a radiaçao e tal mas desde que bem montada e isolada e nao se tenha qualquer contacto com a lampada é limpinho. no meu caso para saber se a lampada esta em funcionamento toco na caixa do balastro que esta fora do filtro e acessivel e vejo se aquece. se sim quer diser que esta em carga e a lampada está a funcionar... nada de olhar para a lampada! :P

e é este o meu testemunho. sou um cliente satisfeito:)

Editado por tmaster

Vivendo e aprendendo