Maudi Publicado Setembro 27, 2009 Share Publicado Setembro 27, 2009 (editado) Progresso na Aquariofilia Pois é, tudo começou no princípio de 2008, com um aquario da Tetra com 60lt de capacidade que a minha filha me pediu para servir de casa para um Betta que vivia num aquariozinho com 1,5lt (coitadinho). Lá fizemos a nova casa e passado apenas algumas semanas o vicio estava já no corpo e já nos aventurávamos a fazer criação de Bettas (com sucesso embora só tenha sobrevivido 1, o qual ainda cá mora em casa) e mais tarde de Guppies (apanhei um enjoo que ainda hoje não posso vê-los). Da última vez acho que dei perto de 100 à loja de aquariofilia. Com o vicio já completamente desenvolvido decidi montar um aqua que estava na minha cave à cerca de 5 anos, este com 150lt. E assim foi, mergulhei de cabeça num plantado que durou cerca de 6 meses, até que as algas tomaram conta dele e nunca mais recuperou. Ficam as fotos para recordar. Estes foram os principais causadores da minha próxima evolução, uma vez que a casa estava a ficar demasiado apertada para tantos discus, ainda que jovens. Certo dia encontrava-me a ver os tópicos das vendas e trocas quando de repente… ai estava ele… o verdadeiro e único com cerca de 450lt, 1,50m x 70cm x 50cm. Foi um bom negócio mas também um grande pincel. 4 pessoas para tira-lo de um 3.º andar. Já cá em casa comecei a olhar bem para ele e pensei…”isto vai rebentar… isto vai deixar sair água”, o pânico estava instalado, tudo porque o silicone estava um pouco em mau estado e já com remendos de silicone visiveis. Scalare em Setúbal… ai vou eu e aproveito para agradecer ao Fernando e esposa, da referida empresa, pois foram pessoas espectaculares e refizeram-me o aquário (ficou como novo) *****. Especial agradecimento aos meus colegas de trabalho que me emprestaram uma carrinha para transportar o monstro e me ajudaram a traze-lo de volta ao lar. (OBRIGADO MALTA). Já com ele montado no sítio começa então a derradeira aventura, procura de pedras, troncos, areão e demais acessórios. Faltava-me a coragem para o inicio da montagem, porem, um dia quando cheguei do trabalho deparei-me com o cenário que todos os aquariofilistas receiam… os meus discus estavam todos a morrer, aparentemente por falta de oxigénio… correria total… TPA urgente… Bomba de ar ligada… Luzes acesas para as plantas produzirem Oxigénio… Baixas – 4 Discus, cerca de 15 Neons, 1 SAE cometeu suicídio ao atirar-se do aqua para fora, efim… para esquecer. E ai começou a montagem… Tinha mesmo que ser… desta é de vez… E ai vai… águinha para dentro. Passados dois dias… A Água estava toda turva, estranho uma vez que estava a utilizar um filtro já ciclado. Esperei mais 4 ou 5 dias e… derradeiro dia. Ofereci a casa nova aos Discus. Agora sim eles têm uma piscina em condições para nadar. Estou feliz por eles… e por mim também…lol Setup: Nome: Deep River Data de montagem: 05/09/2009 Dimensões: 150 x 70 x 50 (cm) - Cerca de 400 a 450 litros brutos. Iluminação: 2 x 36w T5 Filtragem: JBL CristalPprofi e1500 e um secundário Eheim 2215 Substrato: Húmus de minhoca Co2: Decidi não colocar porque não vai ser muito plantado. (Está à venda) Decoração: Pedras da Serra da Arrábida, Troncos de Videira e Areia sílica branca Flora: Blyxa japonica e pouco mais Flauna: Discus de várias estirpes 1 Bótia Palhaço 6 Neons Invertebrados: Red´s Acho que é tudo! Por enquanto. Espero que gostem do novo layout Mais logo à tarde colocarei fotos dos meus adorados Discus. Ainda me faltam algumas estripes, mas vamos com calma. Para futuro quero colocar também 2 Discus Blue Diamond, 2 snake skin e 2 leopardo. Logo se vê quando os € abundarem. Especial abraço e um muito obrigado ao membro jofranp pelos discus que me ofereceu. Obrigado amigo. Abraço a todos e deixem a vossa opinião para que possamos todos crescer… Marco Valente - Setúbal Editado Janeiro 25, 2010 por Jorge Gonçalves Alteração do título do tópico a pedido do autor. JG Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlosctx Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 (editado) Bem... Grande aventura , o meu patrão não ia na conversa da carrinha de certeza O aqua plantado estava espectacular , foi pena o ataque das algas. O novo está engraçado mas parece um pouco "despido". Isso quer é "verde" ai dentro. Editado Setembro 27, 2009 por Carlosctx Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 Essas pedras parecem-me pedras do tipo das de calçada. Ou seja, calcarias. Não irão alcalinizar o aquário tornando o habitat pouco indicado para amazónicos? cumprimentos e parabéns pelo projecto Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 Essas pedras parecem-me pedras do tipo das de calçada. Ou seja, calcarias. Não irão alcalinizar o aquário tornando o habitat pouco indicado para amazónicos? cumprimentos e parabéns pelo projecto Olá Tugz, obrigado pelo comentário. As pedras foram apanhadas na serra da Arrábida e pelo menos no teste que fiz com vinagre não houve qualquer reacção e tambem já tinha utilizado no plantado. Á falta de melhor foi o que consegui arranjar. Cump. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
manu33 Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 (editado) Boas. acho que todo o hardscape (contraste de pedras e areia) está muito artificial.... excepto o troco de videira.... tenta ir pela via mais natural possivel...... vais ver que os resultados vão ser mais favoraveis à flora por ti escolhida.... cumps Manu _______________________________________________ http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58358 Editado Setembro 27, 2009 por manu33 Citar Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 Boas. acho que todo o hardscape (contraste de pedras e areia) está muito artificial.... excepto o troco de videira.... tenta ir pela via mais natural possivel...... vais ver que os resultados vão ser mais favoraveis à flora por ti escolhida.... cumps Manu _______________________________________________ http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=58358 Obrigado pelo comentário. Só fiz assim porque o aqua é muito comprido e não queria que ficasse todo plano, no entanto confesso que as pedras realmente não são as melhores. Por aqui não há nada de jeito Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 (editado) Obrigado pelo comentário. Só fiz assim porque o aqua é muito comprido e não queria que ficasse todo plano, no entanto confesso que as pedras realmente não são as melhores. Por aqui não há nada de jeito Faz uma pesquisa! Ou fala com alguém que te arranje xistos ou outras pedras e te mande pelo correio! Vais ver que consegues. em sensivelmente 10 minutos descobri-te isto. Na Serra da Arrabida tens Basalto! http://limafreitasdiario8b.blogspot.com/20...a-arrabida.html VAi lá e arranja uns belos basaltos para o teu aquário, e aproveitas ainda arranjas uns troncos engraçados. Em relação ao rio, podes fazer muito melhor. estreita a parte de trás, dalhe "ziguezagues", escolhe bem as pedras que vais colocar atrás e as que vão ficar na frente do rio. Mete mais rochas (quando tiveres os basaltos ou outras quaisquer mas mais pequenas) a delimitar o rio, e mete algumas ainda mais pequenas no meio do riacho a dar pormenores. Dá-lhe tambem um declive acentuado. Assim não passa de meia duzia de rochas brancas com areia no meio amigo. Não leves a mal as criticas, Com elas é que evoluímos, e eu tenho MUITO que aprender, por isso não leves mesmo a mal! Editado Setembro 27, 2009 por Tugz Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 As fotos já cá cantão, ai estão os residentes deste Aqua… Eu sei que são muitas fotos mas como normalmente o pessoal está sempre a pedir mais fotos… Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 (editado) E agora e infelizmente as fotos dos meus dois Discus que estão neste momento doentes. Comecei hoje a tratar com esha2000… espero que resulte. [ Editado Outubro 11, 2009 por Maudi Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 Faz uma pesquisa! Ou fala com alguém que te arranje xistos ou outras pedras e te mande pelo correio! Vais ver que consegues. em sensivelmente 10 minutos descobri-te isto. Na Serra da Arrabida tens Basalto! http://limafreitasdiario8b.blogspot.com/20...a-arrabida.html VAi lá e arranja uns belos basaltos para o teu aquário, e aproveitas ainda arranjas uns troncos engraçados. Em relação ao rio, podes fazer muito melhor. estreita a parte de trás, dalhe "ziguezagues", escolhe bem as pedras que vais colocar atrás e as que vão ficar na frente do rio. Mete mais rochas (quando tiveres os basaltos ou outras quaisquer mas mais pequenas) a delimitar o rio, e mete algumas ainda mais pequenas no meio do riacho a dar pormenores. Dá-lhe tambem um declive acentuado. Assim não passa de meia duzia de rochas brancas com areia no meio amigo. Não leves a mal as criticas, Com elas é que evoluímos, e eu tenho MUITO que aprender, por isso não leves mesmo a mal! Claro que não levo a mal, é isso mesmo, com as criticas é que evoluímos. Pincel vai ser depois mudar as pedras que tenho actualmente por outras. Vamos ver se não destruo tubo. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 Claro que não levo a mal, é isso mesmo, com as criticas é que evoluímos. Pincel vai ser depois mudar as pedras que tenho actualmente por outras. Vamos ver se não destruo tubo. Não estragas nada. tens é de fazer tudo com cuidado. E tens acima de tudo de ver se queres mudar! Até podes gostar assim! Tudo o que dei foram opiniões pessoais, desculpa o tom Imperativo que elas levaram! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 27, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2009 Não estragas nada. tens é de fazer tudo com cuidado. E tens acima de tudo de ver se queres mudar! Até podes gostar assim! Tudo o que dei foram opiniões pessoais, desculpa o tom Imperativo que elas levaram! Na boa, em relação ás pedras eu acho que tens razão, agora só falta encontrar as pedras certas. Xistos eu tenho mas já montei num que tive anteriormente e queria mudar um pouco. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 Na boa, em relação ás pedras eu acho que tens razão, agora só falta encontrar as pedras certas. Xistos eu tenho mas já montei num que tive anteriormente e queria mudar um pouco. Vai á Arrabida, tal como te mostrei, existem lá basaltos. Faz uma boa pesquisa e arranjas maneira de saber onde. Eu tambem nao sabia que havia aqui na minha zona, depois até sabia onde os ir buscar exactamente, e foi o que fiz e arranjei os meus basaltos. Vais ver que com jeito fazes o mesmo. Tens ai muita agua, podes jogar muito bem com pedras e tal, e fazer ai uma coisa muita gira. Ou entao, podes por exemplo esquecer a ideia do rio, fazer uma montanha do lado direito com pedras mais po grande (ai da altura de metade do aquario, ou pouco mais,) e depois colocar uns musgos e umas anubias a sair de lá de dentro. Daria um lugar optimo para por exemplo reds e alevins de varios peixes se esconderem, e até peixes que gostem de tocas arranjarem lugar para ficar. Tens um mar de opções, com uma cosia dessas! Usa a imaginação, e não desperdices esses vidros. Ah, e esquecime de referir, tens ai uma raiz muito bonita Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wesley_boy Publicado: Setembro 27, 2009 Share Publicado: Setembro 27, 2009 Boas.. Gostei bastante do teu aquario. Realmente só as pedras, não me convencem por completo... O 1º plantado estava muito bonito.. Em relação aos litros do aquario... penso que estejas enganado quando dizes que tem cerca de 400L segundo as medidas que dás 150Cm / Largura 70 Cm / Comprimento 50 Cm é igual a 525L brutos.. Acho eu... Boa continuação e continua a postar actualizações.. Citar O meu aquario Stranix O meu outro hobby A Fotografia O meu nano The Secret World of Shrimps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 29, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 29, 2009 Estou de volta e seguindo os concelhos que alguns postaram cheguei à conclusão que as pedras realmente não estavam com nada, pois alem de ter o PH altíssimo o que provavelmente estava a afectar os meus discus, realmente tambem vi que não estava muito bonito. A escolha das novas já foi feita........XISTOS Já os tenho e inclusivé ja coloquei alguns, porem só postarei as fotos mais tarde, uma vez que com o tratamento que estou a fazer com esha2000 o aqua testá muito esverdeado e dá uma más fotos. Muito em breve irei coloca-las. Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos conselhos e criticas. Marco Valente Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 30, 2009 Share Publicado: Setembro 30, 2009 Estou de volta e seguindo os concelhos que alguns postaram cheguei à conclusão que as pedras realmente não estavam com nada, pois alem de ter o PH altíssimo o que provavelmente estava a afectar os meus discus, realmente tambem vi que não estava muito bonito.A escolha das novas já foi feita........XISTOS Já os tenho e inclusivé ja coloquei alguns, porem só postarei as fotos mais tarde, uma vez que com o tratamento que estou a fazer com esha2000 o aqua testá muito esverdeado e dá uma más fotos. Muito em breve irei coloca-las. Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos conselhos e criticas. Marco Valente Acho que fizeste a escolha correcta. E sim eu avisei-te que deveriam aumentar o ph, eu pareceu-me. Aguardo para ver o resultado. Um abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 30, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 30, 2009 Acho que fizeste a escolha correcta. E sim eu avisei-te que deveriam aumentar o ph, eu pareceu-me. Aguardo para ver o resultado. Um abraço Não tarda nada posto as novas fotos, talvez lá para Domingo. Estou só á espera que os meus discus melhorem, pois ando a por tratamento na água e está um pouco esverdeado. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Dani35 Publicado: Setembro 30, 2009 Share Publicado: Setembro 30, 2009 Olá !!! Esses discus que tens ai sao lindos realmente podes-me dizer as raças ? Uma duvida os red`s nao vao ser comidos pelos discus? Fico a espera de actualizações!!! Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Setembro 30, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 30, 2009 Olá !!! Esses discus que tens ai sao lindos realmente podes-me dizer as raças ? Uma duvida os red`s nao vao ser comidos pelos discus? Fico a espera de actualizações!!! Olá Dani, quanto aos Discus vamos ver se não me esqueço de nenhum. São 9 ao todo neste momento. 2 Red Alenquer 1x Azul turqueza 2x Solid Red Fire 2xPigeon Silver 2 Pigeon Blood Blue / White eruption Quanto aos Reds os Discus não lhes fazem absolutamente nada. Até é engraçado porque no outro dia quando os meti todos juntos um dos Discus, por curiosidade, mordeu o rabo a um Red. Foi mesmo engraçado. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Outubro 1, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 1, 2009 Pessoal como já havia dito o rio já está completamente alterado e reconstruido com xisto que tem uma cor que parece ouro. Gosto muito como ficou... realmente ficou com um ar muito mais natural. Obrigado a todos pelas criticas construtivas. ainda não vou postar as fotos, só lá para Domingo. So mais uma opinião, acham que ficaria bem uma rochedo alto de xisto também do lado direito do aqua? Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Outubro 2, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2009 A pedido de algumas familias resolvi então por mãos á obra e mudar todas as pedras do aqua, mas especialmente as que se encontravam a delimitar o rio. ANTES AGORA Digam lá de vossa sentença. Eu realmente gosto mais assim. Estava ainda a pensar colocar uma grande pedra a imitar uma montanha do lado direito do aqua. O que acham? Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
marco.zuzarte Publicado: Outubro 2, 2009 Share Publicado: Outubro 2, 2009 BOAS e os discos estao melhores? Tambem tive uma crise escaparam 3. Vou adequirir mais ando à procura. Os outros escaparam com sal Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Outubro 2, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 2, 2009 BOAS e os discos estao melhores? Tambem tive uma crise escaparam 3. Vou adequirir mais ando à procura. Os outros escaparam com sal Olha amigo os meus estão como novos. Utilizei o Esha2000 durante 4 dias mas no 2,3 e 4ª dia meti dose e meia do recomendado. Aquilo faz milagres, muito bom mesmo. Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Maudi Publicado: Outubro 5, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 5, 2009 Então???? Nem um comentáriozinho ás alterações... Citar Visita o Blue Desert to DiscusVisita o Deep River Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Euricojr Publicado: Outubro 5, 2009 Share Publicado: Outubro 5, 2009 Bom dia, O aquario está simples e bonito. Como tb nao é para ser um plantado,acho que falta so mesmo uma ou outra planta maior. Os discos devem agradecer e o cenario tb . abraços e bons progressos A pedido de algumas familias resolvi então por mãos á obra e mudar todas as pedras do aqua, mas especialmente as que se encontravam a delimitar o rio. ANTES AGORA Digam lá de vossa sentença. Eu realmente gosto mais assim. Estava ainda a pensar colocar uma grande pedra a imitar uma montanha do lado direito do aqua. O que acham? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts