Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá preciso da vossa ajuda para saber como eliminar estas algas!

setup:

Aquário = 170 Litros

Iluminação = Life-glo2 20W flora-glo 20W 8 Horas por dia

Filtro externo = Eheim 2215

PARAMETROS DA ÁGUA ACTUAL

NO3=10

NO2=0

GH=»3ºD

KH=5ºD

PH=7

Imagens

dsc00163pm.jpg

Á 10 dias

dsc00170cr.jpg

ÁGORA 3 de Outubro

dsc00180or.jpg

Obrigado- João :music_singguitar:

Editado por oijoni
Publicado:

ola joao.

sem duvida k estas ai com um desiquilibrio de nutrientes na coluna de agua,e as algas estao-se aproveitar disso.

1º deverias dizer qual a flora k tens no aqua.

2º- acho k tens pouca iluminaçao, 20x2=40/170=0,23 w por litro de agua o k é sem duvida pouco,( é claro k depende das plantas k tens.)

3º- com essa fraca iluminaçao, 8 horas diarias de luz acho tb muito pouco, eu aumentava para 12.

4º-verifica o valor de fosfatos(po4).

os nutrientes mais importantes em relaçao ao teu problema sao o no3 e o po4. sem a relaçao entre estes dois penso k sera dificil apontar uma causa,contudo 10ppm de no3 ja me parece muito.

para começares a resolver o problema e na minha humilde opiniao deverias aumentar a iluminaçao(ou o tempo) começar ja a fazer tpa`s mais regulares,nunca abaixo dos 20%. ao mesmo tempo k controlas os valores de no3 e po4 .nestes valores a relacao teoricamente deveria ser de 1 para 10, ou seja 10de no3 para 1 de po4.

eu ja tive problemas com algas parecidas com as tuas, resolvi o problema com tpa`s de 20 dia sim dia nao, aumentei a iluminacao k ficou com 0,6w/L ligada 12 horas, comprei mais plantas, as algas foram-se diminuindo lentamente ate desaparecer completamente.

espero ter ajudado.

comprimentos

O Rio Ocresa

o meu novo projecto

Publicado:
ola joao.

sem duvida k estas ai com um desiquilibrio de nutrientes na coluna de agua,e as algas estao-se aproveitar disso.

1º deverias dizer qual a flora k tens no aqua.

2º- acho k tens pouca iluminaçao, 20x2=40/170=0,23 w por litro de agua o k é sem duvida pouco,( é claro k depende das plantas k tens.)

3º- com essa fraca iluminaçao, 8 horas diarias de luz acho tb muito pouco, eu aumentava para 12.

4º-verifica o valor de fosfatos(po4).

os nutrientes mais importantes em relaçao ao teu problema sao o no3 e o po4. sem a relaçao entre estes dois penso k sera dificil apontar uma causa,contudo 10ppm de no3 ja me parece muito.

para começares a resolver o problema e na minha humilde opiniao deverias aumentar a iluminaçao(ou o tempo) começar ja a fazer tpa`s mais regulares,nunca abaixo dos 20%. ao mesmo tempo k controlas os valores de no3 e po4 .nestes valores a relacao teoricamente deveria ser de 1 para 10, ou seja 10de no3 para 1 de po4.

eu ja tive problemas com algas parecidas com as tuas, resolvi o problema com tpa`s de 20 dia sim dia nao, aumentei a iluminacao k ficou com 0,6w/L ligada 12 horas, comprei mais plantas, as algas foram-se diminuindo lentamente ate desaparecer completamente.

espero ter ajudado.

comprimentos

Quanto as tpas faço 30L 5 em 5 dias quanto a flora deixo aqui uma imagem do Aqua completo porque não sei os nomes das plantas mas gostava de saber, os parâmetros vou tentar controlar.

dsc00173q.jpg

• 4 semanas depois...
Publicado:

Boas

Pelo que posso ver e pela minha pequena experiência aponto 3 falhas:

1 iluminação - sendo um aqua standart deve estar equipado somente com uma lampada de poucos watts logo fraca iluminação. Possivel solução um pequeno DIY para uma pll de 24w no minino.

2 oxigenação - com tantas plantas não deverias ter a bomba de oxigénio a funcionar por simplesmente estas a saturar a agua do aqua em O2 sendo que a plantas necessitam sim de CO2, podes muito bem desligar a bomba de oxigénio porque com a quantidade de plantas que tens produzem oxigénio suficiente para os peixes.... mas se quiseres ficar mais descansado podes ligar a bombar de oxigénio a noite altura em que as plantas por falta de luz iram consumir O2.

3 niveis baixos ou nulos de PO4 - a alga apresentada é uma prova evidente de falta de PO4 ou em niveis muito baixos, deverás fazer os testes se possivel e fertilizar de modo a obter 0.5 a 1 ppm de PO4.

Cumprimentos

Dani

28592.png