Recommended Posts

Publicado

Bom dia!

Acabei de comprar um aquário de 200 Litros e precisaria da ajuda de vocês em montar a configuração para ele.

Sendo que algumas características já posso ir adiantando quanto a minha preferência, mas precisava de alguns detalhes. São eles:

- Queria colocar plantas de verdade, pretendo montar um aquário plantado mas que não fossem muito caras.

- Quero usar Filtro externo pela praticidade.

- Gosto de Peixes de porte pequeno, portanto, já tenho em mente: "Guppies", "Molinéia Vermelha e Preta", Neons".

- Gostaria de criar um substrato (Fundo) legal, não muito caro e fácil de limpar.

- Iluminação adequada sem ser com lâmpadas especiais.

Essas características é o que eu pretendia, portanto, não sei quanto a compatibilidade, preços, regras, etc.

Alguém poderia me ajudar?

Abraços!

Publicado:

- Há várias plantas fáceis e por norma são baratas. Dizer nomes é se calhar mais complicado, pois há nomes diferentes em Portugal.

- O filtro tem que ter um caudal 2 a 5 vezes a capacidade do aquário (no teu caso, entre 400 a 1000 litros por hora). A preferência da marca vai para a Eheim.

- Bons peixes para iniciar na aquariofilia

- Estar a dizer nomes de substratos e preços é complicado, pois varia muito de loja para loja, quanto mais de país para país...Desde que seja fértil, é um bom caminho andado...Acho que em marcas é mais usado da JBL e da TROPICAL.

- A iluminação deve ser entre 0,5 watts e 1 watts por litro. No teu caso, entre 100 e 200 watts. Optaria pelo meio, 150w.

Tens várias dúvidas que são melhores respondidas em lojas de especialidade por aí no Brasil...É uma questão de procurares.

Aconselho-te vivamente a ler este tópico, pois tem tudo o que precisas para iniciar esta aventura, muito bem explicado, de forma simples e prática. São apenas 5 minutos de leitura.

Publicado:

Atenção que Guppies e Neons têm necessidades diferentes quanto aos parâmetros de água.

Quanto às plantas/iluminação depende sempre da forma como queres realizar o plantado, e acredita que é sempre uma questão que irás estar sempre a querer melhorar, no entanto segue a regra dos watts por litro e depois vais melhorando a iluminação conforme vais adquirindo conhecimentos.

Aposta num filtro externo com uma capacidade igual ou superior aos 600 litros.

O substrato deverás procurar bem o que pretendes, tendo em conta que num aqua plantado as dificuldades e o cuidado para o mesmo ser limpo são maiores.

Se consideras ter peixes de "fundo" cuidado com as arestas do mesmo.

Se tiveres algum conhecido e que esteja para montar um aqua, porque não considerarem comprar "a meias"...

Boas montagens.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!