Eight8 Publicado Setembro 25, 2009 Share Publicado Setembro 25, 2009 Olá a todos! Estou-me a iniciar e já tenho o meu aquário preparado para receber novos habitantes! Tenho para já apenas um limpa-fundos e quero tentar fazer um aquário com vida, movimento, cor e relativamente facil de manter. Vou comprar um "Raposa Voadora" para contribuir ainda mais com a "limpeza" e de resto recomendaram-me começar com Guppy's, Espadas e Molly's (que supostamente se darão bem, têm "condições ideais" identicas e conseguirão corresponder às minhas espectativas)! Concordam? Que espécie devo colocar primeiro (se é que isso é pertinente)? Qual a quantidade que deverei ter de cada espécie? Sendo de Setúbal, qual o melhor local para comprar os 1ºs habitantes (se é que não há ninguém do forum para o fazer)? O meu aquário é de 103x39x50 (CxPxA), já tem umas plantas e está perfeitamente estável para as espécies em causa. Infelizmente não consegui colocar uma foto aqui, mas tentarei faze-lo mais tarde! Sugestões e dicas são benvindas e agradeço antecipadamente! Obrigado a todos/as, Tiago Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
MariU Publicado: Setembro 25, 2009 Share Publicado: Setembro 25, 2009 ola tiago essas especies sao as melhores para comecares sim pois sao bastante resistentes e sao as mais indicadas para iniciados podes meter kualker especie primeiro no aqua..mas nunca metas muitos abitantes de cada vez.. em media mete 2 a 2,eu fasso assim o numero de abitantes que o teu aqua vai puder ter depende do tamanho do aqua da filtragem entre otras coisas. mas para comecares a fazer as contas,cada peixe é equivalente a 2 litros de agua.. ves o total do teu aqua,e ja esta,claro 2 litros com gupies mollys e viviparos do genero espero ter ajudado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João José Pimentel Publicado: Setembro 25, 2009 Share Publicado: Setembro 25, 2009 (editado) boas 1º de tudo tens que ser tu moldar o aqua à tua maneira,e o pessoal do forum pode te dar umas dicas, se tens ou o que deves fazer para que os bichos se sentam confortáveis. Os peixes que indicas-te são peixes bonitos,de fácil reprodução e recomendo-te 1macho para 2 femêas. Coloca-os uma espécie de cada vez,pois pode alterar alguns parametros se colocares todos de uma vez,pois o aqua ainda está em maturação. Em relação à quantidade de peixes,essa é a eterna questão,uns seguem as medidas cm/l outros depende a filtragem.Eu vou um pouco pela filtragem ,ter uma filtragem boa é essencial,contudo apesar de se ter uma boa filtragem, não vamos encher o aqua de peixes, mal os bichos se podem mecher ,há que ter um equilibrio,principalmente cons os peixes que dizes pois muitiplicam-se a olhos vistos Editado Setembro 26, 2009 por João José Pimentel Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Marco Teixeira Publicado: Setembro 29, 2009 Share Publicado: Setembro 29, 2009 Grupo Entre MargensAquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eight8 Publicado: Outubro 7, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 7, 2009 (editado) Obrigado caros amigos! Vamos ver no que isto dá! Comecei com um limpa-fundos (que transitou do aquário anterior), e lá esteve ele 2 semanas por sua conta (cresceu logo bastante ao deixar de ter um ciclídio como concorrência). Depois já fui às compras: 1 raposa voadora (para ajudar nas limpezas) 3 Mollys (1 macho e 2 fémeas) 1 Néon Chines (oferta pois saiu junto com a raposa) 2 plantas Passei também por casa de um amigo, de onde trouxe mais plantas, musgo, camarões e claro - umas dicas importantes (além de umas cervejinhas)! Resultado: Entretanto o macho Molly morreu...sem explicação aparente...terei de comprar outro. Aguardo também a chegada de Guppys para alegrar mais o espaço (estou a deixar as plantas "assentar" primeiro. Talvez também uns Espadas para mais tarde! Tenho pensado em limpar já o filtro (embora o aquário ainda não tenha muito tempo), pois a colocação de musgos e plantas deve ter criado alguma sujidade extra. Aceitam-se sugestões e comentários! Obrigado a todos mais uma vez! Editado Outubro 7, 2009 por Eight8 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eight8 Publicado: Outubro 8, 2009 Autor Share Publicado: Outubro 8, 2009 (editado) Viva.Parece um vista subaquatica da barragem do Alqueva estou a brincar e apesar de ter a casa até está engraçado, como as pedras ou troncos são grandes bem como as plantas a casa até da um efeito giro. Agora falando de coisas serias, quanto tempo o aquario esteve ligado sem peixes la dentro? Colocas-te comida para o ciclo do azoto arrancar? Um abraço Viva Ismenio, A casa tem uma história engraçada (vinda da Aldeia da Pena...) Tive o cuidado de esperar cerca de 1 semana até colocar o limpa-fundos e um ciclidio que tinha noutro aqua dentro do novo. Admito que me possa ter precipitado aqui, mas facto é que quer o ciclidio quer o limpa estão de boa saúde... Entre encontrar um novo dono para o ciclidio e colocar os novos habitantes, devem ter passado umas 3 semanas, o que faz com que os novos habitantes tenham ido para o aquario quando este já tinha cerca de 4 semanas. A nivel de azoto, tratei de garantir a colocação de comida (até porque os 2 peixes tinham de comer) e utilizei inclusivamente um produto qualquer para o efeito... Tive o cuidado de testar antecipadamente a água, todos os parametros estavam dentro da "normalidade". Não sei o que se terá passado, não tive mais baixas...pode ter sido azar? Abraço, Tiago Editado Outubro 8, 2009 por Eight8 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
gervas Publicado: Outubro 11, 2009 Share Publicado: Outubro 11, 2009 (editado) Para começar, inicios do inicio, o que eu aconselho é o Guppy, é resistente, é lindo, e bastante facil de manter e reproduzir. O guppy só tem uma coisa má...Reproduzem-se como coelhos, um casal, ou uma triade F-F-M, consegue encher-te o aquário em poucos meses. Platies são também bons para iniciados, mas apesar da sua resistência, são mais propensos a mortes prematuras (especialmente enquanto alevins) que os guppies, mantêm-se muito bem, e reproduzem-se muito bem. Por vezes algumas fêmeas irão aparentemente mudar de sexo na ausência de machos. Mollies...bem, estas espécies são como um bilhete de lotaria. Podes ganhar e podes perder, especialmente as Mollies negras. Não aconselho as Mollies a novatos. Podem ter a sorte de conseguirem ter o aquário do agrado delas, e elas aguentarem-se bem, ou então elas começam a aparvalhar, enchem-se de ictio, ou outra doença, e em três tempos, tas sem mollies, e tens uma epidemia em mãos. Gosto muito de Mollies Veliferas, são espantosas, é dos viviparos mais majestosos que já vi, mas Mollies Negras? Não obrigado. Tive uma experiência muito má há uns meses. Tinha 23 mollies negras no aquário, com casais reprodutores estabelecidos e tal, então um dia vi um macho com uma cauda bifurcada numa loja. Todo guloso comprei o macho, e no espaço de 2 semanas todas as minhas mollies tinham morrido com ictio..... estranhamente o tal macho foi dos últimos a finar-se...... por isso mollies negras nem vê-las por agora GRRR Espadas, esta espécie é uma das minhas favoritas, especialmente as variedades de barbatana dorsal descaída, e laranja. São muito bonitos, um pouco mais activos que por exemplo os guppies, apesar de serem bons reprodutores, teem uma proliferação mais lenta. Os machos podem tornar-se um pouco irritantes para habitantes pacíficos, mas nada de muito agressivo. Outra coisa que esta espécie tem de louco, é as suas femeas por vezes "mudarem" de sexo, já assisti a pelo menos 3 casos de mudança de sexo entre espadas. Editado Outubro 11, 2009 por gervas The Gardens of Kadesh 220l plantado(desmontado) The Big Dirty, 220L plantado- desmontado Die Gestalt der Pflanzen (aprox 100L brutos) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fredericous Publicado: Outubro 23, 2009 Share Publicado: Outubro 23, 2009 primeiro sao as molly's e guppy's passado uma semana se vires que está tudo bem poens a raposa Membro #:6 Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts