Recommended Posts

Publicado

Boas

Adqueri um casal de Betas.

Puz um aquário pequeno (Cerca de 10 Litros) dentro de outro de 40L.

No pequeno está a fêmea, no outro, o macho.

A dúvida é: O macho começou a fazer o ninho, quando é que eu sei que ele terminou. (Uma das fotos mostra o tamanho do ninho)

Acho que a Fêmea ainda é pequena, como é que eu sei que ela está pronta a desovar?

Se me puderem ajudar, agradeço.

betas.jpg

(Os dois aquários e o macho)

betas1.jpg

(A Fêmea)

betas2.jpg

(O ninho)

Cumprimentos e, obrigado.

Publicado:

Boas,

A tua fêmea parece mesmo as que tenho aqui da minha criação. hehehe

Quanto ao ninho, na minha opinião é preferível usares um copo cortado ao meio ou então plantas flutuantes. Quanto às plantas se não forem flutuantes, podes usar outras, pois ajuda na criação de infusórios. De resto o macho está a trabalhar bem. Se tiveres o copo apenas vai facilitar para as bolhas não rebentarem tão facilmente e manter o ninho mais estável.

Realmente a tua fêmea parece muito novinha, sendo ela tão clara é impossível ir pelas riscas verticais. Resta o ovopositor e o comportamento dela. Se o ovopositor te parecer mais saliente e ela estiver constantemente a querer ir ter com o macho é bom sinal. No entanto e como disse atrás ela parece muito novinha ainda, e a produção de ovos poderá ser muito reduzida. E diga-se que se vais fazer criação de bettas é melhor com 200 do que com 20. Também é possível que durante os dias que ela está à frente dele a barriguinha possa inchar um pouco (produção de ovos) e aí tens a confirmação que ela está preparada.

Publicado:
Boas,

A tua fêmea parece mesmo as que tenho aqui da minha criação. hehehe

Quanto ao ninho, na minha opinião é preferível usares um copo cortado ao meio ou então plantas flutuantes. Quanto às plantas se não forem flutuantes, podes usar outras, pois ajuda na criação de infusórios. De resto o macho está a trabalhar bem. Se tiveres o copo apenas vai facilitar para as bolhas não rebentarem tão facilmente e manter o ninho mais estável.

Realmente a tua fêmea parece muito novinha, sendo ela tão clara é impossível ir pelas riscas verticais. Resta o ovopositor e o comportamento dela. Se o ovopositor te parecer mais saliente e ela estiver constantemente a querer ir ter com o macho é bom sinal. No entanto e como disse atrás ela parece muito novinha ainda, e a produção de ovos poderá ser muito reduzida. E diga-se que se vais fazer criação de bettas é melhor com 200 do que com 20. Também é possível que durante os dias que ela está à frente dele a barriguinha possa inchar um pouco (produção de ovos) e aí tens a confirmação que ela está preparada.

Obrigado, Diabrete

Vou seguir os teus conselhos e ver o que dá. De facto ela não liga muito ao macho, possívelmente por ser ainda nova. Quanto às riscas verticais, vou prestar mais atenção.

cumprimentos, e mais uma vez, obrigado.

Publicado:

Olá!

Parece-me que tens muita altura de água.. devia ser por volta de 8-12 cm de altura.. se não quando a fêmea colocar os ovos o macho vai ter que fazer umas marotonas abaixo e acima para apanhar os ovos e colocá-los no ninho.. :snipersmile:

O ideal seria teres os 2 no mesmo aquário, colocando uma barreira a separar os 2, mas que os deixe ver-se um ao outro (ex: garrafa de plástico cortada ou qualquer coisa do género) enquanto namoram e para o macho não a atacar..

Boa sorte com a criação!

Publicado:
Olá!

Parece-me que tens muita altura de água.. devia ser por volta de 8-12 cm de altura.. se não quando a fêmea colocar os ovos o macho vai ter que fazer umas marotonas abaixo e acima para apanhar os ovos e colocá-los no ninho.. :bs_quesexclaim:

O ideal seria teres os 2 no mesmo aquário, colocando uma barreira a separar os 2, mas que os deixe ver-se um ao outro (ex: garrafa de plástico cortada ou qualquer coisa do género) enquanto namoram e para o macho não a atacar..

Boa sorte com a criação!

Boas...

Quanto à água tens razão. Eles repreduzem-se na época da seca.

Quanto à questão dos dois no mesmo aquário, se reparares, tenho um mais pequeno dentro de outro maior. Assim ambos têm espaço para nadar e vêem-se.

Agora outra questão.

Esta manhã, como o macho já tinha um ninho razoável, resolvi meter a fêmea ao pé dele. Depois de algumas investidas e convites para ela o seguir até ao ninho (penso eu!?) ela, por vezes ficava zonza, mas não lhe ligava nenuma. Estive a observa-los durante uma hora, como a coisa não evoluia e a bicha só sofria as envestidas do macho, resolvi separa-los novamente. Na minha modesta opinião, acho que ela ainda é muito nova. Se é... temos aqui um caso de pedofilia por parte do macho.

Se este raciocinio estiver certo, devo retirar a fêmea da vista do macho? Para que ele não esteja a fazer ninhos à toa?

Quem puder dar uma dicas, eu fico agradecido.

Aqui vão mais umas fotos

betasj.jpg

Aquários (Um dentro do outro)

beta5.jpg

O macho

betas4.jpg

A fêmea (cerca de 3,5cm)

Cumprimentos

Publicado:

De facto essa fêmea parece-me muito novinha não lhe dou mais de 4 meses. Tenho aqui algumas com esse tamanho e tem 3 meses. A única diferença é mesmo no tamanho da barriga, a tua, talvez por estar perto do macho dá a sensação que já está com ovinhos já. Parece crowntail e ainda não tem as barbatanas bem definidas bem como as cores (embora já não mude muito).

Tens de ser mais paciente quando os voltares a juntar, alguns casais a coisa é rápida e em pouco mais de uma hora já andam aos abraços, mas noutros pode demorar muito mais, pode levar até 3 dias. Por isso arranja esconderijos para a fêmea e entretanto volta a juntar com o macho. Desta foram ela escondesse e não irá sofrer muito. Depois é esperar que dê certo.

Publicado: (editado)

Antes de juntar os peixes para a reprodução é aconselhavel, durante uma semana, dar-lhes comida extra. Pequenas quantidades, muitas vezes ao dia, preferencialmente artémia. Assim aguentarão a reprodução.

Depois disso, por os peixes à vista um do outro, o aquário deverá ter uma cartolina preta por baixo, convem ter um molho de plantas para a femea se esconder e plantas flutuantes para o macho fazer o ninho.

Se a femea, quando vir o macho, ficar com umas riscas verticais na barriga, é sinal de que está pronta a acasalar, e quando o ninho estiver contruido, deverão ser juntos :(

Editado por Ricardo Carvalho
Publicado:
Antes de juntar os peixes para a reprodução é aconselhavel, durante uma semana, dar-lhes comida extra. Pequenas quantidades, muitas vezes ao dia, preferencialmente artémia. Assim aguentarão a reprodução.

Depois disso, por os peixes à vista um do outro, o aquário deverá ter uma cartolina preta por baixo, convem ter um molho de plantas para a femea se esconder e plantas flutuantes para o macho fazer o ninho.

Se a femea, quando vir o macho, ficar com umas riscas verticais na barriga, é sinal de que está pronta a acasalar, e quando o ninho estiver contruido, deverão ser juntos :music_singguitar:

Olá a todos

Más noticias, a minha fêmea de um dia para o outro morreu. No domingo 27/09 já não comeu, na segunda feira de manhã, estava morta. O macho, que está com a mesma água e temperatura, como podem ver pelas fotos, tenho um aquário dentro de outro, continua vivaço e quando lhe dou artêmia, que já têem 20 dias de vida, e continuam a reproduzir-se, pareçe um maluco à caça. À tardinha, dou-lhe duas a três bolas de granulado, mesmo para betas. Acho que o granulado é um dos melhores que está no mercado "Aquanature"

Hoje comprei outra fêmea também uma MIX COLOR CROWNTAIL. A foto vai para um novo tópico, pois comprei outra fêmea que não consigo identificar.

Cumprimentos

Visitante
This topic is now closed to further replies.