Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas!

Antes de mais:

Há uns bons meses que não participava aqui no fórum..

Possivelmente haverá quem já nem se lembre de mim, outros concerteza se lembrarão, e outros ainda que se juntaram á comunidade depois de eu me ter afastado do fórum..

Este afastamento deveu-se ao facto de ter começado a deixar de sentir aquele intusiasmo inicial pela aquáriofilia, coisa que é normal, e já vi acontecer a outros membros do fórum, inclusivé os vi voltar :P

É verdade que não desmontei os aquários mas apenas continuei a fazer as manutenções básicas como tpa´s e alimentação..

Mas estou de volta, será aos poucos que irei "atacar" cada um dos aquários que cá tenho por casa, de forma a que fiquem mais bonitos que nunca!

O primeiro é este que vos venho mostrar, depois ficam a faltar dois de 50litros cada um que apenas contêm invertebrados e o aquário comunitário de cerca de 180litros..

"RedGreen"

Trata-se de um aquário da SCALARE com 40 x 25 x 30 de dimensões com capacidade para cerca de 25litros reais.

Tem um filtro de mochila de marca ELITE, que bombeia 230litros por hora e que a meu ver possui um bom sistema de filtragem (biologica + mecanica)

Para já não tem termoestato, porque as temperaturas ainda estão suportaveis e aproveito para o comprar mais tard€. ;)

Em termos de iluminação também ainda não tem, será assunto para tratar ainda esta semana, mas não será nada de especial, uma daquelas de prender no vidro traseiro, por exemplo.

Fauna e Flora também ainda não está decidido, em principio irei acrescentando aos poucos conforme fôr vendo que fica bem ou não..

Mas em termos de Flora, a ideia é obter um aquário cuja côr preduminante seja o verde, com uma planta vermelha a fazer contraste, daí a escolha do nome..

Relativamente á fauna vou querer manter um pequeno cardume de peixes pequenos e manter alguns invertebrados, talvez me estreie nos Sulawesi's! Mas terei de ver compatibiblidades entre parametros de água..

Desde já aproveito para pedir opiniões, sujestões e dicas acerca da fauna e flora em questão :P

No que toca à decoração utilizei akadama e areia branca para cubrir o fundo, algumas pedras de xisto erochas vulcanicas em miniatura para separar os dois "solos" e um tronco.

Ficam então as fotos:

Antes estava assim:

DSC03727.jpg

DSC03728.jpg

DSC03732.jpg

Sem iluminação, sem filtro, só filtragem feita pelos fetos, sem tpa's e sem dar comida há uns meses, pois pensava que não morava lá ninguem.. Ainda assim quando desmontei encontrei um camarão que lá tinha posto quando montei o aquário e que já não via há meses, trata-se de um Atyaephyra desmaresti os camarões que habitam os nossos rios e me foi oferecido pelo Sergio Torres!

Depois de tudo desmontado e limpo, seguiu-se a montagem:

DSC03735.jpg

DSC03739.jpg

O xisto que iria fazer altura para separar a akadama da areia:

DSC03742.jpg

DSC03744.jpg

De seguida as mini rochas vulcanicas por cima do xisto e a areia:

DSC03747.jpg

DSC03749.jpg

Já com a akadama:

DSC03753.jpg

O tronco:

DSC03763.jpg

E já cheio de água, com algumas plantas:

DSC03767.jpg

Com a iluminação temporária:

DSC03772.jpg

E o 1º habitante:

DSC03785.jpg

Como podem ver, aproveitei uns pés de Marsilea hirsuta e de vallisnerias (que não me lembro a variedade, só sei que são nanas e que são as que crescem em caracol), não sei se serão para manter, tudo depende da evolução que o aquário levar depois de ter a iluminação definitiva.

Todas as criticas e dicas são bem vindas! Se têm alguma coisa a dizer, não esitem ;)

Cumprimentos,

Editado por Dário Santos

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Publicado:
Boas!

Como podem ver, aproveitei uns pés de (...) vallisnerias (que não me lembro a variedade, só sei que são nanas e que são as que crescem em caracol), (...)

Creio que essa variedade seja a Vallisneria spiralis 'Tiger'

cumps, espero atualizações...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!