Aquario de Água Salgada coberto ou descoberto?


Apoxyomenos

Recommended Posts

Bem pessoal, gostaria de saber a vossa opinião acerca se um aquário de água salgada deve ser tapado ou destapado?

 

Já ouvi ambas as opiniões por isso queria saber "da boca" de quem lida com estas coisas.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Bem pessoal, gostaria de saber a vossa opinião acerca se um aquário de água salgada deve ser tapado ou destapado?

 

Já ouvi ambas as opiniões por isso queria saber "da boca" de quem lida com estas coisas.

 

Obrigado

 

O aquário deve ser destapada para facilitar as trocas gasosas.

Queremos libertar o CO2 de modo a evitar 'alimentar' as algas.

Com o aquário destapado, aumentamos assim o 'Potencial Redox' - ORP

 

Abraço

Pedro Ferrer

Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então quem vende "kits" de água salgada com aquários tapados é charlatão ou não percebe nada disto....?

 

 

E dentro de uma casa, com a elevada evaporação, não vai dar cabo das paredes? o salitre da água é terrivel para as paredes....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para alguem que é completamente novato nestas coisas... Qual é a vantajem de ter um salgado? É muito mais caro? Obriga a muitos mais cuidados?

 

ter peixes de água salgada???? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a começar a montar um nano, e pelas informações que já recolhi, e com a experiencia em agua doce, digo-te que o salgado é muito mais dispendioso no inicio, mas depois de tudo no sitio tem uma manutenção completamente diferente e mais simples, claro está que quanto maior o aquario melhor.

 

O que te aconselho é a passares numa boa loja de aquariofilia e expor as ideias e a ver os preços, assustas-te de inicio mas aos poucos chegas lá, o conselho que me foi dado para montar um salgado foi para ir com calma, e ter cuidado com o que se compra a nivel de escumadores, iluminação, etc...

 

Por isso se é o 1º aqua, passa 1º pelos de agua doce e depois avança para o salgado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ummmmm....

 

Gostava de tomar uma decisão salgado/doce antes de mais.

 

Queria montar o aqua e depois não estar a trocar de doce para salgado... isto que a ideia for ir para os salgados...

 

Mas tenho algumas reservas quanto a montar um salgado dentro de casa.

 

A manutenção é dificil?

Requer muitos cuidados?

 

Estava a pensar num aqua entre 250 a 300 lts...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Apoxyomenos

Aquario destapado sem duvida, pelas razoes ja aqui apontadas. Se vieres a avancar, e espero que sim, iras constatar, por exemplo, que o Ph sera mais facilmente mantido no Verao do que no Inverno (variacoes de decimas) porque no Verao as casas sao mais arejadas logo circula mais oxigenio que nas trocas gasosas vai beneficiar a agua e aumentar o potencial redox. Aquario o mais comprido possivel (quanto mais agua mais facil corrigir um problema e mais facil a manutencao) e o mais largo possivel (para ter uma maior area de contacto com o ambiente e promover as trocas gasosas com o ambiente) e com muita circulacao de agua (promovida pelas bombas de circulacao) a superficie para facilitar as trocas gasosas. Nao eprcebo nada disso ams penso ja ter lido que o oxigenio (O2) se move de onde ha mais para menos e se assim for se o ambiente for rico em oxigenio podera passar para a agua e se for excessivo sair da agua o que deve ser dificil d eacontecer.

 

Eu nao te posso falar em termos comparativos porque nunca tive aquarios de agua doce e nao percebo nada disso. Comecei a recolher informacao sobre agua salgada em meados de 2002 e em Janeiro de 2003 comecei logo com um Percula 90 da AquaMedic.

 

Como ja foi escrito e bem, na evaporacao apenas sai agua do aquario e o sal fica (se nao que seria das salinas se o sal fosse embora com a agua) logo nao liberta sal para as paredes. Acontece por vezes quando ha derramamento de agua que deve ser limpa de imediato.

 

A manutencao nao é dificil nem complicada mas depende muito do que se pretente. Podes ter corais complicados de manter que requerem alimentacao polipo a polipo ou corais (o mais vulgar) que conseguem ir buscar o seu alimento as energia libertada na fotosintese pelas algas que possui.

 

Tambem podes ter aquarios so de peixes tendo em atencao que alguns sao faceis de manter e outros nem por isso, por exemplo, por so gostarem de alimento vivo.

 

Um aquario de 250 a 300 litros seria um comeco muito bom. De preferencia com caixa depuradora (vulgo "sump") por baixo, um bom escumador, bombas de circulacao e uma de reposicao da caixa depuradora para o aquario e iluminacao T5 ou HQI. Esta ultima produz um efeito muito bonito e fornece muita luz aos corais mas aquece muito e gasta muito. Ha quem defenda 1W por litro mas eu penso que em corais moles e mesmo duros LPS podera ser bem menos.

 

Por exemplo num aquario de 90x60x60 (em cm) penso que ficas bem servido com uma HQI de 150W com 10000 ou 14000K e duas T5 actinicas de 39W. Mas os 60cm de altura ja podem equacionar uma HQI de 250W embora eu continue a achar que 150 chegam. Podes fazer mais baixo e usar so T5s de 39W

 

Quanto a cuidados e manutencao, requer alguns nomeadamente quanto a mudas parciais de agua e limpeza e manutencao dos equipamentos. No que respeita as mudas de agua, quanto menos se "perturbar" o sistema melhor e por isso sera preferivel trocar 10 a 15% todas as semanas do que 20% de 15 em 15 dias ou 50% uma vez por mes. Mas dependendo dos corais existentes (e alguns peixes) ate podes fazer 10% de 15 em 15 dias ou uma vez por mes. Com duros SPS esquece as trocas parciais de agua de apenas uma vez por mes porque ate pode dar certo mas penso que ninguem neste Forum te ira garantir isso. A menos que tenhas super equipamentos para manutencao e monitorizacao. Um bom e grande refugio, com ozonizadores, escumadores sobre dimensionados, rezinas varias, carvao activado ... nao sera impossivel.

 

Um salgado sentro de casa sera problematico se ocorrer um derramamento de agua por falta de cudiado durante as trocas aprciais de agua ou acidente/avaria com algum equipamento. Por isso ha quem use equipamentos que cortam o funcionamento de certas bombas que ha faltas de agua em determinados sitios. Por exemplo se avariar a bomba repositora da caixa depuradora para o aquario, e supondo que esta por baixo do aquario, a caixa devera ter o tamanho suficiente para receber toda a agua que esta a cima da entrada da coluna seca mas por outro aldo pode haver uma obstrucao na coluna seca e por isso deve existir uma segunda saida para a caixa depuradora e/ou um dispositivo que corte a circulacao se baixar na caixa. Este dispositivo naos era possivel no caso em que exista uma reposicao automatica de agua evaporada embora possam ser combinados cortanto apenas o funcionamento da bomba se baixar muito e deixando uma boa margem para ir baixando (por evaporacao) e repondo. Tudo é possivel mas isto ja é electronica demais para a minha cabeca...

 

Resumindo podes ter vivos menos exigentes e uma manutencao mais facilitada ou podes complicar tudo e por outro lado se fores bom com electronica e bricolage podes fazer uns trabalhos interessantes e criares muita automacao para te poupar muito trabalho e tempo. Ou entao haja dinheiro para comrpar os equipamentos porque ha muito quem os venda. Estao a aparecer no mercado muito bons equipamentos de monitorizacao ja com muitos automatismos (ver pro exemplo Aquatronica, GHL e IKS entre outros) e tambem penso que ja ha alguns produzidos por portugueses inclusivamente aqui no Forum que te podem ilucidar sobre a sua fabricacao.

 

Como nao percebo nada de agua doce nao posso fazer qualquer comparacao e nem sei em quanto fica montar um mas em relacao a aquarios de recife podes ter um bom aquario com algum investimento inicial mas que depois iras mantendo normalmente porque sera quase sempre o mesmo. Custo de energia e alimentacao penso que seja em todos os casos, talvez mais no recife por mais necessidades de luz. Depois acresce o custo do sal para as mudas de agua ou podes usar agua do mar se viveres perto. Eventualmente um reactor de KalkWasser e o quimico para o abastecer e um reactor de calcio e a sua alimentacao noc aso de duros SPS. Em alternativa tens o Metodo de Balling que nao conheco mas penso que dispensa os reactores mas tambem penso que requer alguns conehcimentos de quimica que eu nao tenho para fazer a manutencao do sistema. Algumas resinas para corrigir valores excessivos por exemplo de fosfatos, carvao activado de boa qualidade e alguns quimicos para adicionar a agua (um bom tamponador - Buffer - para ajudar a manter o Ph calcio e magnesio e tambem podera ser improtante Iodo ou Iodine - ainda nao percebi a diferenca - stroncium e elementos traco - trace elements). Penso que vale a pena arriscar pela beleza que nos transmite para a casa e para a alma...

 

De momento nao me ocorre mais nada digno de referencia mas com o tempo certamente que ira surgir e sera aqui comentado por mim ou outro Membro. Estamos ca para ajudar assim como no passado tambem ja fomos nos ajudados.

 

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais