Just_me Publicado Outubro 27, 2004 Publicado Outubro 27, 2004 Hello! Gostaria de saber o que acham do volume que os filtros comerciais teem disponiveis para matérias filtrantes, a que ponto é que um aumento da capacidade do filtro ajuda a que este tenha de ter manutenção menos regular. Tenho neste momento um eheim interno que vou substituir por um externo diy que já está quase acabado e por isso já nao vou mudar o volume, mas a razao pela qual ele vai ter um grande volume, cerca de 16l , é exactamente diminuir o tempo entre manutenções já que rapidamente o meu eheim diminui a capacidade ( l/h) por causa das matérias filtrantes "saturarem"/"entupirem". Normalmente a filtragem é discutida em função apenas da circulação ( l/h), não será tambem o volume de massas filtrantes uma questão importante? Se a água for "melhor filtrada" cada vez que passa no filtro não será uma diminuição na capacidade de circulação compensada? Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Luis Queiroga Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 Tás lá, Just E desta nunca me esquecerei: Ehein disse: Não são os peixes que me compram os filtrros. :D Citar Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência. Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.
Nuno Antunes Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Se vires a maioria dos fabricantes faz questão de referir o volume dos filtros. E sabemos que um filtro 1000L/h interno e um 1000L/h externo têm eficácias bem distintas. Para mim o volume do filtro é determinante na qualidade geral da água e também na necessidade de manutenção. Repara... um grande volume de massas filtrantes -> um grande volume para fixação de bactérias -> quebra de compostos mais eficaz -> melhor qualidade da água. Citar Nuno Antunes Mantenho: Tropheus brichardi ujiji "Katonga" Tropheus moorii Lufubu Apistogramma hongsloi
nunomiguel Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Repara... um grande volume de massas filtrantes -> um grande volume para fixação de bactérias -> quebra de compostos mais eficaz -> melhor qualidade da água. Concordo. E mais "área" para reteres detritos. Logo, menos saturação. Penso eu... Quem tem sumps com "lã" ou fibra de certeza que não necessita de limpar a "massa filtrante" todas as semanas ou de 15 em 15 dias, visto que, leva mais quantidade de lã. (A não ser que tenha 1 sump e 20 aquário ligados a ela... ). Citar Cumprimentos, Nuno
Alexandre Rodrigues Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Boa discussão... Tenho uma duvida: É um facto que mais massa filtrante é mais eficaz, não perdendo dessa forma tanto caudal com o acumular de detritos, uma vez que a superficie para "entupir" é maior. Mas a nossa intenção não é ter o minimo de detritos possiveis dentro do aquário? Se espaçamos a manutenção vamos ter mais detritos para a mesma quantidade de àgua... alex Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
João Lopes Farinha Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Além da questão de "entupir" as massas filtrantes, há outra questão, a decomposição das matérias retidas no filtro. Com o tempo, a "porcaria" retida nas matérias filtrantes vai-se decompondo, contribuindo para a deterioração da qualidade da água. Ainda sou muito novato no "vício" mas já me convenci que quanto às limpezas e TPAs não há nada a fazer. O melhor é procurar um equilíbrio e mantê-lo, o aumento do volume das matérias filtrantes pode, até certo ponto, permitir dilatar um pouco o intervalo entre limpezas e manter o caudal, mas há que ter atenção à qualidade da água. Citar João Lopes Farinha
Recommended Posts