Opniao para Filtragem mecanina/biologica


Recommended Posts

Ola pessoal.

Preciso de uma opniao vossa, o meu aquario é de 200L e tenho a trabalhar dois filtros externos, um eheim de 500Lh e um Sun Sun de 1200Lh. Actualmente ambos tem filtragem mecanica e biologica, mas eu queria por um a fazer cada coisas, ou seja, um so fazia mecanica (esponjas e las) e o outro biologica.

A minha duvida é qual deles a trabalhar com o que.

Pensei em por o mais fraco para a biologica e o mais forte para a mecanica.

Estou a pensar bem?

Fico a aguardar pois queria fazer essa operaçao ainda hoje a noite.

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal.

Preciso de uma opniao vossa, o meu aquario é de 200L e tenho a trabalhar dois filtros externos, um eheim de 500Lh e um Sun Sun de 1200Lh. Actualmente ambos tem filtragem mecanica e biologica, mas eu queria por um a fazer cada coisas, ou seja, um so fazia mecanica (esponjas e las) e o outro biologica.

A minha duvida é qual deles a trabalhar com o que.

Pensei em por o mais fraco para a biologica e o mais forte para a mecanica.

Estou a pensar bem?

Fico a aguardar pois queria fazer essa operaçao ainda hoje a noite.

Obrigado

 

bem, eu na minha opinião acho que metia o que tivesse mais volume a fazer mecanica... sem esponjas a manutenção era mais espaçada, e tinha mais volume de substrato para as bactérias nitrificantes colonizarem. quanto ao outro era colocar esponjas em sequencia das mais porosas para as mais finas, acabando na lã de fibra de vidro ( e um saquinho de purigen se houver).

mas presumo que isso seja só para facilitar a manutenção, tendo de limpar o filtro mais pequeno com as esponjas... pois a nivel de eficiencia não sei se ganhas alguma coisa... até porque não acho que seja necessario um filtro cheio de esponjas.

podias era talvez colocar um filtro interno para movimentar a agua e ajudar a remover as particulas, e os filtros externos mantinham-se a degradar a amonia (também não sei o volume de fauna no aqua...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só a minha opinião mas, se no filtro que colocares apenas para biológica não puseres nenhuma mecânica, vais deixar passar muita 'porcaria' para as cerâmicas.

Vai ficar tudo sujo e não sei se as particulas maiores não podem danificar as cerâmicas. Por outro lado, parece-me que deixando passar tudo pelas cerâmicas diminui a eficiência das mesmas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.