1º aquário


cangaman

Recommended Posts

Boa Tarde.

 

Antes de mais, gostaria de felicitar a todos pelo fórum! Comecei a ler quando me interessei por aquários e já deu para aprender qualquer coisita. São muito cordiais e prestativos.

 

Sou o Miguel e estou prestes a comprar o meu primeiro aquário para me ir entretendo.... Gostaria que com a vossa experiência me encaminhassem no sentido certo!

 

A ideia é um aquário de àgua quente plantado, mas ainda não sei que peixes vou meter... ainda não investiguei muito essa parte e calculo que depende das propriedades finais da àgua...

 

Para já estou indeciso no aquário... ou um Jebo R208 80*40*55 com capacidade de +/- 160l com iluminação 3 *20w (pouco, não?) a 145€, ou então um aquadream 10*30*45; +/- 120l e ilu de 1 - 25w t8 (ainda menos não é?), filtro biobox e aquecedor a 185€. No aquadream ficaram de me dar resposta se são fornecidos aquários iguais apenas com a calha de iluminação, já que tenciono adquirir um filtro exterior. Recomendações?

 

Para filtro exterior penso num eheim 2213 falam muito bem da marca, dos mais silenciosos já que o aqua é para o quarto. o JEBO 810 também parece porreiro alguém tem? é silencioso? e do Filtro HAILEA H-12 alguem sabe se é silencioso? também me parece mto bom...

 

Já meti um tronco/raiz de pessegueiro de molho eheh para enfeitar, não me parece ser uma árvore resinosa... ou pelo menos, seca não é.

 

Um último conselho em relação aos peixes para meter de início para iniciar o ciclo do azoto. Quais os mais resistentes de água quente?

 

Agradeço desde já as vossas opiniões.... opinem mto cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva .

Tal como tu tambem sou iniciante.

Um conselho que dou é antes de comprares algo pesquisa no forum, ha todo tipo de materiais e seres vivos para venda troca ou oferta!

Nao faltam 'bons negocios'' !!

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=74

 

boa sorte cheers

Editado por bobby
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica bobby :)

 

Alguém tem um destes aquários da Jebo? tem os cantos arredondados... não há distorção?

 

 

Boas,

 

Eu recentemente adquiri um Jebo R210 e estou bastante satisfeito com ele e não acho que faça muita distorção. Além disso dá-lhe um aspecto mais agradável.

 

A iluminação ... depende do tipo de plantas que queiras colocar.

 

Filtros - Tenho um da Sun Sun 303A e até agora não faz praticamente barulho.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Tarde.

 

Antes de mais, gostaria de felicitar a todos pelo fórum! Comecei a ler quando me interessei por aquários e já deu para aprender qualquer coisita. São muito cordiais e prestativos.

 

Sou o Miguel e estou prestes a comprar o meu primeiro aquário para me ir entretendo.... Gostaria que com a vossa experiência me encaminhassem no sentido certo!

 

A ideia é um aquário de àgua quente plantado, mas ainda não sei que peixes vou meter... ainda não investiguei muito essa parte e calculo que depende das propriedades finais da àgua...

 

Para já estou indeciso no aquário... ou um Jebo R208 80*40*55 com capacidade de +/- 160l com iluminação 3 *20w (pouco, não?) a 145€, ou então um aquadream 10*30*45; +/- 120l e ilu de 1 - 25w t8 (ainda menos não é?), filtro biobox e aquecedor a 185€. No aquadream ficaram de me dar resposta se são fornecidos aquários iguais apenas com a calha de iluminação, já que tenciono adquirir um filtro exterior. Recomendações?

 

Para filtro exterior penso num eheim 2213 falam muito bem da marca, dos mais silenciosos já que o aqua é para o quarto. o JEBO 810 também parece porreiro alguém tem? é silencioso? e do Filtro HAILEA H-12 alguem sabe se é silencioso? também me parece mto bom...

 

Já meti um tronco/raiz de pessegueiro de molho eheh para enfeitar, não me parece ser uma árvore resinosa... ou pelo menos, seca não é.

 

Um último conselho em relação aos peixes para meter de início para iniciar o ciclo do azoto. Quais os mais resistentes de água quente?

 

Agradeço desde já as vossas opiniões.... opinem mto :P

 

Boas

 

pelo que vi o aqua da jebo leva 142L brutos o que quer dizer que depois de colocares la dentro o areão, tronco, plantas, etc. só vai levar para ai 100L de agua, quanto a iluminação está optima pois são aconselhados 10w por cada 30cm de comp. do aqua. Quanto ao da aquadream julgo ser um de 100*30*45, certo? Esse aí leva 115L brutos e depois de decorado talvez leve ai uns 85 reais e a iluminação acho muito fraquinha, já para não falar que o aqua é muito estreito (30cm), lembra-te que a agua vai fazer com que pareça ainda mais estreito e tambem ficas com pouco espaço de manobra para a deco, depois os pobres animais mal tem espaço para se mexerem.

Eu pessoalmente optava pelo 1º, acho que ficas mais bem servido. tenho um parecido de outra marca e estou super satisfeito com ele, os cantos arredondados pouca distorçam fazem.

Já agora completa o teu perfil

 

Cumps

Editado por putogiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

putogiro qual é que tu tens, quantos litros e quanto foi de €€?

é que eu ando a procura de algo com mais de 120L a 150€mais ou menos..

 

Só aquário? Manda fazer...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

putogiro qual é que tu tens, quantos litros e quanto foi de €€?

é que eu ando a procura de algo com mais de 120L a 150€mais ou menos..

 

 

nao.. quero tambem que traga o filtro e essas cenas .. iluminaçao... etc etc

aquele que referi acima de 145€ gostava de saber onde o user tinha comprado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ás capacidades indicadas, pelas marcas. Apesar de o litro equivaler ao dm3, é de ter em atenção que as medidas indicadas são as exteriores e a água fica dentro e não fora do aqua, depois é preciso descontar, o espaço ocupado por areão plantas peixes e troncos, bem como o espaço que não chega a ser cheio (os aquarios não devem ficar rasos).

Como exemplo o meu aqua vinha indicado de fábrica com uma capacidade de 188 l, (tem 188 dm3), e com uma capacidade de 142l, na realidade, ao enche-lo verifiquei que apenas levava cerca de 100l de água.

Quanto ao aquário, apesar de também gostar de ter um novo (é sempre diferente), aconcelho-te a comprar o maior que poderes, çpois é sempre mais fácil de manter, só custa a começar. Sen não tiveres muita pressa vê aqui no site que estão sempre a aparecer aquas em 2ª mão, mas em bom estado, e às vezes por menos do que o preço de um novo, compras o móvel (para quem precisa) e ainda um filtro externo, que é fundamental para o aqua funcionar em pleno. Se fores esquisito com o aspecto do aqua, podes sempre pedir para ver fotos do mesmo, se soubesse o que sei hoje e tivesse mais espaço, era o que tinha feito, só que não sabia e ninguém me avisou.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Jebo já cá canta! eheh

 

Só uma pequena correção putogiro. São 172 litros brutos.

 

Adquiri o aquário numa loja de animais na Marinha Grande chamada Selecção... foram 145€, o aquário é em acrílico. Fiquei contente com a compra é bem mais bonito que o da aquadream de 100cm.

 

perguntei o preço do de 100 da mesma marca, calculo que seja o Jebo R210, não me souberam precisar, mas falaram em cerca de 190€.

 

Agora vou começar a enfeitá-lo. As pedras/substrato (para quem não conhece) vou comprar a Santa Luzia (na Nacional entre Mealhada e Coimbra), é um negócio para vender pedras de jardim. Os preços são mais em conta!

 

Cumps

Editado por cangaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção ás capacidades indicadas, pelas marcas. Apesar de o litro equivaler ao dm3, é de ter em atenção que as medidas indicadas são as exteriores e a água fica dentro e não fora do aqua, depois é preciso descontar, o espaço ocupado por areão plantas peixes e troncos, bem como o espaço que não chega a ser cheio (os aquarios não devem ficar rasos).

Como exemplo o meu aqua vinha indicado de fábrica com uma capacidade de 188 l, (tem 188 dm3), e com uma capacidade de 142l, na realidade, ao enche-lo verifiquei que apenas levava cerca de 100l de água.

Quanto ao aquário, apesar de também gostar de ter um novo (é sempre diferente), aconcelho-te a comprar o maior que poderes, çpois é sempre mais fácil de manter, só custa a começar. Sen não tiveres muita pressa vê aqui no site que estão sempre a aparecer aquas em 2ª mão, mas em bom estado, e às vezes por menos do que o preço de um novo, compras o móvel (para quem precisa) e ainda um filtro externo, que é fundamental para o aqua funcionar em pleno. Se fores esquisito com o aspecto do aqua, podes sempre pedir para ver fotos do mesmo, se soubesse o que sei hoje e tivesse mais espaço, era o que tinha feito, só que não sabia e ninguém me avisou.

 

Vi alguns aquas aqui no site... Mas para já comprei este, para começar, no futuro se estiver interessado e surgir alguma oportunidade compra-se outro, assim não tenho de estar a espera que apareça o que queria... vou-me divertindo pra ja com este...

 

No final devo ficar com 100l de agua mesmo... o tronco que arranjei para ca meter é enorme... vou ver se o corto ao meio e encosto ao vidro de tras para nao ocupar tanto espaço lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cangamen, Marinha Grande? epa eu consigo ir ai facilmente.. namorado da minha prima e tal.. é dai..

sou cá de baixo mas vou ai bem.. ja ai fui umas vezes..

diz me so onde mais ou menos é isso? ao pe do quê ou se é algum centro comercial..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cangamen, Marinha Grande? epa eu consigo ir ai facilmente.. namorado da minha prima e tal.. é dai..

sou cá de baixo mas vou ai bem.. ja ai fui umas vezes..

diz me so onde mais ou menos é isso? ao pe do quê ou se é algum centro comercial..

 

eheh é na estrada de leiria para a marinha grande. Há la uma catrefada de "parques" a seguir a repsol. de nome só conheço o Pinus Park. A loja fica no outro em frente do outro lado da estrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo!

 

Está-se a compor! o aquário está quase montado faltam as plantas. Jebo r208 80x40x55cm, aquecedor Confortzone de 200w, ilu 3 *20w, filtro eheim ecco 2036, substrato da Sera. Montei-o ontem e meti agua da torneira, até meio! O filtro foi comprado em 2ª mão, veio de um aquário já ciclado, como tive receio que as bactérias morressem sem circulação de agua meti o filtro a trabalhar mesmo com agua da torneira, provavelmente morreram na mesma... ou não... a agua da minha zona tem concentrações de cloro entre 0,2 e 0,6 mg/l penso que não seja muito. logo que compre testes vejo.

 

Agora o problema que tenho é com o tronco! é uma videira, raspei as cascas quando o encontrei (o que apodrece mais facilmente) fervi-o e deixei-o uma semana no rio, e voltei a ferve-lo. Meti no aquario mesmo sabendo que ia dar uma corzinha a agua... nada que não vá desaparecendo com carvão activado e tpa´s. O problema é que adquiriu este muco esbranquiçado à sua volta nas partes em que está submerso, para além de cheirar mal. Agora não o osso voltar a ferver pois não tenho panela para ele... lol,

 

Vi alguns tópicos em que há plecos que até apreciam bastante este muco/ranhoca! alguém me pode confirmar? não é prejudicial aos peixes? é bastante inestético... será por causa desse muco que a água cheira mal?

 

seguem as fotos:

 

tronco:

dsc00093pm.jpg

 

vista frontal:

img0007ca.jpg

 

O maldito muco:

img0009h.jpg

img0010bu.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

por favor, nao se atroplem... que responda um de cada vez :P

 

Ninguém teve uma experiência semelhante?... o tronco cada vez tem mais muco.... digam-me um especie de peixes para ajudar a limpar o tronco... as corydoras sao bons peixes para o inicio da ciclagem, e limpadores de fundo... será que comem este muco? SAE's e ottos?

 

cumps

Editado por cangaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem vindo ao vicio.

 

Não sei se vai ajudar de alguma forma,mas,penso que é bom ler estes artigos:

 

O ciclo do nitrogênio

 

Dez regras para um aquário saudável

 

 

Ler os tópicos dos "vizinhos" é sempre bom:

ENCONTRAMOS A RESPOSTA

para o nosso problema.

 

tenho dois troncos de videira no meu aqua de 500lts e estao 5 *****. o que fiz foi deixá-los +/- uns dois meses dentro de aqua ( completamente submersos ) e todas as semanas tiráva-os para raspá-los com uma escova...... não precisei de usar cloro nem sal ...... para os afundares no teu aqua, atas um fio nylon na base do tronco a um pedra que faça parte da decoração, ou colocas a pedra debaixo do substracto (no meu caso é akadama) e tranquilo passado um tempo podes soltá-lo da pedra pq já nao tem qq ar dentro e assim já nao flutua...... aconselho-te também a colocares uns plecos, ou ancistrus para comerem a nanha, fungos, que o tronco vai soltando. mas não te preocupes com isso pq, não é prejudicial para o equilibrio do aqua.... se o tronco continuar a deitar " tinta " nao te preocupes pq tambem não é prejudicial, pois sao acidos taninicos que sao optimos para a qualidade da agua, pois servem para deixar a agua mais mole, baixar ph e dar uma tranquilidade ao ambiente pois escurem a agua, e isso relaxa os peixes......

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado FAlex!

 

Actualização:

 

O Aquário já leva 2 semanas... Parece-me estar a evoluir bem. Meti 3 corydoras paleatus, 1 peixe gato "pit bull" 2 SAE´s pequeninos e 1 limpa vidros para começarem a fascina. O filtro (comprado em segunda mão) trazia 3 alevins de guppy que também por lá andam. Andam todos contentes. A água está a 25º C e o pH a 7.5. o pH da água da torneira é de 7,5 também! o tronco não deveria fazer descer o pH?? queria que ficasse a 7... o carvão activado influencia?

 

outros testes... não tenho.

 

fica uma foto:

 

dsc00111dl.jpg

 

faltam ainda umas plantas... nunca mais chegam! :discuss_gathering:

 

uma duvida em relaçao a iluminaçao. Neste momento iga-se as 7h e desliga as 12h, depois liga as 18 e desliga as 22h. 9 h de ilu por dia. Seria melhor ser sempre seguida? os peixes nao "estranham"?

Editado por cangaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Por mim punha a iluminação seguida, de preferência quando estiveres em casa para apreciar os animais.

 

O tronco não deve descer o PH.

 

O PH poderá ser alto para as espécies que poderás querer manter.

 

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje morreu o meu peixe gato pitbull (LDA025) sem razão aparente :D andava muito bem e depois apareceu morto, não percebo.. tinha a barriga um pouco inchada talvez tenha sido um problema intestinal... uma pena. não acho que tenha sido por causa da água, está limpida, ainda na sexta feira tinha feito uma tpa de 20 %, e as corydoras pelo que me parece são bons "indicadores" da qualidade da água, quando não está boa fazem várias "incursões" à tona da agua para uma golfada de ar.

 

descobri que os meus SAE´s afinal são raposas voadoras... há que ter mais cuidado com o que se compra.

 

quanto ao pH, tenho que investigar quais os peixes que melhor se adaptam. é pena porque gosto muito de escalares, mas se assim se mantiver não os poderei la meter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.