allen Publicado Outubro 27, 2004 Publicado Outubro 27, 2004 Boas Alguém me saberá dizer se este individuo é um macho ou uma femea. Pelas pintas na barbatana anal tudo indica que será um macho, mas já me disseram q tem uma coloração de femea. Obrigado. Cumps
Hugo Neves Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 Boas! Os machos na barbatana anal teem sempre mais bolinhas as femeas tambem teem algumas mas os machos teem mais..em prencipio é um femea mas pode nao ser.. :D
paulo duarte Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Pelo arredondado das barbatanas, parece uma fêmea Cumprimentos, Paulo Duarte
Diesel_Car Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Olás, Parece uma fêmea...geralmente (depende MUITO da população), os machos "comuns" são mais coloridos e azulados. No entanto as fêmeas que mais se vendem em portugal, pelo menos é o que vejo nas lojas, são laranjas... É dos mbunas mais fáceis de distinguir os sexos, mas neste caso tá dificil! Aposto 80% que é fêmea. Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
allen Publicado: Outubro 28, 2004 Autor Publicado: Outubro 28, 2004 Boas pessoal Muito obrigado Vou aguardando por mais opiniões.
maiato Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Nos mbunas por vezes os machos apresentam as cores das fêmeas, isto acontece porque normalmente existe um macho predominante, só ele vai ter o previlégio de fecundar as fêmeas que por ali existirem e então os restantes machos adquirem cores semelhantes às das fêmeas para poderem também eles dar umas fecundadelas sem serem atacados pelo macho predominante , que os deixa apróximar julgando ser fêmeas. Básicamente é esta a razão para alguns machos Mbunas apresentarem cores semelhantes às das fêmeas. Mas caso o predominante desapareça um deles vai adquirir a côr de macho. Pode-se dizer que não foi o homem que inventou os travestis, antes dele já alguns peixes se tinham dedicado a isso. Um Abraço Pedro
Miguel Figueiredo Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 Alguém me saberá dizer se este individuo é um macho ou uma femea. Tens aí um bonito macho a mudar de cor. Mais alguns meses e assumirá as cores plenas. É provavelmente um "Chilumba", embora as cores ainda não se notem bem. Se assim for as fêmeas são OB. Miguel
Regal Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 Não discordando 100% com o Miguel, neste momento parece-me uma fêmea pelo arredondamento da barbatana anal, uns dos factores será o tamanho do animal e idade. A cor neste momento é a de uma fêmea, mas isto de for adulta, se ainda for juvenil então irás ter um belo macho e com bastantes Egg Spots sendo que a barbatana anal irá ficar pontiaguda. Também se consegue ver pelo comportamento junto de outros machos da mesma espércie. As fêmeas, mesmo juniores, são submissas aos machos. Só vendo ao vivo é que se tirará conclusões correctas.
allen Publicado: Outubro 29, 2004 Autor Publicado: Outubro 29, 2004 Boas, maiato isto acontece porque normalmente existe um macho predominante Regaluns dos factores será o tamanho do animal e idade. Peço-vos desculpa porque realmente, foi grande falha minha não ter indicado o tamanho e idade do bichinho. Aproveito então p'ra dizer q este peixito terá aproximadamente 11cm e tendo em conta, o tempo q o tenho o tamanho na altura q o adquiri, terá entre 9 a 11 meses. Convem tambem referir q é o unico exemplar da sua espécie no aqua. Como o tamanho do aqua ( 160 l ) não me permite introduzir muitos mais peixes (para ter a certeza quanto ao "sexo" ), tenho esse interesse em saber se é macho ou femea para aí, introduzir um(a) "companheiro(a)". Agradeço a vossa atenção. Cumps
Diesel_Car Publicado: Outubro 30, 2004 Publicado: Outubro 30, 2004 Olás, Realmente a "bicha" tem reflexos azuis, no entanto pela idade e tamanho deverá ser uma fêmea adulta. Como referi, geralmente as fêmeas mais comuns ( e repito, depende da população) são amarelas e poderão ser OB (orange blotch - manchadas a negro)...e os machos azuis. Tu tens aí um bicho com 11meses, 10cm...azul...mas com todas as caracteristicas de fêmea! :D Mantenho os meus 80% em fêmea, mas como diz o Miguel...espera para veres o que te saiu na rifa! Cumps, Nuno Reis Diesel_Car....Vrummmmmmm!
João Magalhães Publicado: Outubro 31, 2004 Publicado: Outubro 31, 2004 Muito dificil de dizer o que é. Em 1º lugar porque está sozinho. Segundo porque mesmo que seja uma fêmea e encontrando-se sozinha pode apresentar reflexos coloridos de macho. Eu para já arrisco os 50/50 cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
licinioferreira Publicado: Novembro 1, 2004 Publicado: Novembro 1, 2004 Sem duvida que te aconselho a juntares um Casal adulto a essa femea!! Asta! ------Licínio Ferreira------ WWW.CMCA.CJB.NET
squeiros Publicado: Novembro 3, 2004 Publicado: Novembro 3, 2004 É um Macho! Um bocadinho de verde neste mundo cinzento e poluído
Regal Publicado: Novembro 4, 2004 Publicado: Novembro 4, 2004 Com essa idade e com 11 cm para mim é sem dúvida alguma uma fêmea! Pelo que conheço dos Labeos e PseudoTropheus um macho adulto com esse tamanho terá a barbatana anal pontiaguda e esse bichinho tem sem dúvida alguma a mesma barbatana completamente redonda. Outro pormenor é a cor esbranquiçada do ventre, normalmente as fêmeas é que apresentam esta zona assim, o macho tem a sua cor predominante. Os Egg Spots em fêmeas Labeo e Pseudo são muito comuns, não sendo, neste momento, um factor fulcral para a avaliação do dimorfismo sexual, mas normalmente os Egg Spots do macho são maiores e não mais! No entanto, fica a dúvida! :D
allen Publicado: Fevereiro 28, 2005 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2005 Boas, Já não há dúvida, é uma fêmea…está com ovos na boca!!!! Cumps
Recommended Posts