Labeotropheus trewavasae ????Macho ou Femea????


allen

Recommended Posts

Boas

Alguém me saberá dizer se este individuo é um macho ou uma femea.

Pelas pintas na barbatana anal tudo indica que será um macho, mas já me disseram q tem uma coloração de femea.

 

 

Pic_2270_13.jpg

 

 

Obrigado.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Parece uma fêmea...geralmente (depende MUITO da população), os machos "comuns" são mais coloridos e azulados. 8)

No entanto as fêmeas que mais se vendem em portugal, pelo menos é o que vejo nas lojas, são laranjas... :roll:

 

É dos mbunas mais fáceis de distinguir os sexos, mas neste caso tá dificil! :roll:

 

Aposto 80% que é fêmea. :)

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos mbunas por vezes os machos apresentam as cores das fêmeas, isto acontece porque normalmente existe um macho predominante, só ele vai ter o previlégio de fecundar as fêmeas que por ali existirem e então os restantes machos adquirem cores semelhantes às das fêmeas para poderem também eles dar umas fecundadelas sem serem atacados pelo macho predominante , que os deixa apróximar julgando ser fêmeas.

 

Básicamente é esta a razão para alguns machos Mbunas apresentarem cores semelhantes às das fêmeas.

 

Mas caso o predominante desapareça um deles vai adquirir a côr de macho.

 

Pode-se dizer que não foi o homem que inventou os travestis, antes dele já alguns peixes se tinham dedicado a isso.

Um Abraço

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém me saberá dizer se este individuo é um macho ou uma femea.

 

Tens aí um bonito macho a mudar de cor.

 

Mais alguns meses e assumirá as cores plenas.

 

É provavelmente um "Chilumba", embora as cores ainda não se notem bem. Se assim for as fêmeas são OB.

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não discordando 100% com o Miguel, neste momento parece-me uma fêmea pelo arredondamento da barbatana anal, uns dos factores será o tamanho do animal e idade. A cor neste momento é a de uma fêmea, mas isto de for adulta, se ainda for juvenil então irás ter um belo macho e com bastantes Egg Spots sendo que a barbatana anal irá ficar pontiaguda.

 

Também se consegue ver pelo comportamento junto de outros machos da mesma espércie. As fêmeas, mesmo juniores, são submissas aos machos.

 

Só vendo ao vivo é que se tirará conclusões correctas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

maiato

isto acontece porque normalmente existe um macho predominante
Regal
uns dos factores será o tamanho do animal e idade.  

Peço-vos desculpa porque realmente, foi grande falha minha não ter indicado o tamanho e idade do bichinho. :roll:

Aproveito então p'ra dizer q este peixito terá aproximadamente 11cm e tendo em conta, o tempo q o tenho o tamanho na altura q o adquiri, terá entre 9 a 11 meses.

 

Convem tambem referir q é o unico exemplar da sua espécie no aqua.

 

Como o tamanho do aqua ( 160 l ) não me permite introduzir muitos mais peixes (para ter a certeza quanto ao "sexo" ), tenho esse interesse em saber se é macho ou femea para aí, introduzir um(a) "companheiro(a)". :roll:

 

Agradeço a vossa atenção.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Realmente a "bicha" tem reflexos azuis, no entanto pela idade e tamanho deverá ser uma fêmea adulta.

 

Como referi, geralmente as fêmeas mais comuns ( e repito, depende da população) são amarelas e poderão ser OB (orange blotch - manchadas a negro)...e os machos azuis. Tu tens aí um bicho com 11meses, 10cm...azul...mas com todas as caracteristicas de fêmea! :wink: :D

 

Mantenho os meus 80% em fêmea, mas como diz o Miguel...espera para veres o que te saiu na rifa! :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito dificil de dizer o que é.

Em 1º lugar porque está sozinho.

Segundo porque mesmo que seja uma fêmea e encontrando-se sozinha pode apresentar reflexos coloridos de macho.

Eu para já arrisco os 50/50 :lol:

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com essa idade e com 11 cm para mim é sem dúvida alguma uma fêmea! Pelo que conheço dos Labeos e PseudoTropheus um macho adulto com esse tamanho terá a barbatana anal pontiaguda e esse bichinho tem sem dúvida alguma a mesma barbatana completamente redonda.

Outro pormenor é a cor esbranquiçada do ventre, normalmente as fêmeas é que apresentam esta zona assim, o macho tem a sua cor predominante.

 

Os Egg Spots em fêmeas Labeo e Pseudo são muito comuns, não sendo, neste momento, um factor fulcral para a avaliação do dimorfismo sexual, mas normalmente os Egg Spots do macho são maiores e não mais!

 

No entanto, fica a dúvida! ;):lol: :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...