Injecção de CO2


crush

Recommended Posts

Boa noite a todos. Eu sou um novato nisto da aquariofilia (tenho o aquário desde 11 de Maio, dia dos meus anos) e tenho estado aqui pelo fórum desde então, todos os dias e até a responder a bastante tópicos, a aprender taaaanta coisa. Vou começar pelo meu setup, mas por favor, não me dêem tiros na cabeça. Eu sei que é um aquário muito pequeno, mas é o que posso ter por enquanto (sou estudante e não estou para pedir aos meus pais que gastem cem euros (sendo demasiado optimista) para comprarem um aquário com um tamanho aceitável). Por favor, entendam o meu aquário como uma preparação para o meu futuro aquário (o qual sonho em adquirir um entre 150 e 200 litros).

 

Setup:

Aqua de 20 litros

Lâmpada daquelas economizadoras de 15Watts

Filtro que já vinha incorporado no aquário

pH: 6,8

NO3: normalmente entre os 25 e os 50 mg/L (isto tem sido o mais difícil controlar, no entanto, já me livrei, com muita pena minha, de um belo pleco(calma, não o deitei pela sanita abaixo, dei a um amigo muito experiente em aquariofilia, o utilizador Ferdimar) que me ingrupiram numa loja, pelo que acho que estes valores vão baixar consideravelmente)

NO2: 0

KH: algures entre 3ºd e 6ºd (uso tiras da JBL, o que indica que é aceitável)

Amónia: 0

Areão: Substrato da Aquality

Fauna: duas mollys velíferas, dois platis, duas corydoras (uma Schwartzi ou lá como se escreve e uma mais comum, não me recordo o nome), dois caracóis (um deles bem pequenino, que é de uma criação que o meu cunhado teve)

Tempo de luz acesa: cerca de 10 horas (ainda a ligo e desligo manualmente, pelo que as horas podem variar um pouco, mas quero ver se arranjo um temporizador para ser mais constante).

Flora: mais abaixo podem ver quais as uso

 

 

Agora sim, vai começar a razão pela qual criei este tópico. Este meu amigo que ficou com o pleco, deu-me em troca muitas plantas. Ignorante de plantas como sou, não sei o seu nome, pelo que vou deixar aqui fotos.

 

 

Tenho duas destas rasteirinhas:

rasteira.jpg

 

Tenho esta, que parece-me que é igual às anteriores, mas apenas mais desenvolvida (não confundir com a que está por trás, talvez seja melhor ver em tamanho maior, clicando no link da segunda foto na resposta debaixo):

altax.jpg

 

Tenho esta, que de ontem (quando a plantei) para hoje, cresceu, à vontade, 10 cm(este crescimento brutal é normal?):

crescimentorpido.jpg

 

Tenho esta, a única que está desde o início do aquário:

antigaj.jpg

 

Tenho estas flutuantes grandes:

dscf0424q.jpg

 

Tenho esta, uma Alternanthera Reineckii/Rosaefolia, a única que comprei até agora:

bonitay.jpg

 

(Já agora, é possível dizerem-me os nomes das plantas? Facilitaria-me para o futuro)

 

Bom, com este boom de plantas e atendendo que são aquilo que a minha mãe mais gosta no aquário (não são os peixes em si não, lol), eu gostaria que elas estivessem nas melhores condições possíveis. Pelo que vejo, para ter plantas em boas condições, a injecção de CO2 é fundamental. Mas não é aconselhado a principiantes, por não ser propriamente fácil e barato, pelo que nunca liguei. Mas tenho estado a acompanhar o tópico (este) criado pela utilizadora FAlex e agora fiquei um pouco mais interessado. É assim, eu já possuo um outro filtro que tem uma função de bomba ar, através de uma espécie de mini mangueira que fica de fora da água e faz algumas bolhinhas, que tenho usado porque vi que estas bolhinhas são boas para criar oxigénio para os peixes (uma vez que o meu filtro não cria agitação à superfície suficientemente forte, a menos que eu esvazie mais o aquário, o qual não me agrada, pois tiro ainda mais água da já pouca que leva) e ajudar um pouco na limpeza. E pelo que vi, a utilizadora FAlex usa uma bomba de ar ligada a uma garrafa que tem uma receita caseira para CO2. Então eu na minha cabeça comecei a pensar se isso seria possível fazer no meu aquário, arranjando uma mangueira para a tal bomba de ar que tenho e metendo a outra ponta numa garrafa com a tal receita.

 

E então, surgiram as dúvidas:

- Primeiro, a minha ideia é execuível? Ou isto é apenas uma invenção parva na minha cabeça?

- (As próximas partem do princípio que a primeira resposta é positiva, caso não, esqueçam) Segundo, a receita usada pela FAlex é apropriada para o meu aquário, uma vez que é quase seis vezes mais pequeno, ou tenho que fazer numa proporção menor?

- A bomba ficaria a funcionar durante todo o dia, ou só durante o dia (uma vez que à noite as plantas deixam de absorver CO2, não é?)

- A tal mistura utilizada, fica "para sempre" ou tem que ser substituída por uma nova rergularmente (se tiver, de quanto em quanto tempo, mais ou menos?)

- Aonde é que se pode comprar bicarbonato de sódio?

- Existe mais alguma informação que podem dar, uma vez que as dúvidas colocadas aqui sobre CO2, são muito técnicas, o que torna de difícil apreensão para alguém leigo como eu?

 

Peço desculpa por este grande testamento, mas gostaria desde logo dar o máximo de informações. Penso que não me esqueci de nada. Obrigado desde já pela vossa ajuda.

 

Deixo-vos com uma foto do meu mini aquário. Apesar de ser pequenino, gosto muito dele e tento tratá-lo com o máximo de cuidado, de forma a criar uma vida mais feliz para os meus peixinhos.

 

dscf0422o.jpg

 

(Se quiserem dar conselhos para o aquário em geral, eu também agradeço :P )

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Podes colocar CO2, mas tens que ter em consideração que o CO2 "home made" não dá para regular ou seja está sempre ligado (a não ser que tires o tubo manualmente) e que a injecção de CO2 pode alterar o pH.

 

No meu aqua de 30L o CO2 não alterou o pH, talvez porque a agitação da água à superfície é considerável, e muito do CO2 não é absorvido.

 

Bicarbonato de sódio compras em qualquer supermercado... Pingo Doce, Modelo, Continente, etc e custa-te à volta de 1€ (depende se for pacote ou frasco).

Tens tutoriais de CO2 já feitos aqui no fórum, basta procurar.

 

Sobre as plantas:

 

1ª - Sagittaria subulata ou platyphylla

2ª - ?????

3ª - Ceratophyllum demersum (???)

4ª - Elódea (Egeria densa)

5ª - ????????

 

A planta 4 tenho a certeza, e é uma planta de crescimento rápido. Se a estiver certo na 3 então também é de rápido crescimento.

Se dizes que já crescem tanto com o CO2 isso vai rebentar :P até porque tens uma boa quantidade de luz.

 

Quanto à luz faz um favor a ti próprio e compra um temporizador, custa-te uns 5€ no jumbo (até há packs com 2 pequenos na zona dos aquários).

Aconselho-te 9 ou 10h por dia, com intervalo de 2h (para travar crescimento de algas).

 

Num aqua tão pequeno (os chamados NANO) convinha teres um filtro bom e de cascata para roubar menos espaço mas como o aqua é fechado não dá. Sabes a capacidade do teu filtro?

 

Sobre a fauna (se algum dia mudares) metia um Betta OU cardume de Neons / Guppy + Red Cherries.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta atenta.

 

A minha ideia era ligar a uma bomba de ar, que desligaria então durante a noite. Em último caso, até tiraria o tubo manualmente, de forma a que durante a noite, a bomba servisse de bomba de ar mesmo.

 

Quanto à planta 4, elódea, ela no meu aquário cresceu bastante pouco, ou pelo menos acho pouco. Tive uma outra antes que cresceu muito mais, em muito menos tempo, só que acabou por apodrecer e deitei-a fora. Quanto à planta 3, é que eu fiquei realmente espantado com o que ela cresceu, mas também meti um bocado no aquário da minha namorada e também cresceu imenso. Não sei se ela cresceu mesmo, ou se apenas se "esticou", pois ela foi-se abrindo com o tempo no aqua (ela fora da água, até era feia, parecia aquelas algas do mar, mas depois no aqua, abre-se toda e aparecem centenas de folhas e dá um efeito fantástico! Adorei!)

 

Vou mesmo comprar um temporizador então. Já ando para comprar há muito tempo na verdade...

 

Se o pH for afectado, eu tenho conchas cá em casa, estilhaço-as e meto no filtro. Quanto ao filtro, não há nada a fazer. É daqueles aquários que vem montado só para aquilo, tem uma estrutura própria mesmo. Aquilo basicamente é um tubo que vem desde o fundo do aqua, passa pela máquina em si, sai por outro tubo, que tens uns furos por onde sai a água, vai para uma esponja e por baixo dessa esponja, tem um saco com umas bolinhas. Por sua vez, a água desloca-se para outro compartimento, onde tem um buraco e cai para a água. Não rouba espaço, só o tal primeiro tubo é que fica dentro da água, uma vez que tudo o resto fica já fora do bordo da água.

Editado por crush
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta atenta.

 

A minha ideia era ligar a uma bomba de ar, que desligaria então durante a noite. Em último caso, até tiraria o tubo manualmente, de forma a que durante a noite, a bomba servisse de bomba de ar mesmo.

 

Quanto à planta 4, elódea, ela no meu aquário cresceu bastante pouco, ou pelo menos acho pouco. Tive uma outra antes que cresceu muito mais, em muito menos tempo, só que acabou por apodrecer e deitei-a fora. Quanto à planta 3, é que eu fiquei realmente espantado com o que ela cresceu, mas também meti um bocado no aquário da minha namorada e também cresceu imenso. Não sei se ela cresceu mesmo, ou se apenas se "esticou", pois ela foi-se abrindo com o tempo no aqua (ela fora da água, até era feia, parecia aquelas algas do mar, mas depois no aqua, abre-se toda e aparecem centenas de folhas e dá um efeito fantástico! Adorei!)

 

Vou mesmo comprar um temporizador então. Já ando para comprar há muito tempo na verdade...

 

Se o pH for afectado, eu tenho conchas cá em casa, estilhaço-as e meto no filtro. Quanto ao filtro, não há nada a fazer. É daqueles aquários que vem montado só para aquilo, tem uma estrutura própria mesmo. Aquilo basicamente é um tubo que vem desde o fundo do aqua, passa pela máquina em si, sai por outro tubo, que tens uns furos por onde sai a água, vai para uma esponja e por baixo dessa esponja, tem um saco com umas bolinhas. Por sua vez, a água desloca-se para outro compartimento, onde tem um buraco e cai para a água. Não rouba espaço, só o tal primeiro tubo é que fica dentro da água, uma vez que tudo o resto fica já fora do bordo da água.

 

Boas, não me parece útil que uses co2. Para além de teres plantas que necessitam de pouca manutenção, acho que como tens um aqua pequeno os parametros alteram-se com muito mais rapidez do que num aqua maior, e se assim for a utilização do co2 vai-te fazer baixar o ph, que podes subir com conchas se descer muito; mas se depois á noite tiras o difusor do co2 do aqua o ph vai subir muito, e tantas subidas e descidas desse parametro podem ser mortais para a fauna. Compra um aqua maior de pelo menos 60l, aí consegues controlar muito melhor os parametros da água e consegues também evoluir bastante mais rapidamente neste hobby.

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente é-me mesmo impossível comprar um aquário maior neste momento...Se bem que até ando a estudar uma possibilidade, mas dificilmente se realizará, mas quem sabe...

 

Vou fazer a experiência (a ver se compro as coisas necessárias este fim-de-semana), medir os parâmetros da água e ver como é que ele funciona. Como a bomba de ar dá para regular a saída, vou começando com o mínimo possível e se ficar ok e der um melhor ar às plantas, então mantenho. Se não, a experiência também não fica cara e desde que tenha cuidado, não fará mal aos meus peixinhos...

 

Quanto à tal planta número 4 (parece realmente ser uma Ceratophyllum demersum), não pára de crescer, hoje lá cresceu mais uns centímetros (em dois dias ela quase que triplicou de tamanho). Isto é habitual? Já aconteceu alguém? É que eu nunca vi uma coisa assim...Ainda mais impressionando fiquei, pois ela é uma planta que não tem raízes nenhumas, é igual de uma ponta à outra. Apenas enterrei um pouco no substrato e ela cresce como se não houvesse amanhã...A este ritmo ainda vou acabar por fazer negócio de venda desta planta, fazendo uma poda todos os dias lol.

 

As plantas vieram em óptima altura, pois parece que a minha plati e a minha molly estão grávidas...Assim os alevins já terão onde se esconder...

 

Mais alguma sugestão? Até sobre o aquário em geral. Estou sempre aberto a dicas, para melhorar as condições dos meus peixinhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens tantas ofertas de aquas na secção de vendas..bons e baratos...um esforço não custa. Colocas esse á venda, controlas-te nos gastos e de certeza que arranjas um aquário de 200 Litros por no max 100 euros na secção de vendas. Já lá vi muitos

 

Olha, até te ajudo mais. Em 2 mins que perdi achei logo este á venda 60 Litros a 30€

 

Uma coisa que me faz confusão é porque é que não enches de água até ao topo? Já tem tão pouca...

Editado por djhifi
assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens tantas ofertas de aquas na secção de vendas..bons e baratos...um esforço não custa. Colocas esse á venda, controlas-te nos gastos e de certeza que arranjas um aquário de 200 Litros por no max 100 euros na secção de vendas. Já lá vi muitos

 

Olha, até te ajudo mais. Em 2 mins que perdi achei logo este á venda 60 Litros a 30€

 

Uma coisa que me faz confusão é porque é que não enches de água até ao topo? Já tem tão pouca...

 

O aquário em si não é o mais caro e certamente sabes isso melhor que eu...A estrutura em si eu até era capaz de arranjar à borla ou quase à borla. O problema é arranjar tudo o resto: filtro, termostato, calha, lâmpadas, areão, substrato...Sabes isso melhor que eu...Para além do aquário, tenho ainda que comprar um móvel, pois não tenho onde o pôr (o móvel que uso agora não dá para outro aquário, pois faz parte do conjunto). E sempre vi aqui no fórum que quando é para comprar, é para comprar com a máxima de qualidade possível. Comprar por comprar...E comprar uma coisa usada e ainda insuficiente, para daqui a um ano (altura em que espero já estar a trabalhar)estar a comprar outro, é dinheiro mal gasto. Posso-te garantir que assim que tiver o meu primeiro ordenado, ou que consiga arranjar uns trocos valentes, comprarei um bom aquário. E na altura vou querer a tua ajuda (e de outros) para o montar bem. Até lá, para mim dar 100€ é já uma fortuna...Infelizmente nem todos têm as mesmas possibilidades. (E acredita que no meu caso nem é por uma questão de más prioridades)

 

Tenho usado o aquário cheio, mas agora tirei um pouco de água, porque meti as plantas flutuantes e queria que elas se vissem (uma vez que a tampa é de plástico e não dá para ver).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Crush,desculpa,mas estava a explicar-te e a fazer mal.

Paguei o meu erro muito caro,perdi 1 madeira,2 amanos,1 red cherry(comprovados,no meio de tanta vegetação, pode haver mais algum).Isto aconteceu ontem à noite.

 

Em relação ao CO2 é dessa forma que se monta,porém eu percebi mal,não devia ter desligado a Bomba de ar,nem devia estar a utilizar o CO2 só no período que tenho as luzes ligadas(apesar de haver pessoas que pensam ser o melhor,tal como te expliquei).Isto porque no liga e desliga o pH fica completamente diferente,sendo assim a forma correcta é manter o CO2 e a bomba de ar em simultâneo,para haver equilíbrio entre os dois e não haver mudanças bruscas de pH.

 

Em relação ao teu aquário,o melhor se calhar é mesmo não colocares nada,devido ao tamanho,e começas a fazer um mealheiro,vais e colocas nele os 15,80 e por aí em diante.Quando deres por ti,tens um aqua enorme(ou à medida do mealheiro).

 

Eu,de certa forma tenho tido sorte,o meu foi oferecido,e na altura pensei que era pena não ter tudo,porque só vinha com as tampas de vidro.Neste momento já vejo de outra forma e dificilmente me meto num kit. A tampa foi o meu marido que a fez,colocou-lhe 2 armaduras que andavam na garagem,e eu comprei as lâmpadas. Agora verdade seja dita,já lá "mergulhei" dentro muito dinheiro.Tenho andado a namorar os filtros externos novos e o mais barato que vi,foi um da Jebo 900L/H,por 69,50 euros,mas, já me disseram que se calhar era melhor esperar um pouco mais e comprar um melhor.Estava a pensar cravá-lo de prenda de natal ao marido,mas entretanto numa conversa com um cliente,acabou-se a falar de aquários e sem eu saber ele têm um de 500l inactivo(com dois filtros externos),perguntei-lhe quanto queria por 1 deles,e ele disse que o oferecia,mas,como já estão parados à algum tempo ia testá-los, e se estiver bom ganho um filtro externo(rezo todos os dias para que esteja bom).

 

Por isso,vai com calma,que acabas por conseguir.

 

Mais,uma vez peço desculpas,pela minha má explicação.

 

Cumps,Alexandra

Editado por FAlex
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele quiser oferecer o outro a mim, eu agradecia :P Era meio caminho andado...É que com um aquário grátis, um filtro grátis e um móvel que a minha mãe já está a pensar comprar mesmo para a sala e substituir o da televisão e onde eu já poderia meter um aquário, só me ficaria a faltar o termostato, que é o menos...

 

Um aquário de 500 litros desactivado? Ai ai...Dá Deus nozes a quem não tem dentes...O que eu não faria por um aquário de 500 litros...(Na verdade, acho que é capaz de ser exageradamente grande...isso para fazer TPAs deve ser um pincel...As minhas ricas costas a carregarem 50 litros (pelo menos) semanalmente)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa se arranjares tudo isso ofereço eu o termostato... :bs_quesexclaim:

 

Lol. Vê lá se eu não te cobro depois...

 

O sistema já está a funcionar. Parece-me que está bem. Os peixes para já estão bastante bem. As plantas também. Parece que ficou um sistema porreiro. Agora vamos ver se os resultados são satisfatórios daqui a uns dias.

 

De facto, tenho mais medo durante a noite. Porque à noite as plantas fazem o contrário da fotosintese, absorvendo oxigénio e libertando CO2 não é? Não será depois CO2 a mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje estou triste...A minha maior estrela do aquário, um molly velifera lindíssimo, grande, brilhante, com olhos vermelhos (mas não era albino) morreu... :music_singguitar::dancing::puppydogeyes: :puppydogeyes: :puppydogeyes:

 

A razão por que morreu, foi que o pH disparou para 8,4. Provavelmente as conchas que meti no filtro foram demais, juntando a um menor número de bolhas de CO2 que a bomba entupiu um pouco, levou que o pH subisse muito. Já retirei as conchas, fiz uma TPA de 20%...Agora é aguardar que o pH desça para níveis normais...

 

Não cabe em mim tanta tristeza...Para além do toque de beleza que dava ao aquário, tinha sido oferecido pela minha namorada...

 

Gosto muito de aprender, mas detesto ter que aprender com erros...Especialmente quando esses erros provocam mortes nos meus peixinhos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá crush.

nao compres o relógio temporizador no chines.

lol

agora a sério, nao sei se será boa ideia teres co2.

podias ter as plantas e experimentar un dias sem co2 para veres o desenvolvimento delas.

se continuassem bonitas não colocavas co2.

nota que algumas plantas quando mudam de local parece que se estão a ir abaixo e depois de alguns dias começam a recuperar.

depois, se achares que estão mesmo a ir-se abaixo colocas o co2.

mas não colocas nada que de conchas para subir o ph.

posso dizer-te que tenho co2 e o ph não desceu (não é co2 caseiro).

quando colocares o co2 vais medindo o ph mais regularmente e se vires que começa a descer muito colacas então umas conchas mas em muito pouca quantidade e continuas a medir regularmente o ph para veres se se vai mantendo estável.

quanto mais pequeno o aquário mais dificil de estabilizar por isso, sempre que fazes qualquer mudança nele tens que estar em cima dele para nao teres baixas.

vai com calma.

fica bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou estar mais atento ao pH nos próximos tempos. Nunca pensei que o pH pudesse disparar assim tanto...Lá está, também nunca vi a quantidade de conchas que se deve utilizar no filtro para fazer subir o pH. O porquê de eu ter usado as conchas, é que eu por norma tenho um aquário de água ácida (6,8 eventualmente 7,0) e tenho peixes de água alcalina (mollys e platis). Ora como o CO2 baixa o pH, aumentar um pouco com as conchas, parecia-me lógico. Mas lá está, um aquário pequeno é muito complicado de gerir...

 

Ainda não ultrapassei o desgosto de ter perdido o meu peixe favorito...Mas enfim...Mais uma dura lição que aprendi...

 

(Não vejo a hora de arranjar um aquário maiorzito para poder ter condições excelentes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

acho que o teu problema é facil de resolver.

 

1º não metas CO2....guarda isso

2º fertiliza com nutrientes liquidos.

 

esses buracos nas plantas é falta de potassio, não é falta de CO2

 

quando as plantas ficas amareladas é falta de ferro.

 

só se mete CO2 quando as plantas estão com um crescimento lento, ou quando é plantas exigentes. Mas para meteres CO2 tens de fertilizar ainda mais, pois as plantas vão consumir os nutrientes mais rapidamente.

Quando acrescentas mais plantas, tens de fertilizar mais, pois tens mais plantas a consumir nutrientes.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.