Recommended Posts

Publicado

Boa noite , tenho um aquario de 60 lts com biobox no interior , termostato incorporado .Coloquei a agua , areao plantas artificiais e estive sensivelmente 3 semanas so com estes elementos no aquario para que se instalassem as colonias de bacterias no aquario aplicando cultivo de bacterias NITRIVEC producto da SERA e seguindo as instruções do mesmo.Coloquei os primeiros peixes no aquario e tenho 4 neons , 2 limpa vidros , 2 mollys e mais 3 que perdoem a ignorancia mas não faço a minima ideia de como se chamam.Ja fiz TPA e tenho feito os testes das fitas e aparentemente esta tudo bem excepto os valores de GH que estão >6ºd mas que parece que deveriam estar de acordo com os valores ideais da embalagem de teste algures em >10ºd. A agua do aquario encontra-se um pouco turva estara este facto relacionado com os valores "alterados" do GH? Com que frequencia devo limpar as caixas que estao no biobox, e devo limpar ou não a caixa com as bolinhas mais porosas pois segundo me disseram é ai que se desenvolvem as bacterias? Por ultimo plantas verdadeiras fazem mesmo a diferença ou são só sinonimo de mais preocupações?

Publicado:

Podias ter criado as bactérias necessárias sem o uso de químicos, através de introdução de comida diariamente durante essas semanas, mas já que usaste um químico (não é mau, é apenas por teres gasto dinheiro um pouco desnecessariamente), o ciclo de azoto deverá estar completo. No entanto, colocaste muitos peixes em pouco tempo. Ou pelo menos fiquei com essa ideia...Colocaste todos de uma só vez? Ou com que espaço de intervalo os colocaste? Quanto aos peixes que não fazes ideia quais sejam, tira fotos e coloca aqui, ou pesquisa na net (vê aqui no site a ficha dos peixes que lá estão os mais comuns, aconselho-te a veres os guppies e platis, que são os mais comuns para principiantes), para saberes se são compatíveis no teu aquário.

Qual o valor do teu pH?

O filtro deve ser limpo com alguma frequência, quando vires que ele está sujo. Para limpares isso, deves usar somente a água do aquário. Por exemplo, quando fizeres uma TPA (Troca Parcial de Água), utilizas a água que tiraste do aquário para limpares o filtro. Desta forma, mantens a colónia de bactérias.

Quanto às plantas, não são fundamentais. Os peixes podem passar sem eles, mas não é aconselhável. Há plantas que não necessitam de uma manutenção difícil (na verdade não precisa de nenhuma...), são tão baratas como uma artificial (há plantas que custam menos de três euros...) e é uma mais valia num aquário. E fica bastante mais bonito, acredita...São motivo de preocupação se se começarem a apodrecer, mas também podem tirar preocupações, nomeadamente ajuda a manter o aquário livre de algas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!