ibanezvai Publicado Setembro 21, 2009 Publicado Setembro 21, 2009 (editado) caros amigos Estou a montar um aquário para me voltar a dedicar a esta tão nobre actividade que há alguns anos fui obrigado a abandonar e que agora recupero. Um familiar ofereceu-me um filtro externo da EHEIM 2217. Trouxe-me com ele substrate pro da EHEIM (material para filtração biológica) e Siporax da SERA (que tb é material de filtração biológica) Ora no pacote do substrate pro (tal como na caixa do filtro EHEIM 2217) diz que este deve ser colocado a seguir á camada de filtração mecânica que fica no fundo do filtro e que recomendam ser EHEIM MECH. Esta EHEIM MECH, que não tenho presentemente, tem um aspecto igual à siporarax SERA (cilindros furados) embora esta ultima seja para filtração biologica. Apesar desta semelhança de aspecto e forma, o SIPORAX só serve mesmo para filtação biologica e o EHEIM MECH para filtração mecânica? Isso quer dizer que que não posso colocar o SIPORAX SERA no fundo do filtro seguido do Substrate pro da EHEIm uma vez que saõ ambos massas de filtração biológica? tenho então de comprar o EHEIM MECH para o fundo do filtro? ou é indiferente usar a siporax no seu lugar? Agradeço esclarecimento Obrigado pela vossa ajuda e atenção. Editado Setembro 23, 2009 por ibanezvai Citar
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 ibanezvai disse: caros amigos Estou a montar um aquário para me voltar a dedicar a esta tão nobre actividade que há alguns anos fui obrigado a abandonar e que agora recupero. Um familiar ofereceu-me um filtro externo da EHEIM 2217. Trouxe-me com ele substrate pro da EHEIM (material para filtração biológica) e Siporax da SERA (que tb é material de filtração biológica) Ora no pacote do substrate pro (tal como na caixa do filtro EHEIM 2217) diz que este deve ser colocado a seguir á camada de filtração mecânica que fica no fundo do filtro e que recomendam ser EHEIM MECH. Esta EHEIM MECH, que não tenho presentemente, tem um aspecto igual à siporarax SERA (cilindros furados) embora esta ultima seja para filtração biologica. Apesar desta semelhança de aspecto e forma, o SIPORAX só serve mesmo para filtação biologica e o EHEIM MECH para filtração mecânica? Isso quer dizer que que não posso colocar o SIPORAX SERA no fundo do filtro seguido do Substrate pro da EHEIm uma vez que saõ ambos massas de filtração biológica? tenho então de comprar o EHEIM MECH para o fundo do filtro? ou é indiferente usar a siporax no seu lugar? Agradeço esclarecimento Obrigado pela vossa ajuda e atenção. Então ninguém me ajuda pessoal??? Obrigado. Já agora onde posso arranjar madeira red moore Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Olá, Desde que utilizes algo antes do SIPORAX SERA penso que poderás utilizar os dois, sendo o SIPORAX SERA antes do substrate pro. Antes destes dois convêm utilizares esponjas azuis, lã branca para reter a maior quantidade de sujidade. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Hugo R. Silva disse: Olá, Desde que utilizes algo antes do SIPORAX SERA penso que poderás utilizar os dois, sendo o SIPORAX SERA antes do substrate pro. Antes destes dois convêm utilizares esponjas azuis, lã branca para reter a maior quantidade de sujidade. obrigado pela tua resposta hugo. J á agora diz-me uma coisa? se eu decidir (por via das dúvidas deve ser o que vou fazer) adquirir as massas mech da EHEIM para a filtragem mecânica dedicada, devo colocar tb as esponjas antes? ou seja, esponjas - MECH EHEIM - esponjas - Substrate pro EHEIM - esponjas - topo do filtro. Deve ser assim? se sim quantas esponjas azuis e ou brancas devo colocar em cada camada? Muito obrigado pelo esclarecimento. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Olá novamente, Acho que deves ter sempre esponjas azuis e branca (lã ou esponja) isto pq faz a filtragem mecânica de uma forma segura. Eu colocaria assim: esponja - esponja - lã branca - MECH EHEIM - Substrate pro EHEIM q quantidade depois depende da capacidade do filtro.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Hugo R. Silva disse: Olá novamente, Acho que deves ter sempre esponjas azuis e branca (lã ou esponja) isto pq faz a filtragem mecânica de uma forma segura. Eu colocaria assim: esponja - esponja - lã branca - MECH EHEIM - Substrate pro EHEIM q quantidade depois depende da capacidade do filtro.... ok. portanto o MECH e O Substrate não são separados por esponjas......? E no topo do filtro de acabar-se tb com esponjas ou nem por isso? Thanks Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 No topo não coloco mais nada.... Entre o Mech e o Pro no máximo colocaria lã branca ... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 ok hugo.. muito obrigado pelo esclarecimento. já agora sabes onde posso encontrar madeira red moor na zona de lisboa ou arredores?? Hugo R. Silva disse: No topo não coloco mais nada.... Entre o Mech e o Pro no máximo colocaria lã branca ... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Sei que a Naturline costuma ter bons pedaços, uma loja em Alvalade (Aquapet) tb têm, água viva tb costuma ter (não garanto mas penso isso). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Hugo R. Silva disse: Sei que a Naturline costuma ter bons pedaços, uma loja em Alvalade (Aquapet) tb têm, água viva tb costuma ter (não garanto mas penso isso). ok hugo obirgado por tudo. Citar
ibanezvai Publicado: Setembro 23, 2009 Autor Publicado: Setembro 23, 2009 o MEU AQUA LEVARÁ CERCA DE 200 LITROS. A ILUMINAÇÃO QUE VINHA NO KIT É UMA T5 FLORA E UMA T5 COLOUR AMBAS DE 54 W. SERÁ ESTA COMBINAÇÃO ADEQUADA/SUFICIENTE? ISTO FALANDO NUM AQUARIO COMUNITÁRIO. oBRIGADO PELA AJUDA MAS COMO ESTOU NA FASE DO INICIO DA MONTAGEM QUERIA TER A CERTEZA DE QUE ESTÁ TUDO BEM PARA ARRANCAR O MAIS CORRECTAMENTE POSSÍVEL. Citar
otrebor76 Publicado: Setembro 24, 2009 Publicado: Setembro 24, 2009 ibanezvai disse: o MEU AQUA LEVARÁ CERCA DE 200 LITROS. A ILUMINAÇÃO QUE VINHA NO KIT É UMA T5 FLORA E UMA T5 COLOUR AMBAS DE 54 W. SERÁ ESTA COMBINAÇÃO ADEQUADA/SUFICIENTE? ISTO FALANDO NUM AQUARIO COMUNITÁRIO. oBRIGADO PELA AJUDA MAS COMO ESTOU NA FASE DO INICIO DA MONTAGEM QUERIA TER A CERTEZA DE QUE ESTÁ TUDO BEM PARA ARRANCAR O MAIS CORRECTAMENTE POSSÍVEL. presumo que vá a ser um aqua plantado. a relação litragem do aqua/ iluminação vai dar cerca de 0,5w por litro. sendo que o ideal seria 1w/litro, tensde adaptar as plantas que irás meter à iluminação que tens. assim sendo acho que deves de meter plantas de média / baixa iluminação. eusteralis stellata, cuba,e por aí adiante estão fora de questão. consegues fazer um aqua giro com plantas de baixas necessidades (troncos forrados a musgo - alternar partes com christmas moss e outras com flame, topos dos troncos com ricia... no fundo com uma red lotus, subullata (penso que aguenta com 0,5W) e egérias e cabomba e limnofila sessiflora a crescerem desde o fundo... isto é a minha opinião - de levares as coisas aos poucos e a não gastar já mais dinheiro em iluminação, uma vez que estás a regressar agora ao hobby. cumps, roberto Citar O meu Feedback aqui!
Recommended Posts