ibanezvai Publicado Setembro 21, 2009 Publicado Setembro 21, 2009 (editado) caros amigos Estou a montar um aquário para me voltar a dedicar a esta tão nobre actividade que há alguns anos fui obrigado a abandonar e que agora recupero. Um familiar ofereceu-me um filtro externo da EHEIM 2217. Trouxe-me com ele substrate pro da EHEIM (material para filtração biológica) e Siporax da SERA (que tb é material de filtração biológica) Ora no pacote do substrate pro (tal como na caixa do filtro EHEIM 2217) diz que este deve ser colocado a seguir á camada de filtração mecânica que fica no fundo do filtro e que recomendam ser EHEIM MECH. Esta EHEIM MECH, que não tenho presentemente, tem um aspecto igual à siporarax SERA (cilindros furados) embora esta ultima seja para filtração biologica. Apesar desta semelhança de aspecto e forma, o SIPORAX só serve mesmo para filtação biologica e o EHEIM MECH para filtração mecânica? Isso quer dizer que que não posso colocar o SIPORAX SERA no fundo do filtro seguido do Substrate pro da EHEIm uma vez que saõ ambos massas de filtração biológica? tenho então de comprar o EHEIM MECH para o fundo do filtro? ou é indiferente usar a siporax no seu lugar? Agradeço esclarecimento Obrigado pela vossa ajuda e atenção. Editado Setembro 23, 2009 por ibanezvai Citar
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 caros amigos Estou a montar um aquário para me voltar a dedicar a esta tão nobre actividade que há alguns anos fui obrigado a abandonar e que agora recupero. Um familiar ofereceu-me um filtro externo da EHEIM 2217. Trouxe-me com ele substrate pro da EHEIM (material para filtração biológica) e Siporax da SERA (que tb é material de filtração biológica) Ora no pacote do substrate pro (tal como na caixa do filtro EHEIM 2217) diz que este deve ser colocado a seguir á camada de filtração mecânica que fica no fundo do filtro e que recomendam ser EHEIM MECH. Esta EHEIM MECH, que não tenho presentemente, tem um aspecto igual à siporarax SERA (cilindros furados) embora esta ultima seja para filtração biologica. Apesar desta semelhança de aspecto e forma, o SIPORAX só serve mesmo para filtação biologica e o EHEIM MECH para filtração mecânica? Isso quer dizer que que não posso colocar o SIPORAX SERA no fundo do filtro seguido do Substrate pro da EHEIm uma vez que saõ ambos massas de filtração biológica? tenho então de comprar o EHEIM MECH para o fundo do filtro? ou é indiferente usar a siporax no seu lugar? Agradeço esclarecimento Obrigado pela vossa ajuda e atenção. Então ninguém me ajuda pessoal??? Obrigado. Já agora onde posso arranjar madeira red moore Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Olá, Desde que utilizes algo antes do SIPORAX SERA penso que poderás utilizar os dois, sendo o SIPORAX SERA antes do substrate pro. Antes destes dois convêm utilizares esponjas azuis, lã branca para reter a maior quantidade de sujidade. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Olá, Desde que utilizes algo antes do SIPORAX SERA penso que poderás utilizar os dois, sendo o SIPORAX SERA antes do substrate pro. Antes destes dois convêm utilizares esponjas azuis, lã branca para reter a maior quantidade de sujidade. obrigado pela tua resposta hugo. J á agora diz-me uma coisa? se eu decidir (por via das dúvidas deve ser o que vou fazer) adquirir as massas mech da EHEIM para a filtragem mecânica dedicada, devo colocar tb as esponjas antes? ou seja, esponjas - MECH EHEIM - esponjas - Substrate pro EHEIM - esponjas - topo do filtro. Deve ser assim? se sim quantas esponjas azuis e ou brancas devo colocar em cada camada? Muito obrigado pelo esclarecimento. Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Olá novamente, Acho que deves ter sempre esponjas azuis e branca (lã ou esponja) isto pq faz a filtragem mecânica de uma forma segura. Eu colocaria assim: esponja - esponja - lã branca - MECH EHEIM - Substrate pro EHEIM q quantidade depois depende da capacidade do filtro.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Olá novamente, Acho que deves ter sempre esponjas azuis e branca (lã ou esponja) isto pq faz a filtragem mecânica de uma forma segura. Eu colocaria assim: esponja - esponja - lã branca - MECH EHEIM - Substrate pro EHEIM q quantidade depois depende da capacidade do filtro.... ok. portanto o MECH e O Substrate não são separados por esponjas......? E no topo do filtro de acabar-se tb com esponjas ou nem por isso? Thanks Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 No topo não coloco mais nada.... Entre o Mech e o Pro no máximo colocaria lã branca ... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 ok hugo.. muito obrigado pelo esclarecimento. já agora sabes onde posso encontrar madeira red moor na zona de lisboa ou arredores?? No topo não coloco mais nada.... Entre o Mech e o Pro no máximo colocaria lã branca ... Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 22, 2009 Publicado: Setembro 22, 2009 Sei que a Naturline costuma ter bons pedaços, uma loja em Alvalade (Aquapet) tb têm, água viva tb costuma ter (não garanto mas penso isso). Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
ibanezvai Publicado: Setembro 22, 2009 Autor Publicado: Setembro 22, 2009 Sei que a Naturline costuma ter bons pedaços, uma loja em Alvalade (Aquapet) tb têm, água viva tb costuma ter (não garanto mas penso isso). ok hugo obirgado por tudo. Citar
ibanezvai Publicado: Setembro 23, 2009 Autor Publicado: Setembro 23, 2009 o MEU AQUA LEVARÁ CERCA DE 200 LITROS. A ILUMINAÇÃO QUE VINHA NO KIT É UMA T5 FLORA E UMA T5 COLOUR AMBAS DE 54 W. SERÁ ESTA COMBINAÇÃO ADEQUADA/SUFICIENTE? ISTO FALANDO NUM AQUARIO COMUNITÁRIO. oBRIGADO PELA AJUDA MAS COMO ESTOU NA FASE DO INICIO DA MONTAGEM QUERIA TER A CERTEZA DE QUE ESTÁ TUDO BEM PARA ARRANCAR O MAIS CORRECTAMENTE POSSÍVEL. Citar
otrebor76 Publicado: Setembro 24, 2009 Publicado: Setembro 24, 2009 o MEU AQUA LEVARÁ CERCA DE 200 LITROS. A ILUMINAÇÃO QUE VINHA NO KIT É UMA T5 FLORA E UMA T5 COLOUR AMBAS DE 54 W. SERÁ ESTA COMBINAÇÃO ADEQUADA/SUFICIENTE? ISTO FALANDO NUM AQUARIO COMUNITÁRIO. oBRIGADO PELA AJUDA MAS COMO ESTOU NA FASE DO INICIO DA MONTAGEM QUERIA TER A CERTEZA DE QUE ESTÁ TUDO BEM PARA ARRANCAR O MAIS CORRECTAMENTE POSSÍVEL. presumo que vá a ser um aqua plantado. a relação litragem do aqua/ iluminação vai dar cerca de 0,5w por litro. sendo que o ideal seria 1w/litro, tensde adaptar as plantas que irás meter à iluminação que tens. assim sendo acho que deves de meter plantas de média / baixa iluminação. eusteralis stellata, cuba,e por aí adiante estão fora de questão. consegues fazer um aqua giro com plantas de baixas necessidades (troncos forrados a musgo - alternar partes com christmas moss e outras com flame, topos dos troncos com ricia... no fundo com uma red lotus, subullata (penso que aguenta com 0,5W) e egérias e cabomba e limnofila sessiflora a crescerem desde o fundo... isto é a minha opinião - de levares as coisas aos poucos e a não gastar já mais dinheiro em iluminação, uma vez que estás a regressar agora ao hobby. cumps, roberto Citar O meu Feedback aqui!
Recommended Posts