Recommended Posts

Publicado

Bom DIA!!

Gostaria de pedir a vossa ajuda para encontrar uma solução à "praga" que se instalou no meu aquário.

Tenho um Aquário com 25 litros com duas fêmeas betas e guppys...

À cerca de meia ano que o aquário se encontrava estável e nenhum deles tinha estado sequer doente....

No entanto, durante as três semanas transactas 3 guppys morreram sem sintomas aparentes...um dia estão óptimos sem nenhum tipo de sintoma e de um momento para o outro morrem =(...

O que devo fazer? já medi o PH da agua e encontra-se dentro dos parâmetros.

Dentro do aquário tenho plantas e um coco..será que poderá ter alguma influencia??

Obrigado.

Publicado:
Bom DIA!!

Gostaria de pedir a vossa ajuda para encontrar uma solução à "praga" que se instalou no meu aquário.

Tenho um Aquário com 25 litros com duas fêmeas betas e guppys...

À cerca de meia ano que o aquário se encontrava estável e nenhum deles tinha estado sequer doente....

No entanto, durante as três semanas transactas 3 guppys morreram sem sintomas aparentes...um dia estão óptimos sem nenhum tipo de sintoma e de um momento para o outro morrem =(...

O que devo fazer? já medi o PH da agua e encontra-se dentro dos parâmetros.

Dentro do aquário tenho plantas e um coco..será que poderá ter alguma influencia??

Obrigado.

O pl-l não é o único parâmetro importante... mediste os niveis de amónia e nitratos? Temperatura?

Conta lá, para além das duas bettas quantos guppies tens nesse aquário?

Fazes trocas de água regularmente? Com que frequência e em que percentagem?

Não notaste a presença de nenl-luma mancl-la esbranquiçada nos peixes antes de morrerem?

Publicado:
O pl-l não é o único parâmetro importante... mediste os niveis de amónia e nitratos? Temperatura?

Conta lá, para além das duas bettas quantos guppies tens nesse aquário?

Fazes trocas de água regularmente? Com que frequência e em que percentagem?

Não notaste a presença de nenl-luma mancl-la esbranquiçada nos peixes antes de morrerem?

Tinha 6 guppys...agora só tenho três...e duas bettas..

A temperatura está a 27 graus.

Troco a água todas as semanas (aos domingos) cerca de 10 litros...uso o aquasafe da tetra.

Quanto às manchas, é como ja disse...nada, parecem estar sempre perfeitamente saudáveis e quando nada o faz prever morrem repentinamente...

será que devo fazer mudar à agua em maior quantidade?

Publicado:
Tinha 6 guppys...agora só tenho três...e duas bettas..

A temperatura está a 27 graus.

Troco a água todas as semanas (aos domingos) cerca de 10 litros...uso o aquasafe da tetra.

Quanto às manchas, é como ja disse...nada, parecem estar sempre perfeitamente saudáveis e quando nada o faz prever morrem repentinamente...

será que devo fazer mudar à agua em maior quantidade?

Acl-lo que descobri um possível problema que explicasse essas mortes: excesso de peixes no aquário.

Num aquário com 25litros (isto se fosse litragem real, se call-lar acabava por ter menos litros uma vez que o aquário também é ocupado pelo substrato e geralmente não o encl-lemos até ao topo) tinl-las 2 bettas e 6 guppies.

O que acontece é que tantos peixes poluem demasiado a água com amónia (uma substância bastante tóxica). Em situações normais tens bactérias no teu filtro transformariam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos (substância menos tóxica que acaba por ser retirada com as trocas parciais de água). Se tivesses amónia em excesso é possível que o teu filtro não fosse suficiente para responder ao problema... daí que se aconsell-le a não ter muitos peixes no aquário.

O que é estranl-lo é que já tens o aquário nesta situação l-lá muito tempo e nunca aconteceu nada, algo deve ter mudado... introduziste algum peixe l-lá pouco tempo? lavaste o filtro recentemente?

introduziste o côco recentemente no aquário?

antes de morrerem começam a nadar á superfície do aquário? guelras vermell-las?

Em relação às trocas de água não vejo grande problema... talvez 10 litros seja uma percentagem um pouco elevada, mas não me parece que seja causadora disto uma vez que se trata de um comportamente regular da tua parte.

Publicado:
Acl-lo que descobri um possível problema que explicasse essas mortes: excesso de peixes no aquário.

Num aquário com 25litros (isto se fosse litragem real, se call-lar acabava por ter menos litros uma vez que o aquário também é ocupado pelo substrato e geralmente não o encl-lemos até ao topo) tinl-las 2 bettas e 6 guppies.

O que acontece é que tantos peixes poluem demasiado a água com amónia (uma substância bastante tóxica). Em situações normais tens bactérias no teu filtro transformariam a amónia em nitritos e os nitritos em nitratos (substância menos tóxica que acaba por ser retirada com as trocas parciais de água). Se tivesses amónia em excesso é possível que o teu filtro não fosse suficiente para responder ao problema... daí que se aconsell-le a não ter muitos peixes no aquário.

O que é estranl-lo é que já tens o aquário nesta situação l-lá muito tempo e nunca aconteceu nada, algo deve ter mudado... introduziste algum peixe l-lá pouco tempo? lavaste o filtro recentemente?

introduziste o côco recentemente no aquário?

antes de morrerem começam a nadar á superfície do aquário? guelras vermell-las?

Em relação às trocas de água não vejo grande problema... talvez 10 litros seja uma percentagem um pouco elevada, mas não me parece que seja causadora disto uma vez que se trata de um comportamente regular da tua parte.

Pois...eu já tenho o aquário acho que até à mais de meio ano e até à data tudo corria bem, não sei o que terá mudado..

o filtro lavei recentemente, como sempre o fiz com água do aquário...quanto ao coco também já o tenho à uns 4meses, julgo que o problema não advenha daí!!

As guelras estão normais, ainda que agora uma das guppys esteja sempre a nadar à superfície...mas os outros estão a nadar normalmente por todo o aquário...

Neste momento o que devo fazer??será que devo trocar a agua do aquário em maior quantidade?

Ou terão as plantas alguma influencia??uma delas está com uma ou duas folhas meio que desfazerem-se...devo retirá-as?

Obrigada pela ajuda!

Publicado:
Pois...eu já tenho o aquário acho que até à mais de meio ano e até à data tudo corria bem, não sei o que terá mudado..

o filtro lavei recentemente, como sempre o fiz com água do aquário...quanto ao coco também já o tenho à uns 4meses, julgo que o problema não advenha daí!!

As guelras estão normais, ainda que agora uma das guppys esteja sempre a nadar à superfície...mas os outros estão a nadar normalmente por todo o aquário...

Neste momento o que devo fazer??será que devo trocar a agua do aquário em maior quantidade?

Ou terão as plantas alguma influencia??uma delas está com uma ou duas folhas meio que desfazerem-se...devo retirá-as?

Obrigada pela ajuda!

Quanto ás trocas de água não deves aumentar a quantidade de água que trocas, uma vez que isso promove maiores oscilações dos parâmetros da água. O que podes fazer é trocar a água com mais frequência, por exemplo: 2 vezes por semana, 7 litros de cada vez.

Não creio que as plantas tenl-lam grande influência, é certo que aumentam a carga de matéria orgânica na água, mas não deves ter assim tantas a "desfazerem-se" que provoquem a morte dos peixes. Podes retirar essas foll-las degradas à vontade, ficas com menos matéria orgânica em decomposição no teu aquário :)

Em relação aos peixes, não te posso ajudar... não sei mesmo o que se passa, estou sem ideias. Espera por mais opiniões :)

Publicado:

boas

falta saber alguns pârametros,mas o que sabemos já dei para excluir algumas coisa.

Esse filtro tem que capacidade?achas que está a oxigenar bem o aqua?Já que dizes que a guppy está a repirar ao cimo do aqua.

Publicado:

Obrigada pela ajuda!

tenho de me juntar aos outros, se queres ter mais peixes tens de ter um bom filtro (de canister para ajudar no processamento da amonia), tb tens de deitar pouco comer (os peixes não morrem por comer a menos, vão ficar inclusive mais saudaveis e menos gordos, comendo inclusive infusorios da agua e diminuindo a produção da amónia no aqua). TPA, nunca se tira muita agua de cada vez. ao fazeres isso mudas bruscamente a qualidade da agua e provocas stress nos bichos. Faz TPA de 20% duas a 3 vezes por semana. se tens muitas plantas, é importante saberes os valores de GH e de KH da tua agua (mesmo a que introduzes no aquario) para determinares se o teu aqua faz variações bruscas de PH ( à noite tanto as plantas como os peixes produzem apenas CO2 - o aumento do CO2 faz diminuir o PH se o teu aqua tiver agua macia pois não faz efeito tampão). se tens muitas plantas mete bomba de ar ligada à noite.

quanto à alimentação, se tiveres planorbis ou physias no aqua, e achares que eles estão numa praga e se multiplicam demais, é pk estás a deitar demasiado comer, pois os caracois desenvolvem-se mais e procriam com o aumento de alimento desperdiçado pelos peixes no aqua.

Publicado:

Obrigado pela ajuda!!!

Hoje apareceu um novo sintoma numa das guppys...

as barbatanas dela estão a ficar meio esbranquiçadas e os olhos é como que têm uma membrana por cima, que dá a a sensação que ela está cega...

será alguma bacteria ou algum fungo??

Publicado:
Isso é um fungo (bacteria), podes colocar 2 colheres de cha de sal grosso, os guppys não se chateiam mas os betas não sei se havera problema.

Informa-te primeiro por favor

Um abraço

pois, quanto aos bettas não sei, os guppys aguentam bem o sal, desde que seja introduzindo aos poucos. são muito resistentes.

além do sal, é importante que eleves a temperatura da agua do aquario para que fique entre os 30 e 32ºc.

já me aconteceu o mesmo aos plattys, e coloquei estas medidas prontamente em acção e em menos de 5 dias a platty afectada estava de novo saudável