Giantstep Publicado Setembro 18, 2009 Publicado Setembro 18, 2009 No meu aquário de 30 litros tenho um aquecedor da elite de 50w que tem um comportamento estranho. Está regulado para o 24 graus, mas a água tem estado a 28 e ele tem permanecido sempre desligado. Contudo, ontem, a temperatura da água desceu para os 26 graus e o aquecedor, embora esteja regulado para ligar aos 24, por várias vezes começou a funcionar, ligando a luz indicadora do funcionamento. É normal este comportamento? Citar
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 18, 2009 Publicado: Setembro 18, 2009 Está regulado para o 24 graus, mas a água tem estado a 28 e ele tem permanecido sempre desligado. Normal ele estar desligado pois só liga se a temperatura da água descer do que lhe foi indicado. Como está acima não tem que funcionar. Contudo, ontem, a temperatura da água desceu para os 26 graus e o aquecedor, embora esteja regulado para ligar aos 24, por várias vezes começou a funcionar, ligando a luz indicadora do funcionamento. É normal este comportamento? Pode não estar devidamente calibrado, ou seja, não estando calibrado ao ser colocado para ligar-se aos 24 os 24 na realidade sejam 26.... Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
lgass Publicado: Setembro 18, 2009 Publicado: Setembro 18, 2009 o funcionamento dos termostatos é uma coisa muito cientifica mas simultaneamente muito pouco certinha... cada um tem uma diferença... é claro que tambem pode o termostato tar bem e o teu termometro estar menos bem... Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa Vejam aqui o meu aqua!
salreta Publicado: Setembro 18, 2009 Publicado: Setembro 18, 2009 1º terás que ter um termómetro que seja rigoroso. Normalmente os de mercúrio são. Existem uns no mercado de colar ao vidro que dão valores errados por vários factores. Ajusta o termostato para a temperatura pretendida e se no termómetro existirem oscilações devolve porque a patilha esta a funcionar mal. Se te colar essa patilha vais ter um problema dos grandes. Citar Salreta
Ricardo Fernandes Publicado: Setembro 23, 2009 Publicado: Setembro 23, 2009 É normal esse desvio na temperatura, todos os termóstatos que tive tinham sempre algum desvio, uns mais outros menos, mas até termóstatos de "grandes" marcas tinham desvios na temperatura. Aliás, aqui há uns anos uma revista de aquariofilia fez um teste a um grupo de termóstatos e em todos eles houve sempre uma variação de temperatura. A solução é simples, já que sabes que a diferença é de 2º, só tens que colocar 2º a menos na escala do termóstato, para que o aqua fique com a temperatura que tu queres. Citar
Recommended Posts