Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

Gostava que me ajudassem a esclarecer uma dúvida que tenho em relação à proporção dos macronutrientes.

1- Para voçês qual é a melhor proporção? Aqui no forum já vi muitas proporções e também nas pesquisas que faço na net: 10N:1P:30K ou um proporção mais pequena de 5N:1P:10K.

2- A proporção varia com a concentração de plantas? ou seja, se houve um maior número de plantas então a proporção entre os NPK deverá ser maior??

3- A proporção varia com o tipo de plantas (neste momento tenho anubias e feto de java e um outra que não me lembro....coriana? não deve ser essa)??

Obrigada pela vossa ajuda,

Wooddy

Publicado:

Os consumos de nutrientes variam de aquário para aquário.

Dando alguns exemplos:

-Aquários com plantas de crescimento rápido... têm mais consumos.

-Aquarios com plantas de crescimento lento... o inverso.

Depois... a iluminação.... mais luz... mais consumos.

O forneçimento de co2... tambem auimenta os consumos.

A quantidade de flora.... mais plantas.... mais consumos.

Enfim... existem vários factores que causam diferentes consumos de NPK.

Por isso... existem várias proporções... 10N-1P , 5N-0,5P

Publicado:

Viva,

O que tenho visto e usado é 5N/0,5P/10K

Para saber que quantidades dosear meço os N e os P. Reponho os valores dos mesmo para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma) e para saber quantos K devo fertilizar meto 20 vezes o consumo de P.

Se o consumo de N for mais de 10 vezes o do P, então fertilizo K com o dobro do consumo registado de N.

No entanto dosear pelo N não é muito certo porque a dierença de N de um dia para o outro não é só o que as plantas consumiram... temos que ter em conta que a comida e poluição dos peixes contribui para que a redução de nitratos na água não seja tão grande. Imaginem que num dia temos 20ppm de NO3. Se os peixes produzirem 5 e as plantas beberem 10, vamos ter no dia a seguir 15ppm de NO3. Por isso se não tivermos em conta o que os peixes produzem vamos acabar por fertilizar 20 K em vez de 40. Por isso acho que se deve dosear pelos P. No entanto, caso o consumo de N seja maior que 10 vezes o do P, então fertilizo K com o dobro do consumo registado de N.

Espero não vos ter baralhado

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado: (editado)

Reparem que 10N-1P e 5N-0,5P é exactamente a mesmíssima proporção...

10\1=10

5\0,5=10

A únca coisa a mudar é a concentração de cada um dos elementos.

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Viva,

Então e os fosfatos? não são produzidos no aquário também?

Sim, mas tenho ideia de que o aumento percentual dos nitratos é muito maior que o dos fosfatos, e por isso prefiro regular-me pelos fosfatos. Mas realmente não referi isso.

Reparem que 10N-1P e 5N-0,5P é exactamente a mesmíssima proporção...

pois, foi por isso que disse :"para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma)"

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:
pois, foi por isso que disse :"para estarem à proporção 10N/1P (ou 5N/0,5P ... a proporção é a mesma)"

Tens toda a razão, como li meio na diagonal nem dei conta...

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!