Recommended Posts

Publicado (editado)

Antes de mais cumprimentos a todos,

andava à procura de informação sobre aquariofilia e dei com o forum à dois ou 3 dias. Desde que comecei a ler tópicos fiquei com uma excelente impressão dos participantes e respectivo forum.

Hoje acabei por me registar e vim apresentar algumas duvidas.

Devo avisar que as próximas linhas são puramente para apresentação e o que interessa está marcado a bold.

Comecei a ter aquarios à cerca de 15 anos, talvez mais, mas a ultima vez que montei um aqua foi quase à 8 anos e com pouco conhecimento e pouca ajuda, apenas uns livros que consegui encontrar sobre o assunto. O resto foi muitas asneiras sobre o principio tentativa/erro.

Entretanto o meu ultimo aquario de cerca de 100L manteve se a funcionar (à 8 anos), mas ficou a quase 200 km de onde eu vivo actualmente e lá ficará. Ainda tem uns nariz de bebados la dentro e plantas, nubias senão me engano. Usava uma bomba de água ligada a uma placa de fundo para circular a água, não sei como ainda sobrevivem, mas durante 8 anos ainda lá está. (os peixes tem uns 4 anos axo eu)

À 1 ano comprei um de cerca de 120 L porque tinha saudades de ter um aqua, mas como dpx acabei por me aperceber não tinha espaço para o montar.

Recentemente mudei de casa e agora já tenho espaço e apesar de ainda nem mobilia ter em 99 % da casa tou teimoso em começar o projecto.

Avançando no testamento que isto foi mais a titulo de apresentação, passemos ao que interessa.

Duvidas

O Aqua tem as medidas: comprimento 100 x largura 30 x altura 40

Volume: 120 L

tem Aro de plástico

Habitualmente tinha uma placa de esferovite por baixo dos aqua para nivelar.

1 - Quando hoje fui a uma loja acabei por trazer uma placa thermo-safe, pensei que o intuito seria o mesmo mas tou na duvida se é ou não para meter por baixo do aqua ??

2 - Li em qlq lado que devia ter um material macio por dentro do aro de plástico, debaixo do vidro inferior, é aconselhável? entre o tampo e o vidro presumo, não por dentro do aqua?!

3 - Comprei um termostato de 100 W, pelas minhas contas xega, mas será melhor ter outro de apoio para o inverno?

4 - Vi um filtro interior na loja com um débito de 700 L/h, esponja e carvão activado, serve para o caso ? Mas pareceu me pequeno, custava 28 €.

5 - As placas de fundo é história do passado não é?

6 - Uma armadura com 2 lâmpadas fluorescentes de 30 W é suficiente ou não ? 85 € é muito para uma de 83 cm de apoio regulável c\ 2 lâmpadas ?

7 - Já li imenso sobre substrato para as plantas aqui, mas há alguma solução económica para o substrato? na loja substrato JBL de 1 kg era 13.2 €

8 - Precisava de umas dicas para manter o PH abaixo dos 7, dado que a água na zona tem um PH muito alto, já vi os testes às pedras, mas sem ser o CO2 que posso fazer para manter estavel?

9 - Mais ou menos quantos kg de areão preciso, para uma camada de +/- 5 cm ? encomendei 10 kg de areão preto que deve xegar amanhã, mas pelas minhas contas será entre 15 a 20 kg.

10 - Posso usar um pouco de areão branco cristalino para dar o efeito estético? não afectará os peixes por causa de ser brilhante?

11 - Dará jeito um difusor de ar para quando a iluminação está desligada? ou para arejar o areão?

Para já é o que me lembro das minhas dúvidas, devo confessar que os meus aqua anteriores podiam ser considerados corredores da morte pela taxa de mortalidade que tinham e gostava de ter mais sucesso neste e menos desaires, até os guppies morriam ou não criavam. Além disso este é o primeiro em conjunto com a minha namorada e ela tá muito entusiasmada com a ideia.

Obrigado desde já a todos e espero que não tenha sido uma leitura demasiado aborrecida.

Cumps

Editado por PedroGhost
Publicado:

Bons dias, confesso que esperava ja ter alguma resposta aqui, mas "no problem".

Duvidas (continuação)

12 - O granito é mau para pedra de interior do aqua?

13 - Devo aplicar no fundo alguma coisa (tipo esponja ou lã d vidro) para incentivar as bacterias ou nem por isso ?

14 - Um tronco posso ferve-lo para afundar ?

15 - gostava d fazer uma incubadora para plantas e quarentena dos peixes, alguns conselhos eram bem vindos.

16 - no meu último tive uma infestação de caracóis que nunca mais me consegui livrar, alguma sugestão para evitar os caracóis ?

Bem para já e o que me lembro ... vou despejando à medida que me lembro, agradeço desde já qualquer ajuda que me possam fornecer.

Publicado:

bom dia Pedro

vou tentar ajudar-te apenas naquilo que acho que posso.

em primeiro é bom preencheres o teu perfil.

o termostato serve deve ser 1w por litro, mais ou menos.

o filtro, se puderes colocar um em cascata ou um filtro externo será sempre melhor que um interno.

placas de fundo é passado sim.

a luz depende das plantas que queres colocar.

há plantas que requerem muito mais que isso mas se forem plantas que necessitem de pouca luz essa serve.

para baixar o ph podes colocar troncos ou turfa.

podes e deves ferver o tronco

assim como tudo o que colocas no aqua, incluindo a areia.

espero que ajude

Publicado: (editado)

Boas. Bem-vindo ao fórum. Acho que a primeira coisa que te vão dizer, é para preencheres o teu perfil. Pode ser uma ajuda.

Antes de mais, devo dizer que aguentar peixes durante 4 anos, não deve de forma alguma ser encarado como um corredor de morte ou um desaire. São muito raros os que chegam a essa idade, o que revela que apesar de desconhecimento, aprendeste muito e tratavas muito bem os peixes.

Antes de começares a pensar sequer no aquário, aconelho-te a ler isto: Início na Aquariofilia Vais ver que vais ter muitas respostas e que vai servir de um belo manual. Também te aconselho a passares por lojas de aquariofilia, porque lá costumam haver revistas gratuitas de fornecedores, que falam sobre tudo o que é preciso saber (desde os materiais, peixes, plantas, areão, doenças, etc). E claro, vai lendo o fórum diariamente. Mesmo não sendo temas que te possam interessar no imediato, no longo prazo podem ser úteis. Eu aprendi muita coisa a ler diariamente o fórum...Aliás, tudo o que te vou dizer de seguida, aprendi aqui no fórum com aquariofilistas mais experientes.

Quanto às tuas dúvidas, vou responder a algumas, para não desanimares, mas espera que os mais experts te ajudem:

3 - Quanto ao termostato, parece-me que pode chegar. Se tiveres possibilidade de comprar um de 150W, tanto melhor, ficaria mais seguro. Mas se já compraste e se já não podes trocar, então esse em princípio chega. Dependerá também da temperatura da divisão no Inverno. Se for muito fria, se a temperatura diferir muito da temperatura desejada para o aquário, então é aconselhável arranjares um mais potente (o ideal seria 1 watt por 1 litro, mas se for um pouco mais, não faz mal, porque faz com que a temperatura seja mais estável).

4 - Em termos de caudal, o filtro pode servir, mas até parece ser forte de mais(o ideal é ter entre 3 a 5 vezes mais a capacidade total do aquário). Dependerá também dos peixes que quiseres meter. Por exemplo, os bettas gostam de águas mais paradas, outros gostam dela mais mexidas. É importante que vejas se tem um regulador de caudal (mais forte ou menos forte). Já agora diz qual a marca e o modelo, para te darem uma melhor ajuda sobre a qualidade.

6 - Quanto à iluminação, parece ser um pouco insuficiente. Mas também dependerá das plantas que quiseres meter. Novamente, o ideal é de 1 watt por litro. Mas dependendo das plantas, 0,5 watts pode ser suficiente. Mas se houver possibilidade de meter mais uns watts, tanto melhor.

8 - Algumas coisas que utilizam para baixar o pH é o uso de troncos e de turfa nos filtros. E claro, evitar as pedras, conchas e areão calcário (para saber se é calcário, é preciso secar bem e depois aplicar umas gotas de vinagre ou limão e ver se faz bolhinhas, se fizer, é calcário)

10 - Os peixes preferem um areão mais escuro ou neutro, nada brilhante. O ideal será reproduzir o seu habitat certo? Então é preciso meter tudo o mais parecido possível. Por norma, nos rios, o areão costuma ser mais escuro. Mas também não era por aí que o aquário funcionaria ou não...

14 - Não podes, deves! Tudo o que entra no aquário deve ser bem fervido, de forma a matar as bactérias que podem ser nocivas para os peixes. No caso dos troncos, como muitos perdem cor, deves por de molho várias vezes, até que já não perca cor. Com o tempo, ele vai ao fundo...

16 - Quanto aos caracóis, eles costumam vir nas plantas compradas. Por isso, sempre que comprares uma, tens que lavar bem, ver bem se não há indesejados...Quando eles já estão no aquário, antes de ires dormir, metes uma folha de alface, apagas a luz e de manhã, retiras a folha de alface, antes de acenderes a luz. Vais ver que vão com todos (ou quase todos) os caracóis atrás. Se persistirem, repetir o processo (mas com outra folha, não vá entrar novo caracol. Na pior das hipóteses, há sempre a possibilidade de os apanhares à mão lol.

Espero ter ajudado um pouco. Com certeza, pessoas mais experientes vão-te ajudar melhor. Boa sorte com o projecto. Depois vai dando notícias!

Editado por crush
Publicado:

Boa Tarde,

Vou tentar ajudar no que puder, pois também não sou nenhum expert na matéria:

3 - Em principio sim, mas eu talvez teria optado por um de 150 W. No seu local de residencia faz muito frio ?

4 - Se puder juntar mais uns € o idel era um filtro exterior.

5 - Nos dias que correm, é costume usar fundos de uma só cor (azul, acizentado, preto ou então sem nada no caso da parede por trás seja branca). Ajuda a realçar as cores dos peixes e das plantas e dá um ar mais natural.

8 - Troncos, Turfa e CO2 são os ideais para manter um pH baixo.

9 - Para saber o volume de areão aplique a seguinte fórmula: Comprimento x Largura x Altura de Areão Pretendida / 1000, ou seja: 100 x 30 x 5 / 1000 = 15.

14 - Pode e deve. Há um tópico aqui no forúm sobre tratamento de troncos.

16 - Para ajudar acabar com esses caracóis, pode comprar uns que se chamam Helena e ajudam acabar com essas pragas, comendo-os.

Se estiver errado em alguma coisa, que os mais experientes me corrijam.

Cumprimentos,

José Carlos

Publicado:

Antes de mais obrigado pela participação, sugestões e colaboração

;)

Já actualizei um pouco o perfil, agora tou no trab e dpx em kasa faço o c\ mais calma.

Qto ao q interessa:

3 - Termostato- a casa apanha sol o dia todo, tem vidros duplos, calculo que não seja muito fria no inverno, mas neste momento é me impossivel dizer dado que só la estou à menos de 2 semanas. De qlq maneira comprei o de 100 W pq pelas minhas contas iria xegar e estava barato, se entretanto vir que no inverno não aguenta trago outro que tenho para aguentar melhor.

4 - Filtro - Honestamente não queria gastar 90 € num filtro exterior, até pq ficava à vista na sala e a minha namorada não ia na conversa. O débito daquele que eu vi era regulável entre 400 L/h e 700 L/h, não sei qual era a marca/modelo, e foi recomendado pelo sr. da loja, ainda não comprei.

6 - iluminação - então 2 lâmpadas fluorescentes de 30 W é pouco ( 2x30 = 60W) ... honestamente o aquário não tem largura suficiente para meter 4 lâmpadas, 2 já ficam apertadas, algum esquema que me ajude a visualizar? nem q eu faça a armadura, com electricidade eu oriento-me.

8 - baixar pH - troncos tenho q procurar, CO2 foi tentar uma receita caseira, onde coloco a turfa??

9 - Quantidade Areão -

Comprimento x Largura x Altura de Areão Pretendida / 1000, ou seja: 100 x 30 x 5 / 1000 = 15.
Muito obrigado, 15 kg então ... "no problem"

10 - Areão - eu sei que se costuma só usar uma cor, a cor dominante seria sempre o preto, mas o branco cristalino foi um pedido da minha namorada e .... ... mulheres, acabam por levar a delas avante, gostava só de saber se por exemplo 12,5 kg de preto e 2,5 kg de branco seria aceitável?

14 - Ferver tronco p/ afundar - eu fervo sempre tudo antes da primeira montagem, a minha dúvida é se ferver o tronco ele passa a afundar em vês de flutuar? ainda não axei o tópico disso, tenho q procurar melhor, é mta informação :lol:

16 - Prevenção caracóis - Helena ?? não conheço, algum link com detalhes se possivel. Alface á noite ... ok já aprendi uma nova!

Como isto se faz de baixo para cima alguém me sabe responder a estas:

1 - Quando hoje fui a uma loja acabei por trazer uma placa thermo-safe, pensei que o intuito seria o mesmo mas tou na duvida se é ou não para meter por baixo do aqua ??

2 - Li em qlq lado que devia ter um material macio por dentro do aro de plástico, debaixo do vidro inferior, é aconselhável? entre o tampo e o vidro presumo, não por dentro do aqua?!

Bem novamente agradeço a todos a ajuda e pronta informação.

Cumps

Publicado:

Boa tarde,

4 Filtro - Encontra bons filtros a preços acessiveis basta uma pequena pesquisa, ou então nos classificados aqui do forúm. Mas se não puder mesmo, veja os filtros da gama Eheim, que têm provas dadas e são muito silenciosos (não estou a fazer patrocinio a ninguem ;) ).

6 - Iluminação - Neste parâmetro é que não "pesco" mesmo nada, o que sei é do tenho lido e da ajuda recebida por parte das pessoas aqui do forúm. No entanto posso lhe indicar que até aquários de 100 litros é aplicada a regra de 1w p/ litro.

8 - Baixar pH - Troncos basta procurar e escolher o que mais lhe agradar e que caiba no aquário é claro cabecadura . A nível de CO2 caseiro, o que não falta são tópicos a falar disso, veja este que na minha opinião é excelente CO2 Caseiro . A Turfa é colocada no filtro.

10 - Areão - Hoje em dia já se faz muito a mistura de 2 cores, exemplo de isso são muitos dos projectos (de grande qualidade) aqui postados na secção de Fotos e Videos. O tipo de areia mais usado é areia de sílica, mas atenção, pois não é um bom substrato para as plantas, pois como compacta muito dificulta a propagação das raízes das plantas.

14 - Ferver Tronco - A intenção é que ele afunde e não que flutue, senão não serve de nada ter o tronco no aquário. Também já andei à procura do tópico mas não encontro, assim que o encontrar posto aqui o link.

16 - Prevenção de Caracóis - Deixo-lhe aqui o link para o tema de Invertebrados -> Caracóis, ai encontratrá toda a informação que precisa Caracóis .

Neste tópico encontrará links para tópicos que o poderam ajudar a resolver muitas dúvidas: Links de Ajuda .

Só mais uma pergunta, o seu aquário é daqueles da aquapor, com uma calha preta com 1 lâmpada 30 W ?

Cumprimentos,

José Carlos

Publicado:

brigado pelos links

já li aquele site o [manual] inicio da aquariofilia e o site: http://faq.thekrib.com/pt/ pelo menos as secções Iniciação à Água Doce e Filtragem de uma ponta a outra.

Só mais uma pergunta, o seu aquário é daqueles da aquapor, com uma calha preta com 1 lâmpada 30 W ?

Não tem calha, é da aquapor, mas é só o vidro, com uma cobertura de vidro, 2 aberturas e um vidro comprido, logo a ver se tiro uma foto e fica já.

4 - Filtro - filtros externos está um pouco fora de questão tanto pelo preço como pelo espaço onde vai ficar, sei das desvantagens que dai advém, mas não há mto que para já possa fazer qto a isso.

6 - Iluminação - Tenho q ver isto com calma, também será a ultima coisa que vou comprar e isso não será antes do que daki a 2 semanas (fim do mês).

8 - baixar pH - não sei bem onde axar troncos, isto de tar na cidade e não ter carro é complicado pa procurar essas coisas, e não me "apetecia" comprar. o link do CO2 caseiro vai dar mta jeito, já não me armava em MacGyver à mta tempo :eusathink: . Quanto à turfa vou ver se arranjo alguma coisa pa embrulhar de maneira a não se espalhar pelo aquário, li qlq coisa de a "cozer" para não flutuar, mas se me puderem explicar melhor agradeço.

10 - Areão - onde encontro areia de silica, à certos sitios onde preferia que não tivesse plantas, pelo que a ideia até me soa bem.

14 - Ferver Tronco - se alguém der com o link, que poste ai sff, brigado.

16 - Prevenção de Caracóis - Hoje já dou um teste nas ideias que me deram, digo para o meu irmão experimentar no meu aquário antigo (sim ainda tem caracóis e não são poucos)

Mais uma vez obrigado pelas contribuições e informações

Cumps

Publicado:

Boa tarde,

4 - Filtro - Em alternativa aos exteriores, tem outros que também são exteriores que são os de cascata, mas suponho que no aquário não terá espaço, pois tenho um também da aquapor e não tem como se por sem se cortar o vidro.

8 - Baixar pH - Sobre os troncos, o pessoal de Coimbra é que se deve pronunciar e ajuda-lo.

10 - Areão - Pode encontrar em lojas de material de construção civil ou então em lojas de animais (por vezes nem todas têm).

Cumprimentos,

José Carlos

Publicado:

O tronco não tem de ser fervido para afundar. Ele pode demorar uns dias, mais vai ao fundo, não te preocupes. Basta estar em água...Não há nenhuma técnica...Caso seja um tronco oco ou daqueles que são impossíveis de baixar, pode-se prender com fio de nylon, ou usando pedras para fazer peso...Mas normalmente, eles costumam ir ao fundo...

Publicado:

bom dia,

já tirei uma foto para ficarem com melhor ideia de como é o aquário, mas não sei onde estão os cabos para passar as fotos da máq...

quanto ao tronco já percebi a ideia, e agora é procurar um, com um pouco de "sorte" vou visitar a familia este f-d-s e até trago qlq coisa d lá, troncos e pedras q tinha lá mta coisa, mto provavelmente os meus cães já comeram outra árvore e posso aproveitar a raiz (eu sei que tem q estar bem seco, etc, etc)

4 - Filtro - px tou a ver q a questão do interno vs externo é cavalo de batalha aqui ... vamos ver o q posso fazer mas não prometo nd

7 - Substrato - Queria saber umas opiniões qto a utilização de Humus em alternativa ao substrato de venda?! Húmus de minhoca - fertilização alternativa - confesso que a minha namorada não ta a encarar mto bem em me deixar usar panelas pa isto, mas .... ... eu sou persuasivo.

10 - Areão - brigado pela dica de areia de silica

Mais uma vez obrigado pela ajuda,

Cumps

Publicado:

Boa tarde,

1 - Placa Thermo - Safe - O ideal será perguntar na loja onde a comprou, qual a sua finalidade.

2 - Na minha opinião acho que não necessidade de colocar nada macio, se o aquário for como o meu, então nesse caso esqueça isso do material macio entre as traves e o aquário :D .

7 - Substrato - Eu já estive praticamente para fazer isso do substrato, até cheguei a comprar um saco de 10 litros, mas depois de ler muito, mas mesmo muito (muitos prós e contras), decidi não "arriscar" e vou optar por um de marca.

4 - Filtro - Se der para por um de cascata (depois de colocar aqui a foto do aquário é que se verá), seria o ideal, pois além de muito funcional iria libertar espaço no aquário e em relação ao preço é praticamente o mesmo que um filtro interno.

Veja: Filtro Cascata e Filtro Interno .

Cumprimentos,

José Carlos

Publicado:

Boas,

fica o meu contributo:

3 - Em relacao ao termoestato, se no inverno for insuficiente compra outro de 75W e poe os dois a trabalhar. Assim se um deles "colar" nao cozes os peixes.

4 - Filtro, eu tenho um e aconselho o externo da tetra. O EX600 ou mesmo o EX700 (Espero nao começar aqui uma guerra)

1) É mais silencioso que os eheim que tenho ouvido. E já ouvi pelo menos 2 da gama classic.

2) Já arranjas um aí pelos 70€ já com materias, torneiras. É so lavar e por no aquario.

3) É mais pratico de trabalhar que os ehiem.

4) Não arranjas peças com a facilidade que arranjas para os eheim.

5) A pinha (saida de agua do aquario) é maior que a do eheim mas como é transparente nota-se muito menos.

6) É de longe mais bonito que os Ehiem da gama não profissional. As mangueiras sao transparentes. É mais facil convencer a "Maria" com umas cores "cromadas" que combinam com os pes do sofa, do que com um balde verde no meio da sala. A nao ser que pintes a parede da sala de verde :D

11 - Difusor de ar, nao precisas desde que haja agitacao na agua à superficie. Podes por a trabalhar quando apagam as luzes se tiveres CO2 e plantas.

cps

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Publicado:

Ok obrigado a todos, até agora uma boa parte das dúvidas estão bastante mais clarificadas, deixo o apanhado do que até agora apurei e as informações que me deram.

Se discordarem de alguma coisa não hesitem em dizer.

Verde - Tá percebido axo eu, thks

Amarelo - aquilo que está mais ou menos respondido mas ainda restam algumas arestas por limar

Vermelho - o que está sem resposta ou as respostas não são necessariamente o que precisava de saber

Duvidas

O Aqua tem as medidas: comprimento 100 x largura 30 x altura 40

Volume: 120 L

tem Aro de plástico

Resposta: Sim, serve para proteger de variações de temperatura e ajudar a nivelar, proteger o vidro. (+/- igual ao esferovite)

Resposta: Aparentemente não importa.

3 - Comprei um termostato de 100 W, pelas minhas contas xega, mas será melhor ter outro de apoio para o inverno?

Resposta: Possivelmente sim, um 2º mais fraco em paralelo para o caso de "colar".

4 - Vi um filtro interior na loja com um débito de 700 L/h, esponja e carvão activado, serve para o caso ? Mas pareceu me pequeno, custava 28 €.

Resposta: Aqui ninguem gosta de filtros internos ...

5 - As placas de fundo é história do passado não é?

Resposta: sim, ngm faz filtro biológico no fundo.

6 - Uma armadura com 2 lâmpadas fluorescentes de 30 W é suficiente ou não ? 85 € é muito para uma de 83 cm de apoio regulável c\ 2 lâmpadas ?

Resposta: mais luz é aconselhável, 0,5 a 1 W por litro ( 60 a 120 W )

7 - Já li imenso sobre substrato para as plantas aqui, mas há alguma solução económica para o substrato? na loja substrato JBL de 1 kg era 13.2 €

Resposta: Existe humús de minhoca, mas não é mto convidativo

8 - Precisava de umas dicas para manter o PH abaixo dos 7, dado que a água na zona tem um PH muito alto, já vi os testes às pedras, mas sem ser o CO2 que posso fazer para manter estavel?

Resposta: Troncos, Co2 e evitar tudo o que for calcário

9 - Mais ou menos quantos kg de areão preciso, para uma camada de +/- 5 cm ? encomendei 10 kg de areão preto que deve xegar amanhã, mas pelas minhas contas será entre 15 a 20 kg.

Resposta: Comprimento x Largura x Altura de Areão Pretendida / 1000, ou seja: 100 x 30 x 5 / 1000 = 15 kg

10 - Posso usar um pouco de areão branco cristalino para dar o efeito estético? não afectará os peixes por causa de ser brilhante?

Resposta: Preferivelmente pode-se usar Areia de silica, em locais onde não se pretenda mtas plantas

11 - Dará jeito um difusor de ar para quando a iluminação está desligada? ou para arejar o areão?

Resposta: Nem por isso, só se for durante a noite c\ a iluminação desligada

Sem resposta

13 - Devo aplicar no fundo alguma coisa (tipo esponja ou lã d vidro) para incentivar as bacterias ou nem por isso ?

Sem resposta

14 - Um tronco posso ferve-lo para afundar ?

Resposta: basta mete-lo de molho que ele vai ao fundo. Ferver tudo para desinfectar.

15 - gostava d fazer uma incubadora para plantas e quarentena dos peixes, alguns conselhos eram bem vindos.

Sem resposta

16 - no meu último tive uma infestação de caracóis que nunca mais me consegui livrar, alguma sugestão para evitar os caracóis ?

Resposta: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=147

Publicado:

Boa tarde,

4 - Filtro - Aqui quase ninguém usa filtros internos, porque além de ocuparem espaço dentro do aquário e não serem muito estéticos, quando estão cheios de porcaria dos peixes, folhas apodrecidas, etc, tornam-se autênticas bombas biológicas dentro do aquário.

6 - Iluminação - No seu caso apesar de não perceber muito deste tema, só necessita até 100 W, porque a litragem bruta do seu aquário é de 120 litros, mas depois de por, tronco, areão, pedras, plantas, vai tirar uns quantos litros ao aquário está a ver ? Eu aconselho a encher o aquário com garrafões que tenham medidas ou dos de 5 litros, pois assim no final sabia quantos litros quase exactos leva o seu aquário (o que vai-se tornar muito util na altura de fazer tratamentos da água, etc, evitando assim sobredosagens).

7 - Substrato - Ao comprar os substratos tem de se ter em atenção alguns pontos, nomeadamente os nutrientes que contém e os que estão em falta (para depois colocar-se através das fertilizações), para evitar o aparecimento de algas (desiquilibrio dos nutrientes) como também a falta dos mesmos para o crescimento das plantas, pode ver aqui neste excelente tópico: Fertilização .

11 - Difusor de Ar - Enquanto a iluminação está ligada as plantas produzem O2 e absorvem o CO2 (dai a colocação de um difusor de CO2) quando a mesma é desligada as plantas, passam a consumir O2 e a produzir CO2, dai a utilização do difusor durante a noite.

15 - Incubadora - Para incubadora ou quarentena, talvez servirá as caixas (cubos) da vodafone, a não ser que os peixes ou plantas sejam demasiado grandes para o espaço, nesse caso terá de ser algo maior, ou então por exemplo construir um cubo de vidro ou de acrilico de 50 x 50 x 50.

Cumprimentos,

José Carlos

Boas,

o pessoal nao gosta muito dos filtros internos por varias razoes.

- Ocupam espaco

- Tem menos capacidade filtrante que um externo.

NOTA: o carvao activado em qualquer tipo de filtro so se usa para, no inicio limpar a agua, ou depois de algum tratamento para retirar os restos de medicamentos. Fora isso deves tirar o carvão do filtro.

Ve aqui

Para incentivas as bacterias nao é necessario. Até pq a maioria fica no filtro onde há oxigenio.

Podes colocar algum tipo de esponja nao assentar as pedras directamente no vidro.

Resposta: Comprimento x Largura x Altura de Areão Pretendida / 1000, ou seja: 100 x 30 x 5 / 1000 = 15 kg

15L e nao 15Kg. Dependendo da granularidade, os 15L poderão pesar mais ou menos.

cps

Editado por c4m4l340

Existem apenas 10 tipos de pessoas no mundo. Os que sabem binário e os que nao sabem.

O meu Aqua aqui.

Outras fotos aqui e aqui.

Olá e bem vindo ao forum.

15 (que parece que te falta responder a esta pergunta) - Se puderes compra um pequeno aqua (aqueles que se vendem em grandes superficies) e poderás fazer um aqua de quarentena, só ganhas com isso, prevines infecções à fauna do aqua de algum peixe que não venha bom de saúde e também as pragas de caracóis.

Do resto o pessoal respondeu.

Boa sorte com o aqua

EDIT: atenção que nunca terás os 120 litros, pois com o substrato e afins a litragem será diferente.

Editado por FinwePalintir
Publicado:

Boa noite e mais uma vez obrigado pela participação

Antes de mais aqui está a foto do aquário que vou usar. Ignorem aquele papel q se usa por trás q era oferta junto do aqua, aqueles saquitos de areão que ali estão serão para compor, ainda estou à espera da minha encomenda do areão vir.

sdc10581s.th.jpg

15 - Incubadora - Para incubadora ou quarentena, talvez servirá as caixas (cubos) da vodafone, a não ser que os peixes ou plantas sejam demasiado grandes para o espaço, nesse caso terá de ser algo maior, ou então por exemplo construir um cubo de vidro ou de acrilico de 50 x 50 x 50.

15 (que parece que te falta responder a esta pergunta) - Se puderes compra um pequeno aqua (aqueles que se vendem em grandes superficies) e poderás fazer um aqua de quarentena, só ganhas com isso, prevines infecções à fauna do aqua de algum peixe que não venha bom de saúde e também as pragas de caracóis.

a ideia é mesmo para prevenir problemas, o que xateia é que tenho 1 aqua de 50 cm, outro de 60 cm e outro de 80 cm (para alem do de 100L que falei anteriormente), mas não tenho como os trazer para ka...

Vi um de pqn de 32 L para incubadora já com filtro e luz, de recordar que é msm apenas para incubadora/quarentena q axam?

EDIT: atenção que nunca terás os 120 litros, pois com o substrato e afins a litragem será diferente

Sim eu sei, se tiver uns 100 L reais já é bom, mas é mais facil dizer o volume bruto.

Podes colocar algum tipo de esponja nao assentar as pedras directamente no vidro.

Que esponja posso usar? Tenho esferovite, pode ser ? ou aquele bocado que sobra do que vou meter por baixo (tá na foto por cima do aqua, esponja cinzenta) ? como sei que não é tóxico?

12 - O granito é mau para pedra de interior do aqua? Ve aqui

Brigado pela resposta, era msm o q eu queria, tenho um pouco receio do peso, q o granito é msm mta pesado, mas é o q tenho encontrado q não é calcário.

15L e nao 15Kg. Dependendo da granularidade, os 15L poderão pesar mais ou menos.

bem visto, tinha me escapado, msm axim axo que não deverá ser mais do que 20 kg.

Vi Areia de Sílica de 2-4mm, era para a parte não plantada, é mto grande? é q pareceu me grande em relação c\ o q tenho visto nas fotos de km usou areia de silica para partes não plantadas.

A iluminação se calhar vou meter 3 x 25 W, dá uma iluminação média ( 75 W total ), se assumir uns 100 litros de volume liquido, dá 0,7 W por litro que será o limiar entre uma iluminação forte e intensa.

Quanto ao filtro ainda não sei como vou fazer, se comprar interior será uma solução temporária pelas vossas recomendações, mas aproveito para ciclar e dpx uso na incubadora. E sim já li 1001x sobre o carvão activado, assim que acabar de compor troco para esponja, ou outra coisa do género.

Cumps e mto obrigado pela ajuda

Publicado:

Pensa bem se vale a pena estares a comprar agora um filtro interno para depois comprares um externo...Não valia mais a pena comprar logo o externo, se tiveres a possiblidade? Poupar hoje para gastar amanhã, não é grande solução, porque no fundo acabas por gastar na mesma (no teu caso, gastas a dobrar...)

Publicado:
Pensa bem se vale a pena estares a comprar agora um filtro interno para depois comprares um externo...Não valia mais a pena comprar logo o externo, se tiveres a possiblidade? Poupar hoje para gastar amanhã, não é grande solução, porque no fundo acabas por gastar na mesma (no teu caso, gastas a dobrar...)

filtro ainda não sei como vou fazer, se comprar interior será uma solução temporária pelas vossas recomendações, mas aproveito para ciclar e dpx uso na incubadora.

de qlq maneira vi 2, tetratec ex600 e EHEIM CLASSIC 2213 PLUS pela net, pet4you axo eu q o preço será aceitável, mas importam-se d parar d bater na msm tecla pff! :discuss_gathering:

Boa noite e mais uma vez obrigado pela participação

Antes de mais aqui está a foto do aquário que vou usar. Ignorem aquele papel q se usa por trás q era oferta junto do aqua, aqueles saquitos de areão que ali estão serão para compor, ainda estou à espera da minha encomenda do areão vir.

sdc10581s.th.jpg

a ideia é mesmo para prevenir problemas, o que xateia é que tenho 1 aqua de 50 cm, outro de 60 cm e outro de 80 cm (para alem do de 100L que falei anteriormente), mas não tenho como os trazer para ka...

Vi um de pqn de 32 L para incubadora já com filtro e luz, de recordar que é msm apenas para incubadora/quarentena q axam?

Sim eu sei, se tiver uns 100 L reais já é bom, mas é mais facil dizer o volume bruto.

Que esponja posso usar? Tenho esferovite, pode ser ? ou aquele bocado que sobra do que vou meter por baixo (tá na foto por cima do aqua, esponja cinzenta) ? como sei que não é tóxico?

Brigado pela resposta, era msm o q eu queria, tenho um pouco receio do peso, q o granito é msm mta pesado, mas é o q tenho encontrado q não é calcário.

bem visto, tinha me escapado, msm axim axo que não deverá ser mais do que 20 kg.

Vi Areia de Sílica de 2-4mm, era para a parte não plantada, é mto grande? é q pareceu me grande em relação c\ o q tenho visto nas fotos de km usou areia de silica para partes não plantadas.

A iluminação se calhar vou meter 3 x 25 W, dá uma iluminação média ( 75 W total ), se assumir uns 100 litros de volume liquido, dá 0,7 W por litro que será o limiar entre uma iluminação forte e intensa.

Quanto ao filtro ainda não sei como vou fazer, se comprar interior será uma solução temporária pelas vossas recomendações, mas aproveito para ciclar e dpx uso na incubadora. E sim já li 1001x sobre o carvão activado, assim que acabar de compor troco para esponja, ou outra coisa do género.

Cumps e mto obrigado pela ajuda

Boa noite,

Incubadora - Quais as medidas desse aquário de 32 litros ? ( se consegui-se trazer ou o aquário de 50 cm ou o de 80 cm era o ideal, além de serem grandes, poupava uns trocos).

Areão - Peço desculpa, esquecime de referir que o valor obtido com a fórmula seriam 15 litros. Penso que cerca de 17/18 kilos devem chegar.

Areia de Sílica - 2 a 4 mm é desamisado grande, normalmente é bem mais pequena (tal como o nome diz "areia").

Iluminação - Se colocar plantas de fácil manutenção e que não sejam muito puxadas os 0.7 w p/ litro chega bem e se forrar o interior da calha de iluminação com fita-cola de alumínio, aproveita ainda mais a luz emitida pelas lâmpadas.

Esponja - Bem neste aspecto não sei bem, deixe-me pesquisar um pouco, porque não lhe quero aconselhar algo que possa fazer mal ao aquário e aos peixes.

Cumprimentos,

José Carlos

Editado por TubarãoBala
Publicado:

Bem andei a dar uma volta e encontrei umas pedras que não me pareceram muito mal, tenho quase a certeza absoluta que as cinzentas escuras são xisto e as cinzentas claras granito.

As outras não sei.

Fiz-lhes o teste do vinagre, e não houve reacção. Que axam? conseguem identificar?

sdc10582x.jpg

sdc10583.jpg

sdc10584.jpg

Areia de Sílica - 2 a 4 mm é desamisado grande, normalmente é bem mais pequena (tal como o nome diz "areia").

Também me pareceu, mas isto tem me sido difícil encontrar o material que pretendo ... já fui a 3 lojas cá em coimbra, tou ainda à espera do areão preto, e já lá vai 1 semana. a Areia de silica é mto grande, enfim é só duques!

Esponja - Bem neste aspecto não sei bem

a placa thermo-safe ou a esponja pos filtros?

Digam me o que pensam das pedras para ver se posso fazer um esboço.

cumps

Publicado:

Boa noite,

Os cubos são com 99,9 % de certeza granitos, as lascas escuras quer-me parecer que sejam xistos a outra mais acastanhada/avermelhada, não sei bem que tipo de pedra será, mas de certo há aqui membros que percebem muito deste tema, que o poderão ajudar #food .

Olhe ai está, a esponja dos filtros serve perfeitamente :P .

Cumprimentos,

José Carlos

• 1 ano depois...
Publicado:

a que esta dentro do saco é xisto e as lascas tambem, os dois cubos sao granito mas tens que lavar bastante bem e ferver muito, e esfregalo muito e a do meio avermelhada sem duvida que é marmore castanho nao metas no aquario é bastante calcaria

Os cubos de granito são de pavimento de alguma estrada? É que se não São parecem pelo corte e pela sujidade. Se forem de estrada é altamente desaconselhável porque absorveram ao longo do tempo diversas substâncias nocivas pros peixes nomeadamente óleo de carros...

Mesmo lavando muito bem o granito é uma pedra com alguma porosidade que pode demorar meses a libertar tudo o que absorveu...

É só um conselho!

Edit: só pra acrescentar que todas pedras pra meter em aquários devem ser obviamente retiradas da natureza

Editado por Gremlyn
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!