Preciso de ajuda ........praga de argulus?????!!!!!!!


TULIPA

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

estou de volta com mais um problema no meu minusculo aquario ( como alguns de voces dizem ) lol

 

Ontem quando estava a fazer uma mudança parcial da agua, reparei que veio um bicharoco juntamente , e como se mexia muito despertou me a curiosidade.

 

Hoje mostrei a um colega de trabalho que por sinal já teve peixes...............e ele disse me ke isto era um parasita e para termos a certeza fomos ver

 

imagens na net , ao qual verificamos que é um parasita de nome Argulu.

 

o ke vou fazer ????????? Ajudem me ???????

 

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá uma vista de olhos por este estudo:

 

Argulus foliacesus (Crustacea: Branchiura) Infestation on Oscar, Astronotus ocellatus (Cuvier, 1829) and Its Treatment

 

Treatment of Argulus species is accomplished using organophosphates, potassium permanganate (2-5 mg/lt, bath) or dimilin (0.01 mg/lt, bath) (Öge 2002). The most effective treatment against Argulusosis is with organophosphates (Bauer 1991). Organophosphates, usually 2-3 doses at one week intervals, are needed to treat the emerging larvae and juveniles. Other chemicals used for treatment of Argulus was pyrethrum (20-100 ppm for 10-20 minutes); malathion (0.25 ppm for 6 hours); dipterex (100 ppm for 1 hour); trichlorfon (0.25 ppm for several hours); quinine hydrochloride (13.5 ppm for several days); atebrine (10 ppm for sevaral days) (Kabata 1985); DTHP (2.5 ppm 1 hour) (Puffer and Beal 1981). Recently Hakalahti et al.. (2004) used the emamectin benzoate for the control of A. coregoni and observed that the drug was very effective.

In the present study, treatment of fish with DDVP (1 ppm) administered. The bath was repeated after three week and was found to be effective.

 

A remoção manual tbm pode resultar. Se estiver nos operculos, pode ser mais dificil.

PauloA :bs_quesexclaim:

 

PS: DDVP - Dimethyl Dichloro-Vinyl Phosphate

Editado por alfapa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O argulus esta agarrado as caudas dos peixes vermelhos?

Se sim, retiras com um palito agarrando para isso o peixe.

 

Cumps

 

 

Ola Ismenio obrigado pela sua atenção.

 

Mas tenho mais duvidas.

 

Eu nao sei se tem alguns parasitas agarrados aos peixes..........pois este estava na agua ...............nem fui ver os peixes pois nao sabia o ke era isto......uma coisa ke eu reparei nos peixe é ke de vez em quando nadam tao rapido que parecem ke estao malucos e ate batem com a cabeça no vidro...........

 

Eu para lhes tirar os parasitas tenho ke os colocar fora de agua???????

 

Existe algum produto ou medicamento ke possa por na agua??????????????

 

 

Desculpe as minhas perguntas ...........mas derivam da minha ignorancia.

 

 

Obrigado

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O parasita alimenta-se do sangue dos peixes e normalmente quando fica de barriga cheia ele solta-se ou então o peixe coça-se na tentativa de soltar o parasita.

Se ele so tiver nas caudas pode-se tirar com um palito segurando o peixe fora de agua em cima de um vidro, este processo tem perigos, os peixes tem de ser muito bem seguros ou então soltam-se e tem de se ter cuidado ao manusear o palito para não aleijar o peixe, e é assim que tratei os meus.

Quando esta espalhado pelo corpo existe outro processo que ja vi a fazerem mas que nunca necessitei de aplicar, consiste dar um banho de gaua com sal (30g/L) que é a densidade da agua salgada durante 15 minutos, o peixe fica completamente atordoado mas normalmente recupera e no fim onde deste o banho vais ver no fundo muitos argulus mortos.

Na tua situação não recomendo nenhuma das situações, existem produtos da SERA que poderão ou não resolver o assunto.

Ou então fazes a receita do Alfapa que acho a melhor solução, ou então usas um produto da linha profissional da SERA proprio para o efeito.

 

Uma chamada de atenção, os banhos de sal foram usados com peixes vermelhos exclusivamente.

 

Um abraço

 

 

Obrigado.

 

Amanhã já dou noticias.

 

boa aquarofilia para todos.

;)

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Como prometi aki estou eu a contar as novidades.

 

Entao é assim..............fui olhar os meus peixinhos com olhos de ver e com uma luz mais forte e descobri ke o peixe maior tinha um parasita agarrado a ele na cauda, igual ao ke eu apanhei na agua. Entao peguei no peixe ( ke foi um amor ficou quietinho ) e consegui retirar o parasita .

 

Eu devo ser um pouco tonta.........porke guardei os dois parasitas dentro de um recipiente com agua.

 

Agora eu gostava de saber..............será que existem mais ??????????.......será que existem larvas dentro do aquario que se iram desenvolver ??????????

 

Qual é o produto da marca SERA que eu tenho ke comprar para colocar no aquario ???????????????

 

 

Desculpem mais uma vez ................mas tenho mmmmmuuuuuiiiiiitttttttaaaaasssss duvidas...

 

 

Um abraço

 

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ola pessoal

 

Aqui estou novamente.................mas fikem descansados ke nao é para chatear.................é só para dar novidades.......

 

 

É para dizer ke a partir da altura em ke retirei o parasita " Argulus " o meu peixinho nunca mais teve akelas reacções de andar a correr pelo aquario todo feito maluco , que até dava cabeçadas nas paredes do aquario.

 

Existe um medicamento proprio da SERA para este parasita mas custa cerca de 50 euros ........por isso eu nao comprei................penso ke resolvi o meu problema retirando o parasita do peixe e ate agora nao dei ke mais algum aparecesse; e os meus peixinhos andam mais felizes. :)

 

Kero agradecer a todos os ke me tentaram ajudar a solucionar este meu pekeno.....grande problema.

 

Um bem hajam a todos.

 

Um abraço e continuação de boa aquariofilia :)

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem :) e tiras-te como eu disse?

 

 

 

tirei com uma espatula de plastico, peguei no peixinho e ele deixou tirar............até guardei os dois parasitas dentro de um recipiente com alcool..........para recordação :idea2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':whocares:' />

 

nada melhor ke darmos concelhos da nossa propria experiencia. .......nao é..........

 

Obrigado por tudo..........

 

Espero nao ter que chatear tao depressa.............é sinal que vai tudo correndo sobre rodas..........

 

Um abraço

 

Tulipa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais