Nunes Publicado Outubro 25, 2004 Publicado Outubro 25, 2004 Compreia á pouco tempo um filtro Hagen FLUVAL 204, que contem 4 aixas divisórias para massa filtrantes, eu não sei bem como colocar as massas filtrantes, mas cotumo colocar assim nos filtros, mas não sei se está correcto: sai água | | ______________________/ Turfa / ______________________/ Removedor de amónia / _____________________/ Carvão activo / _____________________/ Cilindros de porcelana / ____________________/ Entra água | | Citar Cuidem-se (peixes)
Just_me Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 A filtração normalemente tem tres componentes, mecânica biológica e a menos utilizada quimica. A ordem deve ser, mecânica, biológica, quimica... e a mecânica ainda deve ser dividida em grossa e fina. grossa é normalmente efectuada por esponjas para retirarem a maior parte e como são de poros largos nao entopem facilmente, depois a fina para retirar as restantes particulas. a biológica é efectuada em matérias que tenham grande área para fixação de bactérias, nomeadamente cerâmicas ou outros substratos, e finalmente a quimica onde são utilziados desde carvão activado a resinas para retirar fosfatos, nitratos/itos/amonia... Aceita-se hoje em dia que o carvão activado deve apenas ser utilizado quando é realmente necessário. E que removedores de substancias especificas apesar de poderem ser uteis não sao a solução normal até porque devem ter que ser renovados e ainda devem sair caros(nao sei se é verdade esta ultima parte do preço). A turfa está ai para descer o pH...é uma solução mais ou menos aceite dependendo do pH que se deseja obter e dos cuidados tidos com a sua renovação. Tendo isto em vista estás a fazer mal as coisas! Como tens 4 compartimentos eu usaria: 1-Esponja para filtragem mecânica 2-"perlon"( não me lembro agora do nome dado em portugues ) para filtragem mecânica fina. 3-cerâmica para filtragem biológica (e assim a cerâmica já nao tem de ser lavada regularmente mantendo assim uma boa carga de bactérias) 4-Turfa e podes lá meter o removedor de amónia e um pouco de carvão quando precisares...como estes 3 podem ser em menor quantidade metes cada um dentro de uma meia de senhora para estarem separados. E pronto... Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Marquito2004 Publicado: Novembro 17, 2004 Publicado: Novembro 17, 2004 ou então as ceramicas no final, não te esqueças que quanto mais acima tiveres as ceramicas, com menos facilidade elas entupirão logo demorarão mais tempo até perderem a sua eficácia. Citar Marco_fontes
Recommended Posts