Recommended Posts

Publicado

Compreia á pouco tempo um filtro Hagen FLUVAL 204, que contem 4 aixas divisórias para massa filtrantes, eu não sei bem como colocar as massas filtrantes, mas cotumo colocar assim nos filtros, mas não sei se está correcto:

sai água | |

______________________/

Turfa /

______________________/

Removedor de amónia /

_____________________/

Carvão activo /

_____________________/

Cilindros de porcelana /

____________________/

Entra água | |

Cuidem-se (peixes)

Publicado:

A filtração normalemente tem tres componentes, mecânica biológica e a menos utilizada quimica.

A ordem deve ser, mecânica, biológica, quimica... e a mecânica ainda deve ser dividida em grossa e fina.

grossa é normalmente efectuada por esponjas para retirarem a maior parte e como são de poros largos nao entopem facilmente, depois a fina para retirar as restantes particulas.

a biológica é efectuada em matérias que tenham grande área para fixação de bactérias, nomeadamente cerâmicas ou outros substratos, e finalmente a quimica onde são utilziados desde carvão activado a resinas para retirar fosfatos, nitratos/itos/amonia...

Aceita-se hoje em dia que o carvão activado deve apenas ser utilizado quando é realmente necessário. E que removedores de substancias especificas apesar de poderem ser uteis não sao a solução normal até porque devem ter que ser renovados e ainda devem sair caros(nao sei se é verdade esta ultima parte do preço).

A turfa está ai para descer o pH...é uma solução mais ou menos aceite dependendo do pH que se deseja obter e dos cuidados tidos com a sua renovação.

Tendo isto em vista estás a fazer mal as coisas!

Como tens 4 compartimentos eu usaria:

1-Esponja para filtragem mecânica

2-"perlon"( não me lembro agora do nome dado em portugues :| ) para filtragem mecânica fina.

3-cerâmica para filtragem biológica (e assim a cerâmica já nao tem de ser lavada regularmente mantendo assim uma boa carga de bactérias)

4-Turfa e podes lá meter o removedor de amónia e um pouco de carvão quando precisares...como estes 3 podem ser em menor quantidade metes cada um dentro de uma meia de senhora para estarem separados.

E pronto...

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 4 semanas depois...
Publicado:

ou então as ceramicas no final, não te esqueças que quanto mais acima tiveres as ceramicas, com menos facilidade elas entupirão logo demorarão mais tempo até perderem a sua eficácia.

Marco_fontes

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!