al_finete Publicado Outubro 25, 2004 Publicado Outubro 25, 2004 Olá pessoal. Fiquei um pouco surpreendido quando no outro dia, li que era bom adicionar uma certa quantidade de sal de cozinha a um aquário de água doce para ajudar a combater as bactérias nocivas e os fungos. É assim? Penso que li isso, referido aos gupies. Tentei pesquisar novamente, mas não consegui encontrar. É mesmo assim? Ajuda? De que forma? Que quantidades? E já agora para que peixes? Já li também que para os cauda-de-espada não é nada bom... Quer dizer: um gajo não sabe... e depois fica confuso! Não dá! Agradeço a quem me esclarecer um pouco... Cumprimentos, RJL. Citar Filmes - Posters & Wallpapers.
Vitor Melo Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 Olá al-finete, na realidade o sal usa-se imenso (eu próprio uso "regularmente" nos Discus). A ideia é mais ou menos esta: grande parte das bactérias de água doce são anaeróbias, isto é, não precisam de oxigénio para sobreviver (daí em aquário com filtros sujos e mal cuidados seja muito normal o aparecimento de doenças). Como o sal liberta uma boa quantidade de oxigénio, as bactérias ficam mais fracas. Em alguns peixes, o sal faz com que estes se rocem nas decoraçoes, "obrigando" a bacteria a sair do corpo do peixe. As quantidades não sei precisar, mas os Discus aguentam (se a meméria nao me falha) até 2 gramas por litro. Julgo que poderás seguir esta ideia nos restantes peixes. um abraço, Vitor Melo Citar De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
azazel Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 olá, eu tanbém uso sal mas só nas molys, espadas, platys e gupys , estes dão-se muito bem em agua salobra! evita algumas doenças.. por exemplo, ja não tenho ocorrencia de ictio (pontos brancos) a montes de tempo! antes era uma fartura, principalmente as molynésias negras! inté. Citar
Visitante Publicado: Outubro 26, 2004 Publicado: Outubro 26, 2004 O problema é que mesmo essa quantidade pequena de sal deve fazer ressentir as plantas. Jacinto Citar
H0r@ci0 Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 Ola! Eu tenho 2 Limpa fundos, 6 neons, 2 guppys, e um platy; num aquario de 60l, sera que eu tambem devia adicionar um pouco de sal a minha agua?? e nao faz mal as plantas? Horacio. Citar
azazel Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 por acaso costumo por as melhores mudas de plantas nesses aquas e nunca tive problemas... agora o H0r@ci0 nao sei pode meter as quntidades k utilizo devido a ter neon's, mas as tais "2 gramas por litro" k o Vitor Melo mencionou, axo k nao ha problema! e acreditem k as plantas dão-se muito bem, falo por experiencia. Citar
hotrodder Publicado: Outubro 29, 2004 Publicado: Outubro 29, 2004 oix! os limpa fundos (coridoras e plecos) não saõ grandes fãs do sal e não o aguentam. abraço Citar A Água está cada vez mais Viva!
Recommended Posts