Postura C.aeneus


mjm

Recommended Posts

Olá!

 

Hoje a minha GORDA pôs ovos.

A minha 'gorda' é a maior corydora quer eu tenho, é uma aeneus albina com cerca de 8cm(SL).

 

Tinha separado os albinos há 2 dias para aproveitar a próxima postura, estão com platys. São 2 fêmeas e 4 machos mas só a gorda é que pôs, a outra tem a coluna torta, eu digo que tem reumático, já não pôe.

 

Hoje de manhã era uma festa, um pouco frenética, 4 machos é claramente excessivo para uma fêmea em 20 litros.

 

Aqui vão as fotos da postura, já retirei os peixes, são mais de 1000 ovos (sim contei-os, por alto).

 

007-3.jpg

 

008-7.jpg

 

009-3.jpg

 

010-6.jpg

 

011-4.jpg

 

013-5.jpg

 

Daqui a 3 dias espero já poder baixar a água.

 

Cumps,

João

Editado por mjm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UAU,

parabéns João, tenho de ver isso ao vivo, diz-me se agora a tua "Gorda" já voltou a um tamanho mais normal... as tuas Corys nasceram no Entroncamento?

A primeira foto está magnifica, confio que sejam cerca de 1000, também me dava ao trabalho de contar um por um, mas assim por essa foto é mais fácil, imprimes e vais riscando, lol!

 

Pelos vistos este ano não tens mãos a medir com as posturas, é bem feito, não trates tão bem os teus peixinhos, depois não te queixes.

 

Espero que não tenhas de ir para fora novamente, se precisares de ama seca diz.

 

Muitas beijocas para todos (aos ovos não precisas de dar eu depois dou pessoalmente!)

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gorda continua com 8cm :o mas está muito mais elegante. Já não tem aquela barriga saída e branca, já quase consegue pousar o queixo na areia.

Penso que esteja aliviada (diz quem já esteve muito grávida).

 

Beijinhos

(tens que dar um a cada um, lol)

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de ir colocando fotos do seu desenvolvimento, o pessoal fica todo enstisiasmado com os nascimentos e depois esquece as actualizações.

Diz-me... tens algum aquário para eles? quero dizer, tens espaço para mais algum aquário? ;)

 

É só meter veneno...

Beijocas e felicidades com os bebés

Luisa fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, eu bem me parecia que a festa estava frenética demais, os ovos não chegaram a mudar de cor e fungaram todos, estão os physas a tratar deles.

 

Ou Deus ouviu a Luisa -- não acredito nessa -- ou a pobre da 'gordinha' não teve sossego para fecundar os ovos.

 

Um dia destes haverá mais, e provavelmente já não serão tantos, e estarão mais frescos na barriguinha dela.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Olhando para as fotos, parece-me que os ovos até que estavam fertilizados (exceptuando, talvez os da 1ª foto). O que me leva a pensar foi que os fungos, simplesmente se propagaram, entre os ovos.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

Ao princípio pareceu-me que sim, já que não eram uniformemente brancos. Como é que vês se estão fertilizados?

 

Mas depois não mudaram de cor, eles costumam ficar um bocadinho beje quando a 'casca enrija' e isso não aconteceu, ficaram sempre brancos, só vi fungos a partir do 2º dia e os physas só os comeram ao 5º dia.

 

Tá visto que não usei o azul de metileno, mas também ela antecipou-se, nem os vidros estavam limpos nem tinha feito as tpas com água mais leve, o que normalmente também ajuda contra os fungos.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gordinha voltou a pôr, desta vez mais sossegada, só com 2 machos. São cerca de 620 ovos.

Retirei cerca de 100 para uma base de garrafão para usar o método do Luis Dias, os outros ficaram onde foram postos.

 

Desta vez só pôs em duas zonas: onde o fluxo do filtro bate no vidro e no vidro à entrada do filtro.

 

005-6.jpg

 

006-8.jpg

 

Luis, eu não estava a brincar, queria mesmo saber como é que se distingue os fertilizados, nunca sei, mas não me preocupo porque passados 3 dias já sei.

Fui ver ao 'teu post', desta vez vou observar melhor. A minha ideia é que no caso dos aeneus albinos os ovos são brancos e peganhentos quando são postos. Passadas 6h já estão colados, tive que usar um acetato dos bombons, e ainda brancos, nem todos transparentes.

 

Luisa, já podes vir dar beijinhos a estes, e ao alevim que anda lá da postura de dia 13.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi João,

 

As aeneus têm uma particularidade. A uma temperatura normal, os ovos que não ficam fertilizados, não endurecem no espaço normal de 3 ou 4h e ao fim de 1 ou 2h ficam brancos opacos. Os outros, começam a ficar com aquela cor ambar que caracteriza um ovo fertilizado. Resumindo, se ao fim de 2h não ficou banco, é porque está fertilizado.

O que se passou no teu caso, é que houve uma propagação rapida dos fungos, que se deve essencialmente a dois factores: proximidade entre os ovos, e alimento para os fungos. (um ovo é tão rico em proteinas com em bacterias, um habitat natural para os fungos)

 

A agua mais leve, apesar de se usar durante todo o processo, na realidade só tem importancia quando se dá a eclosão (no caso das aeneus). Os motivos tem a ver com a pressão osmotica sobre os ovos, facilitando a saida do alevin da casca.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Então a 'rapariga' portou-se bem, apesar da confusão, e estava tudo fertilizado, a carga de fungos no aquário é que deve ter sido grande de mais, se calhar conseguiram penetrar quando os ovos ainda estavam moles, e foi tudo (quase, anda lá um alevin).

 

Tenho estado a ver com atenção e tenho 2 tipos de ovos: uns bastante transparentes e um pouco mais escuros e outros com uma coisa branca lá dentro. Mas ambos parecem mexer, os transparentes mexem de certeza, os outros pode ser dos meus olhos. Posso tentar filmar mas não tenho tripé, e eles só mexem de vez em quando.

 

Fotos de hoje, com cerca de 30 horas

 

005-7.jpg

 

011-5.jpg

 

012-6.jpg

 

013-6.jpg

 

 

Os physas andam lá a limpar delicadamente os ovos, envolvem-nos tiram pequenas partículas e vão-se embora sem os morder.

 

Desta vez pus um pouco de azul metileno, 2gotas para 15 litros, para retardar os fungos, sem prejudicar as bactérias, os infusórios e o alevin que por lá anda. Na 'tijela' foi 1g por 1litro.

Luis achas que reponha o azul de metileno no aquário de 15 litros quando faço tpa? Se sim até quando?

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva João,

 

Esses ovos parecem-me praticamente todos fundados. Há muitos que estão transparentes (ocos ou sem nada lá dentro) e outros brancos.

Tens a certeza que as physas são assim tão delicadas? testa melhor essa teoria de limpeza das physas... pessoalmente eu não confio em nada que ande em cima de ovos.

O azul de metileno não deve ser colocado em aquarios plantados... atrapalha em muito a fotosintese das plantas.

 

O azul de metileno deve-se usar, no caso dos ovos de aeneus, na proporção de 3 gotas por litro. Deve ser colocado só quando os ovos estiverem rijos.

Todos os dias deve ser mudado 33% da agua e não deve ser adicionado mais azul de metileno. Ao 3º dia os ovos devem eclodir e a concentração de azul de metileno na agua deverá ser bastante baixa.

Passados mais 3 dias os alevins devem começar a ser alimentados...

 

Lembra-te que os ovos são senciveis à luz, pelo que quanto menor a intensidade, melhor.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Ao princípio, passadas cerca de 4h, não havia ovos brancos, logo estariam todos fecundados.

Depois reparei que uns pareciam vazios e um pouco beje e outros com uma coisa branca lá dentro, embrião? deixa ver.

No dia seguinte, mantinha-se a situação mas os transparentes pareciam ter qualquer coisa transparente, a mexer, lá dentro.

Os da coisa branca não sei, pareceu-me ver mexer, mas quando olho muito fixamente para uma coisa ela por vezes mexe, pode ser uma letra num rótulo.

Ontem os da coisa branca começaram a ter cabelos brancos, e os beje não.

Hoje vi claramente o que parecia um coraçãozinho a bater dentro de vários dos beje, os outros fungaram. Já à noite os beje eclodiram, após 2dias e meio de postos, temp ~28ºC, sem aquecimento; entre metade e 2/3 do total de ovos.

 

Os physas são de certa forma uma surpresa, primeiro fiquei desconfiada, o que andam a fazer em cima dos ovos?, vou matá-los, deixa ver. Peguei na lupa x12 --- eles envolvem o ovo com o pé e a boca vai raspando, tive receio que desgastasse a casca, mas via-os comer pequenas partículas junto aos ovos e irem-se embora sem comer os ovos. Deixa ver. Os brancos começaram a ter cabelos e vi os physas mais insistentemente de volta deles, e o mesmo ovo mais tarde podia ter o cabelo mais curto, eu sei que estes fungos são muito rápidos e normalmente não diminuem. Achei que eram os physa.

 

Ontem à noite havia muitos, e como eu acho que eles são delicados mas não são estúpidos pus um bocado de flocos no aquário, a maior parte deles foi comer.

Agora, durante a eclosão estavam lá muitos, a comer os fungados e os restos das cascas, não juro que não tenham comido ou mordido antes de tempo, um ovo bom, mas não pareceu. Mas também não consegui ver nenhum rabinho a sair do ovo, e eles sairam, porque já não estão lá e andam pelo fundo. Consegui ver 2 ou 3 a afastar-se mas não vi de que ovo é que sairam.

 

O azul de metileno que pus no aquário não foi muito, espero que não tenha estragado as plantas, tenho que estar atenta a ver se não apodrecem.

Na 'tijela' pus só uma gota por litro e tenho diluido com as tpas, já eclodiram, amanhã vou tentar tirar os ovos maus, aí não tenho physas, nem mais ninguém, só umas gotinhas transparentes com cauda, ovos brancos e cascas.

 

Desculpa(em) tanta conversa, apeteceu-me relatar. Os filmes que fiz não têm ampliação, focagem ou definição suficientes. Só quem viu ao vivo é que consegue adivinhar qualquer coisa nos filmes, e ao alojar perde-se sempre alguma coisa, por isso não vale a pena (só se for para me chamarem maluca, -- a dizer que está ali um coração a bater, ahah, aquilo é ela a tremer a câmara...).

 

A luz, sim, é sempre reduzida quando há ovos, é proibido usar flash, o garrafão escolhido é um azulado e fica na zona de sombra do aquário grande, preso no vidro.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mamã,

 

Eu até ia dar beijocas aos alevins, mas as Physias andaram por lá a babar tudo, queres que reserve mais quantas cadeiras para o almoço? 600?

 

Coloca o filme, quem não quiser ver que feche os olhos, eu gostava de assistir.

 

Fico de olho em ti João... sempre a olhar!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Resumindo, então, quer dizer que só os da cor que definiste como beje é que eclodiram?

Cuidado com as temperaturas elevadas.... isso vai aumentar em muito o metabolismo dos alevins o que vai fazer com que a agua fique mais rapidamente poluida. Essa temperatura tem tambem o efeito de fazer com que cresção mais depressa, mas com menos defesas.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, os que eclodiram eram aqueles ligeiramente mais escuros e transparentes, os que tinham uma parte branca lá dentro (que eu pensava ser o embrião) foram os que fungaram. Os alevins quando nascem não são brancos, são umas gotículas transparentes com cauda, só no dia seguinte é que já estão brancos.

 

A temperatura hoje baixou para os 26ºC, talvez porque ontem à noite tirei o filtro interno motorizado e pus um de esponja. Sempre é menos um motor dentro do aquário. Agora só reduzindo a luz (que é uma lâmpada economizadora - não aquece tanto) e tirando a tampa.

 

Afinal estão lá mais alevins da postura do dia 13, tenho medo que usem os pequeninos como artémia, mas não sei o que fazer, não os posso apanhar.

 

Os que estão no garrafão estão protegidos, já tirei os ovos fungados e os restos, mas hoje não houve tempo para fotos nem contagens.

 

No aquário os physas comeram os restos todos excepto 7 ovos, parecidos com os que eclodiram, que ficaram lá. À noite já eram só 4, mas não sei se eclodiram se foram comidos, os physas já quase não andam por lá.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E aqui vão 2 filmes de ontem(24/9). Com alguma imaginação pode ser que vejam qualquer coisa a mexer dentro do ovo do meio e do ovo sózinho, mais ou menos às 3h ou 0º, como preferirem.

 

th_021-2.jpg

 

th_022-3.jpg

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho de ver isso de perto, tiraste as fotos com aquela lupa mini que amplia como gente grande?

Agora faz como o pessoal, põe fotos das posturas, dos alevins e esquece o crescimento, vai filmando!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Eu não consegui vislumbrar nada... mas para dizer a verdade, nem ao vivo consigo, pois os ovos estão sempre com pouca luz a insidir sobre eles.

 

Ah.. uma coisa que já deves ter reparado... os 100 ovos que retiras-te para a base de garrafão, quando eclodirem(se eclodirem os 100), vão deixar a agua meio leitosa. É necessário, teres agua fresca, exactamente à mesma temperatura da dos ovos, para substituires. Uma vez que só passados 4 a 6 dias é que se deve mudar os alevins, terás que mudar a agua, 3 a 5 vezes ao dia.

 

Outra coisa é, dos testes que tenho feito, A melhor alimentação para a primeira semana é a enguia do vinagre. Depois, dai para a frente a artemia recem eclodida e os microvermes.

Mas a enguia é muito boa, porque polui muito pouco.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

 

PS - Acho que descobri o segredo das adolfoi. :) .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Só quem viu ao vivo é que vê alguma coisa no video, acho eu, por isso não postei inicialmente.

Eu vi no vidro da frente, com uma lupa 12x que agora dá para ver as espinhas da cauda dos alevins nascidos dia 24 à noite.

 

No garrafão estão cerca de 100 alevins, no dia seguinte tirei os restos de ovos e alguns pedacinhos de riccia que tinham ido agarrados aos ovos. só tenho feito tpa 50% 1x por dia , mas já tinha pensado que se calhar era melhor mais.

Ainda só lhes dei enguia do vinagre, que de facto é o que gosto mais para os alevins porque, como não morre enquanto não é comida, quase não polui a água.

Já experimentaste as moinas? quero experimentar mas ainda não sei muito bem como colher aquilo, e vejo lá muito poucas, tenho que procurar com os óculos.

 

Já tenho uma artémia 'a fazer' mas é mais para os do aquário, afinal há lá mais de 8 da postura de dia 13.

 

Depois mostra os bebés adolfoi à gente. Como é que eles nascem? já têm a risca ou só ganham depois?

Ou ainda vais na parte de os conseguir pôr a 'dançar'?

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas o segredo das Adolfoi é uma pista de dança? :dancing:

E só dá para para ver 12 x com a lupa mágica?

Já não percebo nada, só sei que tenho um novo projecto para as Adolfoi, um aquário baixinho e muito grande... desta vez com areia preta, para contrastar... espero que dancem depressa! é dar-lhes musica :music_singguitar:

João, as fotos foram tiradas com a ajuda da lupa? e o filme como fizeste? Estão bastante nítidos.

 

Vou acompanhando as tuas gordinhas.

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As fotos foram tiradas com a função 'macro' da máquina, os videos é que foram feitos através da lupinha de 12x.

 

Era giro filmar as espinhas da cauda mas não sei se consigo fazer a habilidade com elas em movimento. E têm uma bolhinha de ar atrás da cabeça, e olhos e tripas e barbatanas e isso tudo, não reparei foi nos barbilhos. Tenho que ver amanhã.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

As fotos foram tiradas com a função 'macro' da máquina, os videos é que foram feitos através da lupinha de 12x.

 

Era giro filmar as espinhas da cauda mas não sei se consigo fazer a habilidade com elas em movimento. E têm uma bolhinha de ar atrás da cabeça, e olhos e tripas e barbatanas e isso tudo, não reparei foi nos barbilhos. Tenho que ver amanhã.

 

Cumps,

João

 

Amanhã... de manhã.... :P

E fotos dos barbilhos? não é por nada mas foi o que deixou mais curiosa!

Agora que estás uma repórter profissional já não informas a malta, bonito!

 

Vou esperando, que remédio!

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Têm barbilhos, muito compridos, mas vi-me grega para os ver, a lente tem um foco muito curto, eles não param sossegados e os barbilhos são muito finos e um bocadinho para o transparente.

Fotografar com o meu material é impossível.

 

Luisa agora já lhes podes dar beijinhos que eles já tomaram banho e não deixam os physas andarem por cima deles.

 

Os alevins do garrafão estão todos do mesmo tamanho, já morreram alguns (~10).

Os do aquário são de tamanhos diferentes, alguns bastante maiores que os do garrafão, outros mais pequenos. Parece-me que são mais movimentados.

 

Cumps,

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O. vou dar beijinhos... se eles não param quietos, queres é que eu fique com a cara toda molhada, que rica amiga me saíste!

Agora mais a sério, não conseguias alguém que fotografasse os pormenores dos pequenos, afinal vemos sempre as Corydoras pequenas "ao longe" ou já grandes!

Quando os meus Alevins nasceram não tirei macros... depois nunca mais puseram ovos!

 

:photo:

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais