AMPF Publicado Setembro 13, 2009 Publicado Setembro 13, 2009 Pessoal estou com alguma dificuldade me criar bettas tenho dois casais, cada um em seu aquário. Aquas de 30 lt, altura de agua 8-10 cm. Temp 28ºC. Alimentados com flocos, larvas e tubifex. Coloquei as femeas dentro dos aquas cerca de 5 dias, um fez um grande ninho outro um mais pequeno. Cm uma das fémeas e branca não consegui ver as ditas "riscas" verticais, a outra estava mais colorida e ambas com ovopositor saliente. Coloquei no aqua. há cerca de dia e meio. Nada. o que tinha o ninho maior destruío todo praticamente, o outro n aumentou nem diminuiu. Andam atrás das fémeas mas estas fogem... Podem -me dar alguma ajuda. não estou a perceber oke se passa. Os aquas têm luz q.b, musgo e esferovite, e estão limpinhos. Obrigado desde já por esclarecimentos
António Lourenço Publicado: Setembro 14, 2009 Publicado: Setembro 14, 2009 Olá O 1º e melhor conselho que te posso dar é que leias tudo que encontrares sobre a reprodução de bettas. E depois tens que ajustar às tuas condições. A reprodução de bettas splendens não é dificil mas tens que seguir (antes ultrapassar diversas fases...). De uma forma silmples e com os dados que deste cá vai: coloca uma cartolina preta debaixo do aquario (se este não tiver areão), coloca um filtro de esponja no minimo (podes ter que cortar o tubo devido à altura da agua). Tens que arranjar forma de tapar bem o aquario. Não é nada bom haver passagem de ar de fora para dentro.Lembras-te das colisas... Em relação ao aquario é isto, mais o que tu disseste que já tinhas feito/montado. Se correr bem, assim que colocares o macho (cuidado com o choque da temperatura, não precisas de colocar 28º...) ele vai começar a construir o ninho.Espera até que tenha +-3 a 4 cm. Agora passas para a femea. Nesta altura o óptimo é que ela esteja com o ovipositor visivel. Se tiver, começas a aproximação do casal. Aqui tens várias hipoteses, escolhes a que for mais fácil para ti. Ou colocas a femea num recipiente encostado ao aq. do macho ou colocas ela num recipiente dentro do aq. (metade duma garrafa, copo, etc.) O 2º processo tem a vantagem de evitares o choque termico da agua. E repetes este processo durante 2 dias por periodos de 30 minutos. ao 3º escolhes um dia em que possas observar durante 2 horas e.... junta-os. Esta é a 1ª fase. Agora volto a recomendar-te: tens que "recolher" o máximo de informação possivel antes de iniciar a tentativa de reproduzir esta fantástica espécie Se tiveres alguma dúvida diz. Cumpr. António
AMPF Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Publicado: Setembro 14, 2009 Obrigado pela Ajuda António Lourenço. Tenho pesquisado bastante. Em alguns sites e blogs a informação não é uniforme e até discordante daí as minhas dúvidas. Irei experimentar essa técnica e depois informo sobre resultados. Enquanto isso procurarei pesquisar e ler mais e melhor Mais uma vez obrigado
Recommended Posts