Recommended Posts

Publicado

Pessoal estou com alguma dificuldade me criar bettas

tenho dois casais, cada um em seu aquário. Aquas de 30 lt, altura de agua 8-10 cm. Temp 28ºC. Alimentados com flocos, larvas e tubifex.

Coloquei as femeas dentro dos aquas cerca de 5 dias, um fez um grande ninho outro um mais pequeno. Cm uma das fémeas e branca não consegui ver as ditas "riscas" verticais, a outra estava mais colorida e ambas com ovopositor saliente.

Coloquei no aqua. há cerca de dia e meio. Nada. o que tinha o ninho maior destruío todo praticamente, o outro n aumentou nem diminuiu. Andam atrás das fémeas mas estas fogem...

Podem -me dar alguma ajuda. não estou a perceber oke se passa. Os aquas têm luz q.b, musgo e esferovite, e estão limpinhos.

Obrigado desde já por esclarecimentos

Publicado:

Olá

O 1º e melhor conselho que te posso dar é que leias tudo que encontrares sobre a reprodução de bettas.

E depois tens que ajustar às tuas condições.

A reprodução de bettas splendens não é dificil mas tens que seguir (antes ultrapassar diversas fases...).

De uma forma silmples e com os dados que deste cá vai: coloca uma cartolina preta debaixo do aquario (se este não tiver areão), coloca um filtro de esponja no minimo (podes ter que cortar o tubo devido à altura da agua).

Tens que arranjar forma de tapar bem o aquario. Não é nada bom haver passagem de ar de fora para dentro.Lembras-te das colisas...

Em relação ao aquario é isto, mais o que tu disseste que já tinhas feito/montado.

Se correr bem, assim que colocares o macho (cuidado com o choque da temperatura, não precisas de colocar 28º...) ele vai começar a construir o ninho.Espera até que tenha +-3 a 4 cm.

Agora passas para a femea. Nesta altura o óptimo é que ela esteja com o ovipositor visivel.

Se tiver, começas a aproximação do casal. Aqui tens várias hipoteses, escolhes a que for mais fácil para ti. Ou colocas a femea num recipiente encostado ao aq. do macho ou colocas ela num recipiente dentro do aq. (metade duma garrafa, copo, etc.) O 2º processo tem a vantagem de evitares o choque termico da agua.

E repetes este processo durante 2 dias por periodos de 30 minutos. ao 3º escolhes um dia em que possas observar durante 2 horas e.... junta-os.

Esta é a 1ª fase.

Agora volto a recomendar-te: tens que "recolher" o máximo de informação possivel antes de iniciar a tentativa de reproduzir esta fantástica espécie

Se tiveres alguma dúvida diz.

Cumpr.

António

Publicado:

Obrigado pela Ajuda António Lourenço.

Tenho pesquisado bastante. Em alguns sites e blogs a informação não é uniforme e até discordante daí as minhas dúvidas. Irei experimentar essa técnica e depois informo sobre resultados. Enquanto isso procurarei pesquisar e ler mais e melhor

Mais uma vez obrigado