Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá a todos.

Já ando há uns meses por este forum, mas esta é a minha primeira participação.

Comecei nos aquários por influencia de colegas, que me ofereceram um aquário completo (um Tetra AquaArt 20L), com Rasboras e Ottos. Nas invenções que fui fazendo neste comunitário passei também por camarões (blue pearl e red's), os quais me despertaram um bichinho especial.

Quase um ano volvido, decidi refazer o aquário do zero, optando por fazer um aquário exclusivamente de camarões, e com plantas qb.

Neste momento tenho-o a ciclar há 2 dias, e quero faze-lo num processo com tempo, apressar a criação do aquário só traz chatices no futuro próximo.

Ainda o tenho bastante incompleto e preciso a vossa ajuda para optar pelo filtro, neste momento tenho um filtro temporário

O setup que para já tenho é:

Elos TerraZero

ADA AquaSoil Amazonia II

Termostato Elite mini 50W

Uns basaltos

Parvula (ainda muito pouca)

Quanto ao filtro, estou indeciso entre 2 tipos.

Filtro de esponja (Sera L60 com respectiva bomba de ar)

Filtro interno (Repti Clear F250) de 200 litros por hora

Este filtro interno é vendido como sendo para terrários mas... dá perfeitamente para aquários, digo eu. Optando por este filtro no primeiro compartimento substituiria a esponja por lã de vidro para não sugar os camarões.

Em termos de filtração o interno trabalhará melhor, e também se torna mais fácil de limpar. Mas para camarões há quem prefira filtros de esponja.

Já agora aproveito para pedir-vos igualmente dicas de plantas que achem porreiras. Não queria plantas muito altas e não vou usar CO2. Gostava da ideia de criar um manto, mas sem CO2...

Com ou sem manto, estou a pensar em coisas como anúbias nana, e claro musgo.

Fica aqui uma imagem do aquário como está agora

dia1pequena.th.jpg

Editado por freaky

Ricardo Simão

Publicado:

Olá,

Bem vindo a esta área e mais um aficionado (camaralico) :P

Respondendo às tuas perguntas.

Muita gente fora de Portugal utiliza os normais, filtros de ar (esponja) mas para aquários de criação cujo objectivo é venda, mas quase sempre depende da espécie do camarão e das quantidades....

Os filtros internos tem muitas desvantagens mas mais em aquários de camarões.

- torna-se difícil vedar para não sugar as crias,

- quando se retira o filtro para o limpar, metade da porcaria volta para a água,

Qualquer um deles não tem espaço para matérias filtrantes como cerâmicas, o de esponja tem problemas a quando da limpeza pois é o único suporte (no filtro) de bactérias, na altura de limpar o que vai aguentar o aquário serão as bactérias existentes no areão.

a comprar no lugar do interno não consegues pelo menos um de cascata que tenha algum espaço para colocar substrat pro?

Publicado:

Obrigado Hugo.

Cascata era um tipo que não tinha ponderado por causa da tampa do aquário (imagem)

Mas estive a olhar bem para aquilo e consigo tirar fora uma das portas da tampa. O que se vê acima e abaixo da lâmpada são duas portas de acesso.

Nesse caso acho que nem vou pensar mais, está resolvido!

Quanto a plantas, algumas sugestões?

Ricardo Simão

Publicado: (editado)

De nada, estamos cá mesmo para ajudar.

Desculpa nem tinha lido a parte das plantas, parece coincidência ou não mas recentemente criei um tópico na área de plantas sobre este tema, plantas para aquários de camarões de baixas necessidades.

Podes ler aqui: Plantas para aquários de invertebrados.

Com Esses substratos, convêm ires fazendo testes de pH, kh e gh (no inicio, todos os valores descem com o tempo ).

Editado por Hugo R. Silva
Publicado:

Hehehe

Vou lendo o teu tópico, é exactamente o que procuro.

Muito obrigado!

Ricardo Simão