freaky Publicado Setembro 13, 2009 Publicado Setembro 13, 2009 (editado) Olá a todos. Já ando há uns meses por este forum, mas esta é a minha primeira participação. Comecei nos aquários por influencia de colegas, que me ofereceram um aquário completo (um Tetra AquaArt 20L), com Rasboras e Ottos. Nas invenções que fui fazendo neste comunitário passei também por camarões (blue pearl e red's), os quais me despertaram um bichinho especial. Quase um ano volvido, decidi refazer o aquário do zero, optando por fazer um aquário exclusivamente de camarões, e com plantas qb. Neste momento tenho-o a ciclar há 2 dias, e quero faze-lo num processo com tempo, apressar a criação do aquário só traz chatices no futuro próximo. Ainda o tenho bastante incompleto e preciso a vossa ajuda para optar pelo filtro, neste momento tenho um filtro temporário O setup que para já tenho é: Elos TerraZero ADA AquaSoil Amazonia II Termostato Elite mini 50W Uns basaltos Parvula (ainda muito pouca) Quanto ao filtro, estou indeciso entre 2 tipos. Filtro de esponja (Sera L60 com respectiva bomba de ar) Filtro interno (Repti Clear F250) de 200 litros por hora Este filtro interno é vendido como sendo para terrários mas... dá perfeitamente para aquários, digo eu. Optando por este filtro no primeiro compartimento substituiria a esponja por lã de vidro para não sugar os camarões. Em termos de filtração o interno trabalhará melhor, e também se torna mais fácil de limpar. Mas para camarões há quem prefira filtros de esponja. Já agora aproveito para pedir-vos igualmente dicas de plantas que achem porreiras. Não queria plantas muito altas e não vou usar CO2. Gostava da ideia de criar um manto, mas sem CO2... Com ou sem manto, estou a pensar em coisas como anúbias nana, e claro musgo. Fica aqui uma imagem do aquário como está agora Editado Setembro 13, 2009 por freaky Ricardo Simão
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 13, 2009 Publicado: Setembro 13, 2009 Olá, Bem vindo a esta área e mais um aficionado (camaralico) Respondendo às tuas perguntas. Muita gente fora de Portugal utiliza os normais, filtros de ar (esponja) mas para aquários de criação cujo objectivo é venda, mas quase sempre depende da espécie do camarão e das quantidades.... Os filtros internos tem muitas desvantagens mas mais em aquários de camarões. - torna-se difícil vedar para não sugar as crias, - quando se retira o filtro para o limpar, metade da porcaria volta para a água, Qualquer um deles não tem espaço para matérias filtrantes como cerâmicas, o de esponja tem problemas a quando da limpeza pois é o único suporte (no filtro) de bactérias, na altura de limpar o que vai aguentar o aquário serão as bactérias existentes no areão. a comprar no lugar do interno não consegues pelo menos um de cascata que tenha algum espaço para colocar substrat pro? Alguns dos meus aquários (shrimps)
freaky Publicado: Setembro 13, 2009 Autor Publicado: Setembro 13, 2009 Obrigado Hugo. Cascata era um tipo que não tinha ponderado por causa da tampa do aquário (imagem) Mas estive a olhar bem para aquilo e consigo tirar fora uma das portas da tampa. O que se vê acima e abaixo da lâmpada são duas portas de acesso. Nesse caso acho que nem vou pensar mais, está resolvido! Quanto a plantas, algumas sugestões? Ricardo Simão
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 13, 2009 Publicado: Setembro 13, 2009 (editado) De nada, estamos cá mesmo para ajudar. Desculpa nem tinha lido a parte das plantas, parece coincidência ou não mas recentemente criei um tópico na área de plantas sobre este tema, plantas para aquários de camarões de baixas necessidades. Podes ler aqui: Plantas para aquários de invertebrados. Com Esses substratos, convêm ires fazendo testes de pH, kh e gh (no inicio, todos os valores descem com o tempo ). Editado Setembro 13, 2009 por Hugo R. Silva Alguns dos meus aquários (shrimps)
freaky Publicado: Setembro 13, 2009 Autor Publicado: Setembro 13, 2009 Hehehe Vou lendo o teu tópico, é exactamente o que procuro. Muito obrigado! Ricardo Simão
Recommended Posts