aquario de 60l


jonas f

Recommended Posts

Ola Joao, bom dia.

Fico muito grato pela tua referencia mas nao é uma questao de humildade (ate pode ser um pouco) mas principalmente de Responsabilidade.

Quando falamos com Membros mais jovens ou mais recentes e escrevemos muito ate parece que somos uma sumidade na materia, uma referencia a ser seguida por todos e nao sera bem assim. E por isso devemos alertar para o facto. Muita quantidade nao significa muita qualidade e aqui o mais importante sera a Qualidade.

Tenho a meu favor alguns anos de aquariofilia de Recife e muitos erros cometidos (uns deram certo e outros nao) que muito me ensinaram. Ja passei muitas horas a ler livros, revistas e artigos na InterNet mas nao chega. Por outro lado a minha formacao academica anda pelas Contabilidadedes e a profissional desde 1997 pelo apoio a investigacao criminal com um ano e meio de passagem pelas Alfandegas. Logo, academicamente e profissionalmente nao vou buscar nenhuma mais valia para esta minha ocupacao.

Mas por outro lado ha aqui muitos Membros que sao Biologos, Veterinarios, Engenheiros e com outras formacoes academicas uteis para um verdadeiro aficioanado pela aquariofilia de Recife assim como tambem tens Membros que trabalham em lojas de aquariofilia ou como consultores e onde vao buscar muita mais valia. E depois ha os que aproveitam alguma disponibilidade de tempo para muito investigarem e testarem pelo que tambem adquirem muitos conhecimentos na area. No fundo sao estes que vao mantendo o Forum a funcionar actualizado para todos os novos Membros que a nos se vao juntando. Mas o tempo para tal nem sempre sera o necessario e por isso as pessoas com alguma, pouca experiencia como eu, devem tentar ajudar mas sempre alertando para o facto de que nao somos detentores de receitas infaliveis ate porque com a experiencia iras ver que em aquariofilia de Recife tudo sera possivel. Nao sera frequente mas pode acontecer uma pessoa desleixada ter um aquario de sucesso e pessoas muito certinhas, que seguem tudo a rigor, terem dificuldades em manter parametros e ate alguns corais ou peixes. Penso, na minha grande ignorancia sobre a materia, que nao sera possivel impor a ninguem receitas infaliveis e garantir que seguindo-as o sistema esta garantido ao sucesso sem gastar muito dinheiro.

Um dos primeiros livros que li em 2002 foi um livro do Sergio Gomes em que ele referia que, havendo dinheiro, seria possivel montar um "super-sistema" cheio de equipamentos e com quase tudo automatizado mas sera isso que pretendemos? Um super-sistema carissimo para ficar ali em auto-gestao tecnologica? E mesmo assim nao se pode garantir que acidentes nao acontecam embora o risco seja menor.

 

Todos os alertas que fui deixando foi no sentido de que as minhas experiencias nao sao recomendaveis e por isso eu gosto sempre de ir buscar segundas opinioes de pessoas mais dotadas de conhecimentos na materia. Ate porque para evitar erros posso recomendar equipamentos demasiado sobredimencionados e iso implica custos. Por isso vamos esperar que outros Membros comentem as opinioes que temos vindo aqui a discutir.

 

Nao gosto de usar as minhas experiencias porque muitas vezes vao contra o coerente e prefiro nem comentar. Por exemplo, e espero que nao comentes com ninguem :) Durante mais de 2 anos tive um aquario cheio de corais e sem escumador. Esta errado.

Se nao me engano, em Janeirto de 2003 comprei diversos corais a um Membro que estava a sair de casa dos pais para ir viver com a namorada e de um momento para o outro tive que ir buscar os corais sem ter onde os meter. Fui buscar os corais a margem sul, pasei no FishPlanet em Benfica para ir buscar areia viva e trouxe tudo para Coimbra. Ok, tudo o que eu vou escrever a seguir funciona como actos a nao seguir. Fui buscar um aquario de 1,2m de agua doce e fui metendo agua e sal. Para aquecer mais depressa fui fervendo agua em tachos e panelas de aluminium (grande erro segundo tenho lido) depois de ter a temperatura e a salinidade mais ou menos estabilizada espetei la para dentro com a areia, alguma rocha de outros aquarios e as seis da manha estava a por os corais (moles) e depois juntei alguns peixes e nao tive problemas de maior no entanto reconheco que nao deve ser nem comentado quanto mais seguido.

Mas tive que passar pelo mesmo em Agosto deste ano mas desta vez tive 3 ou 4 dias para montar o aquario antes de lhe por os corais ate porque eram corais duros e tridacnas, que tambem sao filtradoras e ajudam a equilibrar o sistema (ja ouvi falar de um aquario em que todo o sistema de filtragem era assugurado por algumas dezenas de tridacnas). E introduzi muitos produtos como bacterias e suplementos e sarcophytons, sun-corals e gorgonias nao fotosinteticas que ajudaram a equilibrar o sistema mas que mesmo assim teve logo uma explosao de cianobacterias que foram irradicadas em dois dias com um quimico que normalmente compro no RuiMar. Mas foi utilizada tambem alguma rocha viva que estava a varios meses numa arca com agua em circulacao e rocha vinda do aquario de origem dos corais. Os corais la estao mas estou "priobido" de comentar este facto para evitar uma merecida chuvada de criticas. Por isso nem posso discutir o que se vai passando comigo porque em bom rigor sao tudo disparates que talvez tenham resultado exclusivamente por "sorte de principiante". Ou seja, nem boas e regulares experiencias tenho para comentar.

 

Por isso tenho sempre medo de sugerir o que vou aprendendo com a experiencia e limito-me a comentar sobre o que vou lendo e conversando com outros Membros. E reconheco estar muito limitado e por isso ficar sempre dependente de um reforco da minha opiniao, por parte de quem sabe, quando transmitida a outros Membros. Logo, "olha para o que eu digo e nao para os meus actos".

Por isso vamos esperar por melhores opinioes para nao ouvires mais tarde que seguiste as indicacoes de um maluco ou irresponsavel e que por isso deu tudo errado.

 

Um abraco

Paulo Rolim

 

 

Olá Rolim

 

Tiro o meu chapéu à sua dissertação e descernimento,assim como subscrevo tudo o que escreveu a respeito...porque será???

Peço desculpa ao João Ferreira pelo offtópic...mas não consegui deixar passar este depoimento (raro).

Um abraço

 

Cjorgene

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Rolim

 

Tiro o meu chapéu à sua dissertação e descernimento,assim como subscrevo tudo o que escreveu a respeito...porque será???

Peço desculpa ao João Ferreira pelo offtópic...mas não consegui deixar passar este depoimento (raro).

Um abraço

 

Cjorgene

 

 

Boa tarde cjorgene

Com o meu pedido de desculpa ao João Ferreira, por aqui introduzir uma matéria fora do âmbito do que se vem discutindo, mas não posso deixar de agradecer o que escreveu, principalmente por vir de uma pessoa com mais de 30 anos de experiencia em aquários de agua salgada depois de ter passado quase 20 com agua doce. No fundo, uma pessoa que desde muito jovem vem acompanhando a aquariofilia, à quase meio século, será seguramente uma referência para todos nós e daí o meu mais sincero agradecimento pelo que escreveu.

Reconheço que já cometi alguns erros por desconhecimento e outros porque me foram impostos e que até correram bem fruto da alguns conhecimentos aplicados ao “improviso”. No entanto não ando a fazer disso bandeira e a dizer que todos estão errados quando falam no ciclo inicial do aquário e na sua importância para o sistema. E se o fiz sem seguir as regras foi porque já tinha uma referência de que talvez fosse possível pois faz muitos anos que num Domingo o Vigilante do Centro Comercial Gira-Solum telefonou para casa do dono da Fitonia porque estava a sair agua por debaixo da porta da loja. Tinha estalado o aquário de Recife de exposição e sem solução possível a única alternativa foi tentar de tudo num novo aquário montado no acto e resultou. Por isso quando eu o tentei não foi falta de respeito pela vida marinha introduzida no aquário mas por extrema necessidade e com a ideia de que poderia dar certo pois já tinha acontecido antes.

Sempre pensei que teria muito que “levar nas orelhas” por desrespeitar os princípios básicos da iniciação de um aquário de Recife por isso as suas palavras, que se esperavam de punição, foram muito bem aceites e fique tranquilo que não vão ser usadas como incentivo para continuar a fazer disparates que violam as normas.

Sabias palavras vindas de alguém com grande experiencia de vida e meio século de aquariofilia, sejam criticas ou de apoio, são sempre bem vinda. O meu muito obrigado.

Cumprimentos

Paulo Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

peço desculpa por este off topic

mas não pude de deixar de ler mais uma vez os comentários do Paulo Rolim e continuo a ficar maravilhado com as tuas respostas

o meu obrigado por partilhares as tuas experiencias aqui no forum

abraços

Paulo Rocha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais