Tânia Filipa Publicado Setembro 12, 2009 Share Publicado Setembro 12, 2009 Olá, tenho dois aquários com fauna flora, praticamente iguais. levam os dois aproximadamente 90 litros. As plantas são musgo de java, cabomba,valisnérias e umas de folha larga entre outras que nao sei o nome. Os peixes são guppys mollys bettas, platis, espadas coridoras. A areia é uma preta comprada na loja de aquariofilia e uma do mesmo tipo, mas mais clara e outra mais grossa. O que não percebo e estou a ficar tolinha é que um deles que por sinal é o que montei á um ano, para aí á coisa de 3 meses mais ou menos o ph começou a descer de 7.0, 7.5 para 6.5. os testes estão todos bem... a água é a mesma do outro e como não conseguia fazer descer nem para além da bala , meti um pouco de areia da praia (carcavelos) ficou bem durante uns dias, agora para meu desespero subiu, para 8.0... o que faço, mando tudo fora e começo de novo, refiro-me á areia. Os peixes parecem bem, mas eu estou mesmo desanimada sabendo que no fundo não estão nada bem buá , ajudem. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
putogiro Publicado: Setembro 12, 2009 Share Publicado: Setembro 12, 2009 Olá, tenho dois aquários com fauna flora, praticamente iguais. levam os dois aproximadamente 90 litros. As plantas são musgo de java, cabomba,valisnérias e umas de folha larga entre outras que nao sei o nome. Os peixes são guppys mollys bettas, platis, espadas coridoras. A areia é uma preta comprada na loja de aquariofilia e uma do mesmo tipo, mas mais clara e outra mais grossa. O que não percebo e estou a ficar tolinha é que um deles que por sinal é o que montei á um ano, para aí á coisa de 3 meses mais ou menos o ph começou a descer de 7.0, 7.5 para 6.5. os testes estão todos bem... a água é a mesma do outro e como não conseguia fazer descer nem para além da bala , meti um pouco de areia da praia (carcavelos) ficou bem durante uns dias, agora para meu desespero subiu, para 8.0... o que faço, mando tudo fora e começo de novo, refiro-me á areia. Os peixes parecem bem, mas eu estou mesmo desanimada sabendo que no fundo não estão nada bem buá , ajudem. so adicionaste a areia? fizeste alguma Tpa recentemente? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
testum Publicado: Setembro 12, 2009 Share Publicado: Setembro 12, 2009 Os aquarios demoram algum tempo até estabilizar no ph ideal. Se tiveres constatemento a mudar o layout, não vais conseguir estabilizar. É naturalissimo que a areia da praia aumente o PH. Existe centenas de tópicos a falar disso. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Eds Silva Publicado: Setembro 12, 2009 Share Publicado: Setembro 12, 2009 deves adicionar turfa para baixar PH e nao areia, areia faz subir, tronco tambem ajuda baixar Um abraço Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sergio Nunes Publicado: Setembro 12, 2009 Share Publicado: Setembro 12, 2009 tens que tirar a areia pk o ph vai subir talvez ainda mais se não a puderes tirar tens que intruduzir algo para contrariar essa subida. troncos, por exemplo. ou turfa. tens co2? isso tb faz descer o ph só é estranho o ph de um e outro nao ser igual. deves ter alguma coisa nessa para te ter feito descer o ph. ou entao tens alguma coisa no outro que o mantem nos 7, 7.5. dá notícias. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tânia Filipa Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 14, 2009 (editado) Olá, primeiro quero esclarecer que não ando a mudar o layout, o aquário está montado desde setembro do ano passado e não mais mexi no areão até á um tempo atrás quando o ph começou a descer sem motivo aparente, isto foi o que me fez introduzir areia da praia, para fazer subir o ph... não a introduzi para ficar diferente ou por outro motivo quaquer. Estão baralhados quando se referem que devia meter turfa para baixar o ph, na altura eu queria subi-lo por isso a areia, agora para descer sei que posso utilizar outras coisas como turfa, troncos etc, mas não é bem essa a solução que estou a ver para resolver isto. De qualquer maneira agradeço as sugestões, mas acho que o melhor que tenho a fazer é tirar tudo e começar d novo, pois se vou andar a acrescentar coisas hora para subir hora para descer... daqui a bocado tenho aquário cheio de troncos areia, turfa etc etc até a cima hehehe, mas obrigada na mesma penso que o melhor é tirar tudo e meter areia nova. Editado Setembro 14, 2009 por Tânia Filipa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 Olá Tânia, Se vai mudar tudo e tem dois aquários a funcionar, então coloque o filtro desse no outro aquário para não perder as bactérias que ele tem. Tb concordo que andar a acrescentar remendos não é boa ideia, mas agora já sabe que areia da praia (não de praias fluviais ) faz subir o pH. Pelo que entendi só colocou areia da praia pq o pH desceu sem perceber o pq, como era a rotina das TPA's? e limpeza do aquário em termos de matéria orgânica e flora?!? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tânia Filipa Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 14, 2009 (editado) Boas em relação á flora já mencionei o que tenho, mas posso dizer que faço tpas de 8 em 8 dias ou 10 em 10 mais ou menos e tiro cerca de 20% e o filtro é um eheim 2008 que só o limpo com a própria água do aqua para aí de três em três semanas. Quanto á areia da praia eu sabia que subia o ph e usei-a com esse propósito e não abusei na areia introduzida Editado Setembro 14, 2009 por Tânia Filipa Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 Mas nas TPA's faz aspiração do areão? manutenção da flora? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tânia Filipa Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 14, 2009 Não consigo fazer nem num, nem no outro aspiração do areão, devido a ter muitas plantas e musgo, mas tiro as folhas, velhas e sacudo o musgo para tirar alguma porcaria que possa estar presa. Obrigada pela ajuda Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sergio Nunes Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 a minha ideia era apenas para te baixar o Ph. mas tens toda a razao quando dizes que andasr a meter coisas para subir ou baixar o ph não é bom. e na verdade nao é. mais importante seria tentar saber o que te fez descer o PH uma vez que tens dois aqua quase iguais e apenas desceu num deles. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 A descida do pH poderia estar associada a isso, matéria no aquário em decomposição, mas pelos vistos não e tb não consigo entender o pq. Para descer agora o pH, tente retirar toda a areia, se conseguir sem desmontar melhor, depois disso é fazer várias TPA's para ir descendo o valor. Citar Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sergio Nunes Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 diz-me outra coisa, antes do PH descer aparecerem-te muitas algas ou/e caracóis no aquário? Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tânia Filipa Publicado: Setembro 14, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 14, 2009 Não por acaso apareceu foi caracois no outro, vinham com plantas. Acho que tenho mesmo de tirar tudo é que quem tem coridoras sabe que as malandras remechem tudo e no meio disto tudo a areia da praia como é a mais fina entranhou-se no meio da outra e está mais para o fundo do aquário. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Sergio Nunes Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 nao sei que te diga o Ph voltou a subir por causa da areia da praia. é calcária quase de certeza. agora porque é que ele baixou? isso não consigo perceber. vou acompanhar e tópico e ver as ajudas do resto da malta. Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tugz Publicado: Setembro 14, 2009 Share Publicado: Setembro 14, 2009 Por acaso não terias algum peixe morto no meio das plantas, ou até varias já que são assim tantas? poderia a sua decomposição acidificar a agua. Ou ter caído algum produto de limpeza la para dentro! Avalia essas duas possibilidade... Ou até a agua da torneira se ter tornado mais ácida :S Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Tânia Filipa Publicado: Setembro 15, 2009 Autor Share Publicado: Setembro 15, 2009 Peixe morto não é porque eu dava logo por falta dele, a água da torneira tb não é, senão acontecia ao outro aqua tb...deixem lá no fds vou tirar o arão todo e substitui-lo Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts