paulo duarte Publicado Outubro 25, 2004 Publicado Outubro 25, 2004 Boas, Há cerca de 1 ano fiz esta pergunta mas não obtive resposta... Alguém sabe qual é a duração destas lâmpadas? Será que elas vão perdendo eficácia como as T8 ou matêm a mesma intensidade até se apagarem de vez? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Just_me Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 Perdem eficácia tal como as T8 ou as power compact ou as compactas de balastro integrado (economicas) já que o fosforo que faz a conversão de UV para o espectro vai queimando. No entanto as T5 teem um tempo de vida superior às T8 Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
paulo duarte Publicado: Outubro 25, 2004 Autor Publicado: Outubro 25, 2004 Em relação às T8, já li que duram entre 6 meses e um ano. E em relação às T5? Citar Cumprimentos, Paulo Duarte
Just_me Publicado: Outubro 25, 2004 Publicado: Outubro 25, 2004 AS T8 duram mais...nao se apgam ao fim de 6 meses ou 1 ano, só que a mudança de espectro devido ao fosforo ir queimando faz com que seja recomendavel fazer a sua mudança neste tempo. Penso que 6 meses é o recomendado com blastros normais e 1 ano para balastro electronico. AS t5 só podem ser utilizadas com balastro electronico e penso que o tempo para a substituiçao na aquariofilia anda á volta do 1 ano 2anos. Penso que pouca gente faz estas substituições tão regulares. Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts